sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Lightning Returns Final Fantasy XIII: Sistema de gameplay detalhado


Esta semana, a Famitsu sentou-se com pessoal da Staff de Lightning Returns: Final Fantasy XIII para outra entrevista detalhada sobre o próximo jogo final da "Saga  Lightning". Estiveram presentes produtor Yoshinori Kitase, diretor Motomu Toriyama, diretor de jogabilidade Yuji Abe. Quando perguntados o que os fãs tinha achado desde o lançamento do site oficial após a revelação, em setembro, Kitase respondeu que eles usaram sites como o Facebook para obter feedback direto incluindo comentários como: "Mostre-nos o trailer já"!

Quando perguntado sobre por que eles escolheram "Lightning Returns : Final Fantasy XIII" em vez de  "Final Fantasy XIII-3" para o título, Kitase respondeu ficamos entusiasmados que este título tem como foco à Lightning (uma "ressurreição" de Lightning) e é muito diferente de seus antecessores e que eles sentiam que o título era apropriado.

Em Final Fantasy XIII, Lightning foi desenhada por Tetsuya Nomura - e para a sequencia Isamu Kamikouryou projetou a armadura de Lightning que ele recebeu da Etro. Nomura retornou para projetar seu novo equipamento com especificações do diretor Toriyama, que incluíam uma ênfase nas cores vermelho e branco. Usando isso como uma referência, assim como os temas do jogo, Nomura projetou a roupa padrão que vemos hoje.

Lightning terá os 13 últimos dias antes do fim do mundo  para libertar as almas da humanidade e levá-los a um novo mundo. Semelhante à forma como Etro, Lightning e dotada de seu poder em Final Fantasy XIII-2, parece que Bhunivelze despertou para dar Lightning a sua tarefa. Bhunivelze, alguns podem se lembrar, é um deus que destruiu sua mãe Mwynn  para ganhar o controle do mundo. Ele criou o Pulse fal'Cie, Lindzei e Etro antes de voltar para sua hibernação no cristal até o fim dos tempos - onde atualmente encontrava-se Lightning.

Cada um dos quatro continentes que compõem Novus partus exalam sentimentos distintamente diferentes.

Nós já detalhamos que a cidade de Luxerion foi atingida por assassinatos, realizado por um grupo que se opõe à vontade do deus (Bhunivelze). Os cidadãos de Luxerion estão conscientes de que o mundo está chegando ao fim, mas não tem certeza de quando será, apesar disso, eles tem uma existência tranquila em meio a um mundo cada vez mais distorcido pelo poder do Caos. Luxerion em si tem um ar de mistério, e por implicações de Toriyama "maturidade", por causa destes eventos. Nos 500 anos desde o final de Final Fantasy XIII-2, as pessoas deixaram de ter idade e eles sabem que não são imortais, apesar de suas expectativa de vida. Isto pode ser devido ao Caos que habita em todo o coração humano como foi contado na Fabula Nova Crystallis. Infelizmente não a vida nova, as pessoas são incapazes de nascer, devido a paralisação do chamado "ciclo da vida".

O Diretor Toriyama foi perguntado sobre os outros três continentes que você vai viajar, mas ele não poderia falar sobre eles ainda, já que os mapas estão sendo finalizados e irão aparecer em anúncios futuros. Ele acrescentou que o lema da Square Enix: será "por favor, olhe para a frente." O monotrilho conecta todos os quatro continentes, mas, além disso, você vai ser capaz de fazer uso de um chocobo para se locomover.


De acordo com o diretor de jogabilidade Abe,  você será capaz de fazer uso de saltos, escalada, e deslizar para baixo pólos (por exemplo) para dar a volta em Luxerion. Desde que o mundo tem um limite de tempo, explorar cada detalhe do mundo pode não ser viável e através deste mecanismo, haverá uma quantidade razoável de tentativa-e-erro.

Abe ainda está refinando a interface de batalha e que nos foi previamente detalhado como "ATB Cool", o sistema de batalha em  Lightning Returns.  Um elemento pesado de ação foi incorporado, como é evidente pelas ações da Lightning sendo mapeadas para pressionar botões a serem executados com um bom tempo, em vez de fila de espera. Dominar as habilidades defensivas como guarda e evasão será extremamente necessário para enfrentar os inimigos mais difíceis que podem aparecer inesperadamente e deixa-lo fora de sua zona de conforto.

Observar o comportamento do inimigo também será útil. O sistema de Break System vai voltar, ainda que de uma forma diferente - você tem exigências diferentes para quebrar um adversário como as de antes.

Abe confirmou que não haverá eventos QTE na batalha, mas quando perguntado se haverá quaisquer elementos como "Drive Cena (Army of One)" Lightning, Abe disse que haverá algo presumivelmente assim.

Inimigos diferentes aparecem em diferentes momentos do dia e inimigos mais fortes aparecerá à noite ou com um surto de Caos. Novos inimigos aparecerão na série, bem como, tais como Anubys e criaturas descritas como "bolas de pêlo de morcego" chamados Gappuru / Niblet (s).


A Famitsu perguntou se à Lightning fará uso de uma arma como uma gunblade para fightning curto e de longo alcance, a qual Abe respondeu que ela terá acesso a uma variedade de armas, as quais serão de curto alcance de combate. De acordo com Kitase, o sistema "Cool ATB" dá ao jogador uma sensação de ação e estratégia em um e apesar de só controlar Lightning, você se sentirá como se você estivesse controlando mais de um tipo de personagem através de diferentes "estilos" que Lightning poderá usar durante a batalha.

Curto ou longo alcance, Lightning se move automaticamente quando o comando é selecionado para executar a habilidade. Nós vamos ter que esperar por mais informações sobre  mecânica do "Cool" ATB "s.


Em algumas imagens iniciais da Famitsu, eles foram capazes de determinar que Chocolina está voltando - antes ela foi vista no trailer em vários locais. O Diretor Toriyama confirma que ela vai ter um papel a desempenhar no jogo, mas não está vendendo itens como em Final Fantasy XIII-2. Chocolina tem um missão diferente ainda-a-ser-revelada, um outro propósito neste Jogo.As Lojas estarão amarradas a NPCs com horários durante o dia e a noite, assim que você precisa estar ciente do tempo em seu aspecto também. O fluxo do tempo vai parar quando você abrir o menu principal.


Lightning vai ser capaz de coletar e personalizar o seu equipamento ao completar missões e sintetizá-los a partir de componentes encontrados no mundo, lojas ou batalha. Abe não poderia revelar muito sobre este sistema ainda, mas será em uma data breve. Você vai mesmo ser capaz de criar equipamentos como óculos de sol da Lightning visto no final do primeiro trailer.



No fechamento da entrevista, Abe comentou que para fazer um jogo que seria "metade ação / metade [baseado em tempo] RPG", resultou na criação da "ATB Cool".  O Diretor Toriyama entusiasmado que retorna em Lightning Returns disse que os jogadores vão se sentir como um pacote completo, menos qualquer DLC de cenário que estava presente em Final Fantasy XIII-2. O produtor Kitase  acrescentou que Lightning Returns vai proporcionar uma nova experiência para os fãs de Final Fantasy XIII e da franquia como um todo.

Para fechar os comentários Kitase disse: "A história da trilogia Final Fantasy XIII e seus  personagens vai acabar de uma maneira satisfatória" e para "mantermos os olhos abertos para novas informações".

Lightning Returns: Final Fantasy XIII será lançado para PlayStation 3 e Xbox 360 em 2013.

Via: Famitsu

0 comentários:

Posts relacionados: