Pular para o conteúdo principal

Camille Claudel



Astronauta de Mármore - Nenhum de Nós

Camille Claudel entrou para a história mais como a amante de Rodin que enlouqueceu de amor do que como a grande escultora que era.

La ValseUma jovem precoce na escultura, Camille começa a trabalhar no ateliê de Rodin em 1 881, aos 17 anos, tornando-se - devido não apenas ao seu talento, como à sua beleza e dedicação - a aprendiz favorita do Mestre. Logo estão envolvidos em uma escandalosa estória de amor, visto ser ele um homem casado.

Camille ignora críticas e olhares atravessados da sociedade para viver para ele e para suas esculturas. Durante 11 anos estabelecem uma parceria extremamente rica para o trabalho de ambos. Entretanto, Rodin apesar de a assumir como amante, não se divorcia da esposa e envia Camille para um aborto quando engravida. E, embora a critica especializada a aplauda, não consegue avançar como escultora independente.



La Valse

Em 1892, cansada de ser apenas a sombra de Rodin, Camille interrompe o romance e estabelece ateliê próprio, onde também irá residir sozinha. O peso das críticas da sociedade ao seu romance juntamente com a mágoa por ele jamais a ter assumido completamente faz com que se torne paranóica com Rodin. Até o final de sua vida acreditará que ele a persegue e a impede de expor suas obras e ter o sucesso e reconhecimento que merece. Nos próximos anos este estado de espírito se agravará até a quase total ruina financeira e psiquíca.

Em 1913, com o falecimento de seu pai e protetor, Camille é internada em um hospital psiquiátrico por sua mãe, que não fala com ela há anos e que sente vergonha e desprezo pela filha pela desonra ao nome da família.

Após um breve período de tratamento Camille se recupera da debilidade física e psicológica e está apta a voltar ao mundo livre, mas permanecerá internada e isolada pelos próximos  30 anos, mesmo absolutamente sã e consciente, porque a mãe se nega a permitir seu retorno à sociedade, não cedendo aos apelos da família, do diretor da instituição e de diversos amigos que tentam interceder por ela.  Durante o período em que permaneceu internada, recusou-se a esculpir. Falece em 1943, aos 79 anos incompletos, sem glória e esquecida. 


Abandon


Atualmente pesquisadores e especialistas concordam que houve realmente o bloqueio à escultora, em defesa de Rodin, um membro maior e mais importante para a sociedade e que sua paranóia teve motivos reais para se instalar.

Rodin não a ajudou como poderia, como deveria. Ele lhe deu indiferença e omissão no lugar de apoio e reconhecimento. Ofereceu dinheiro, como se fosse uma incapaz e trabalhos menores abaixo de sua capacidade e de seu valor. Alguns teóricos defendem a tese de que ele teria medo de ser ofuscado por seu talento maior.

Camille Claudel, uma escultora genial e extremamente talentosa deixou-nos apenas um pequeno legado. A humanidade perdeu a oportunidade de apreciar várias de suas obras que foram destruídas durante os anos de doença, mas principalmente perdemos esculturas magistrais que deixaram de ser criadas porque sua carreira foi interrompida em pleno florescer por um homem covarde, uma mãe egoísta e uma sociedade hipócrita e machista.



Trecho do filme Camille Claudel com Isabelle Adjani

Para saber mais:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Camille_Claudel

http://www.fundamentalpsychopathology.org/anais2006/4.30.3.1.htm


(Mesmo não achando ser a melhor, o post escolheu esta música e recusou todas as outras.)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

(FF XII) Zodiac Job System e seu sistema de classes

Por André Anastácio O quadro de licenças e o Zodiac Job System Para quem não é familiar, o quadro de licenças de Final Fantasy XII é onde ocorre toda a customização sobre o que é que o personagem poderá fazer. É basicamente uma enorme árvore de talentos (semelhante ao Sphere Grid do X) no qual podemos seguir o caminho que desejamos e, dessa forma, customizar o estilo de combate de cada um dos personagens. Tudo que quisermos que um personagem tenha acesso - indo desde magias e técnicas, e até mesmo quais equipamentos ele poderá equipar - precisa ser comprado no quadro de licença antes de estar disponível para aquele personagem. A principal diferença entre o jogo base e o Zodiac Job System está justamente no quadro de licenças. Na primeira versão, existia apenas um enorme quadro disponível para cada personagem e não existia nada que limitasse o que é que os personagens poderiam ter acesso enquanto avançavam por ele. Dessa forma, ao chegar no fim do jogo seus personagens pod...

