Pular para o conteúdo principal

Final Fantasy XIV: Classes - Discípulos da Guerra e da Magia

Tá tudo ótimo, XIV ARR está lindo, beta está chegando, mas eu ainda não sei o que vou ser. Arcanist? Conjurer? Pugilist? Dúvida...

As classes em XIV dependem do que você carrega nas mãos, desta forma, se é um arco, sua classe é Arqueiro, se é uma picareta, você é um mineiro. Jobs ou profissões são especializações das classes de luta. A classe Arqueiro pode evoluir para o job Bardo, a classe Conjurer para o job White Mage, etc... Desta forma um mesmo personagem pode ser de todas as classes, bastando mudar o instrumento ou arma. É lógico que terá que evoluir cada classe à partir do zero (ou acabava com a graça do jogo. rs) e também cada um deles terá suas próprias roupas e acessórios.

As classes estão divididas em 4 grupos:

Disciples of War
Grupo que reune todas as classes de ataque físico: Gladiator, Pugilist, Marauder, Lancer e Archer.

Disciples of Magic
Classes de ataque ou suporte mágico: Conjurer, Thaumaturge e Arcanist.

Disciples of Hand
Classes que fazem trabalhos com as mãos: Carpenter (Carpinteiro), BlackSmith (Ferreiro para armas), Armorer (Ferreiro para armaduras), GoldSmith (Joalheiro), LeatherWorker (Coureiro), Weaver (Costureiro), Alchemist (Alquimista), Culinarian (Cozinheiro).

Disciples of Land
Classes que retiram itens da natureza: Miner (Mineiro), Botanist (Botânico) e Fisher (Pescador)


DISCIPLES OF WAR

GLADIATOR

O Gladiator utiliza armas de uma mão e escudo e podem ser considerados como uma das classes “tanker” do jogo, segurando os monstros para que o restante do grupo consiga atacar, curar e usar magias.

O gladiator tem suas raízes no Coliseu, onde o rugido da multidão reinava e, com os combates corpo a corpo aprendeu a usar tanto a defesa do escudo quanto o ataque de sua espada de forma bastante homogênea. O Gladiator pode usar certas habilidades para atrair a atenção dos monstros e assim proteger o restante da sua equipe.

Job: Paladin (Paladino)
Status principal: Vitalidade (e Força  e  Destreza)
Cidade base: Ul'Dah


MAURADER

O grande destaque do Marauder é a arma escolhida para as batalhas, um grande machado. São associados com os piratas de Eorzea e graças ao machado de batalha e da força bruta utilizada para derrotar os monstros podem ser considerados do tipo “DPS” e com dano bastante elevado.

A intimidade e ferocidade são as marcas do Marauder e graças a essas características são sempre requisitados para caçarem diversos tipos de monstros e poderem mudar o rumo de uma guerra com sua força descomunal.

Job: Warrior (Guerreiro)
Status principal: Força e Vitalidade
Cidade base: Limsa Lominsa


PUGILIST

O Pugilist também utiliza golpes corpo-a-corpo, como o Gladiator e faz isto através de armas de curto alcance como luvas revestidas de metal, couro ou ossos, sempre visando o maior dano, sendo considerado uma classe do tipo “DPS” e utilizando de forma sábia seus ataques. 

O treinamento do pugilist é bastante interessante por que os pugilist utilizam poucas armaduras para ficarem bastante leves e assim conseguirem se movimentar com bastante facilidade e atingir os mobs com golpes mais destrutivos. 


Job: Monk (Monge)
Status principal: Força
Cidade base: Ul'Dah

LANCER

Como o próprio nome da classe já diz, o Lancer utiliza uma lança como arma. Nos tempos antigos a lança longa era usada para caçar, foi evoluindo e os lanceiros acabaram se tornando uma legião bastante orgulhosa. O Lancer é mais uma classe “DPS”.

Não é fácil empunhar uma lança de forma ágil e eficiente e para que isso aconteça é necessário ter muita disciplina e fazer com que a lança seja como uma extensão do próprio corpo e efetuar ataques que possam perfurar e causar ataques como uma tempestade furiosa nos monstros.

Job: Dragoon (Dragão)
Status principal: Força
Cidade base: Gridania


ARCHER

Os arqueiros de Eorzea tem duas escolhas que se destacam, a escola Sentinelas do Arco Longo dos militares de Elezen e os Caçadores de Arco Curto entre os Miqo’te. Os mestres arqueiros são capazes de atirar suas flechas causando um dilúvio de morte bem antes que um contra-ataque seja montado.

A vantagem de sempre atacar a distância traz para os arqueiros a segurança de serem uma ótima opção para garantir dano nos monstros e assim sendo um bom “DPS” para o grupo ou jogando sozinho.

Job: Bard (Bardo)
Status principal: Destreza
Cidade base: Gridania


DISCIPLES OF MAGIC

CONJURER

Os Conjurers podem controlar os elementos da terra, vento e água com grande maestria e graças à meditação que praticam sobre as essências da criação de suas magias. Utilizam um bastão ou cajado feito de madeira que auxiliam e potencializam suas magias e além de controlar os elementos os conjures podem usar magias que curam e podem melhorar o status.

São considerados como suporte e healer quando formam grupo para participarem de DGs e demais quests em grupo, mas jogando sozinho os Conjures conseguem jogar causando dano e se curando.

Job: White Mage
Status principal: Mente e Piedade
Cidade base: Gridania


THAUMATURGE


Os Thaumaturge utilizam suas magias somente para causar destruição, além de poderem causar status negativos como “Sleep” e outros. Utilizam cetros ou Staff e incluem pedras mágicas elementais para controlar os elementos do fogo, gelo e raio.

Nas mãos de um profissional qualificado o Thaumaturge pode ser uma força de destruição terrível. No coração desta escola de magia reside a capacidade de evocar e comandar o éter latente dentro de si mesmo através da introspecção profunda.

Job: Black Mage
Status principal: Inteligência e Piedade
Cidade base: Ul'Dah


ARCANIST

Os adeptos da arte do arcano derivam seu poder de símbolos de poder nascidos de técnicas geométricas vindos de além dos mares do sul. Guardados dentro de seus Grimoires, esses símbolos ganham forma de éter para o arcanist, permitindo-lhe produzir feitiços poderosos e inumeráveis.

Usando estes mesmos símbolos para desbloquear o poder latente contido dentro de pedras preciosas, os Arcanists também são capazes de evocar diversos animais como o familiar Carbúnculo para realizar o seu feitiço.

Job: Summoner e Scholar
Status principal: Piedade
Cidade base: Limsa Lominsa


...

Isto é o básico de cada classe para começar. Vamos fazer as outras classes, dos discípulos da mão e da terra em outro post ou este ficará imenso. Também haverá outro post para os Jobs, ou seja, a evolução de cada uma destas classes. E o Ricardo vai ajudar-me com alguns posts de XIV e começará fazendo os posts individuais de cada classe, com todas as skills (actions) ativas e passivas, os combos, etc...

E então? Já decidiram o que vão criar primeiro?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

(FF XV) Pós game: Keycatrice lvl 55, o primeiro calabouço ninguém esquece

(Antes de ler este post, talvez queira saber mais sobre calabouços .) Meu primeiro calabouço foi o Keycatrice porque resolvi fazer na ordem dos levels e esta é a mais baixa. Ela possui 3 salas de ramificação. Na primeira ramificação a porta correta é a da esquerda e nas outras duas é a do meio. Há um camp após a primeira ramificação. Os mobs deste calabouço são na maior parte aqueles pudins. Eles são chatinhos, mas não chegam a ser difíceis. Não existem pontos de translocação suspensa para recarregar o MP nos calabouços. Assim, leve bastante elixir. O boss, Lakhmu Flan, é um pudim preto imenso e como a sala é pequena a luta fica bastante confusa. Ele é vulnerável apenas à luz e resistente à todos os outros tipos de damage. Se tiver bastante potions, uma opção é usar Armas Reais. Ele dropa a arma Hypermagnum com ataque 388 para o Prompto. Por coincidência eu tinha encontrado uma ontem, próximo do local da luta com o Naglfar. Estes são os acessórios que peguei: Na p...