Final Fantasy XIII: crítica, dicas e walkthrough (detonado, passo a passo)

PARA OS GAME LOVERS DA FRANQUIA FINAL FANTASY Dois anos de agonia sobrevivendo à base de míseros trailers, com remarcações sistemáticas da data de lançamento para isto??? A Square-Enix endoideceu? Terceirizaram o desenvolvimento do jogo para alguma empresa de fundo de quintal? Cadê nossa liberdade de ir e vir, de escolher o que fazer primeiro, de explorar o mundo? Onde estão os segredos, os tesouros ocultos, as mini quests, os bosses opcionais, as armas invencíveis? Inimigos aleatórios, mudanças de roupas, escolha do time, das habilidades, das armas? Nem pensar. E por falar em armas e acessórios, que vergonha! Francamente. E o upgrade das armas então? Meo Deus!!! Fala sério!!! O sistema de evolução dos caracteres? A tal da Crystalium System? Fenomenal... De ruim! Então você não pode escolher para onde ir (é sempre em frente), não pode voltar, não há recantos escondidos, não decide com quem joga e é conduzido ou induzido com relação á natureza de cada caracter. A sua esco...

FFXIII - Capítulo 11 - L'Cie Stones - 14 missões

Para liberar os Chocobos, passear com eles, coletar tesouros, abrir novas áreas, etc... é preciso concluir ao menos as 14 primeiras missões das l'Cie Stones. Fiz uma tabela de localização das stones e dos monstros resumindo estas missões: Tabela das primeiras 14 missões l'Cie Stones MIS- SÃO MAPA MONSTER PRÊMIO STONE (PRETO) MARK (BRANCO) 1 Archylte b - Central Archylte b - Central Ectopudding Energy Sash 2 Archylte b - Central Archylte a – Central Uridimmu Cobaltite 3 Archylte a - Central Yachas - Tsubaddran Ugallu Platinun Bangle 4 Yachas - Tsubaddran Yachas – Ascendent Adroa Pearl Necklace 5 Yachas - Ascendent Yachas – Tsumitran Edimmu Sorcerer’s Mark 6 Yachas - Paddraean Yachas – Pass Paddra Munchkin Fulmen Ring 7 Yachas - Paddraean Yachas – Paddraean Bituitus R&D Shop Acess 8 Vallis – Base Ca...

(Dragon Quest IX) Quest list completa em português - Parte 1

Quest #001 - One Good Turn Localização: Angel Falls; garota em frente à igreja Objetivo: Dar-lhe uma Tangleweb. Solução: Pegue uma do outro lado do rio próximo à Angel Falls. Recompensa: Sleeping Hibiscus Pré-requesito: Não Repete: Sim Notas: Também pode comprar Tangleweb à partir de Batsureg. Quest #002 - Pleased As Punch Localização: Stornway; garota na igreja Objetivo: Fazer um Air Punch Party Trick Solução: Atribua Air Punch ao seu Party Trick e execute-o em frente à garota pressionando B e selecionando o botão atribuído ao Air Punch. Recompensa: Pirouette Party Trick Pré-requesito: Não Repete: Não Notas: Não Quest #003 - We Like To Party Localização: Stornway; garota na igreja Objetivo: Fazer um Pirouette, Clap, Jump e Air Punch consecutivamente. Solução: Atribua os movimentos de Party Tricks e mapeie-os no botão da seta para baixo. Pressione B + seta para baixo e para executar os movimentos em frente à garota. Recompensa: Pray Party Trick Pré-requesito: T...

Final Fantasy VII Remake: Primeiras (e quase derradeiras) impressões

Desde que entrei nesse mundo de falar, postar e ler sobre Final Fantasy sempre houve rumores e sonhos depositados no lançamento de um Remake de Final Fantasy VII. É inegável que ele é um dos mais queridos entre os fãs, isso se não for o mais querido de todos e tirar esse projeto do campo das ideias ao mesmo tempo poderia ser uma mina de ouro para a Square ou um baita tiro no pé... Assim como havia entre os fãs, tenho certeza de que essa conversa já existia há muito tempo internamente na empresa e esperavam o momento propício e a ideia perfeita para jogar Cloud e seus companheiros nos holofotes do mundo gamer uma vez mais! Em 2015 vimos um trailer na E3 que só nos serviu de hype, sem maiores informações e, como de costume da Square, as informações foram bem limitadas nesses últimos anos, até a conferência do ano passado na E3 2019 onde mostraram uma boa parte da gameplay do primeiro capítulo e a luta contra o primeiro boss. Ali reascendeu aquele sentimento de "pode dar ce...