(FF XV) Dicas sobre o combate em Final Fantasy XV

Por André Anastácio. O combate de Final Fantasy XV é simples e bem intuitivo, mas isso não significa que não hajam vários aspectos mais sutis presentes. Quando tais aspectos são incorporados bem em sua gameplay, eles podem aumentar a sensação de estratégia e transformar o combate num verdadeiro show de acrobacias e dano. Nesse post eu irei apresentar os principais aspectos do combate para que você possa tirar o maior proveito possível das ferramentas disponibilizadas pelo jogo. Aspectos base do combate: Ataque (Blitz) - "Blitz" é como o jogo chama os combos automáticos feitos ao segurar o botão de ataque (● é o botão padrão). Cada arma possui uma sequência fixa de ataques e cada uma delas possui vantagens e desvantagens, criando um sistema bem situacional. Todas as armas executam Blitz, exceto as do tipo Machinery que simplesmente soltam um tiro por vez. Existem variações caso você execute Blitz enquanto segura o analógico de movimentação para qualquer uma das...

(FF XV) Capítulo 14: pausa com comidas que aumentam XP ganho, summons e armas reais

Quando eu saio está tudo diferente, escuro e cheio de demônios. Umbra está a minha espera e devo me encontrar com meus amigos no Hammerhead. Hum... Tá bom... Cadê o Regália?  Tá brincando que tenho que ir a pé? Quase 4 kms, sozinho, no escuro e com as duas superpotions que me sobraram da última luta??? Que aliás, já não são duas. Agora só tenho uma. Que situação!!! Mirem-se no meu exemplo e encham-se de superpotions antes de partirem para o 13 ou vão com o bolso cheio. Sem dinheiro e sem poções a vida começa a ficar bem miserável... :( Felizmente consigo uma carona e chego ao Hammerhead. Confesso que estava ansiosa. Quero ver os meninos, saber como estão. E a Cindy? Os meninos estão iguais, praticamente. Nada ou quase nada mudou. Esperava uma cena de uma longa conversa entre eles e nada. É ou não é uma oportunidade perdida ali? Eu achei. Procuro a Cindy. Não encontro. Não está no Hammerhead. Nada a fazer exceto partir para o encerramento. Não estou pronta, óbvio. Preciso...

(FF XV) Elemancy: Entendo a criação e a manipulação de magias em Final Fantasy XV

Por André Anastácio. Olá Pessoal! Estou de volta e dessa vez vou tentar explicar tudo sobre esse novo sistema de magias adotado em Final Fantasy XV. Preparem-se para um post bee em longo e com algumas partes um pouco complexas, então caso algo esteja confuso demais basta postar aí nos comentários e tentarei solucionar as dúvidas assim que possível. O novo sistema tem prós e contras e apesar de a princípio s er extremamente básico, é possível se aprofundar bem e perceber que existe espaço pra bastante customização e certa complexidade. Então vamos lá! Começando do básico: Os três tipos de magia Antes de mais nada, é importante entender quais são as três magias "base" que você terá acesso ao longo game. São elas: Fire (fogo) Lightning (raio) e Ice (gelo). Magias no mundo de Eos funcionam de maneira bem diferente do que estamos habituados em outros Final Fantasys. Desta vez, elas serão o efeito de misturas feitas por você utilizando a matéria retirada diretamente ...

(FF XV) Arma suprema: como obter os Chifres em Hélice para a quest do Cid e Arroz Mãe e Filho

- Vá para Velha Lestallum e pegue a quest Os últimos espiracórnios, lvl 29. - Vá para o ponto da caçada. - Salve antes de iniciar e se o item não cair, carregue o jogo e mate novamente até cair. - Entregue a hunt. - Entregue os chifres para o Cid. - Durma algumas vezes e o Cid vai telefonar e informar que sua arma está pronta, a Arma Suprema, com ataque de 364! Para ajudar a melhorar a taxa de drop do item: - Equipe o Noctis com a Dissecadora. Esta espada é boa para quebrar membros e o chifre em hélice resistente você só consegue quebrando os chifres dos espiracórnios. - Ative o nódulo Destruidor de Demônios na seção de Combates da Ascenção. Quebra partes com translocação ofensiva. - Coma o Arroz Mãe e Filho que aumenta em 50% a taxa de obtenção de itens. - Tenha a habilidade de sobrevivência do Gládio em 10, porque também aumenta a taxa de obtenção de itens melhores. Arroz Mãe e Filho A receita para o arroz Mãe e Filho  só pode ser obtida após a finalizaç...