Pular para o conteúdo principal

Stravinsky - A Sagração da Primavera

A Primavera - Sandro Botticelli


A Sagração da Primavera - Stravinsky


Esta música - A Sagração da Primavera - de Igor Stravinsky, marca o início da era moderna para a música.


É um balé em 2 atos (Adoração à Terra e Sacrifício) e basicamente retrata um rito pagão de adoração à Terra culminando com um sacrifício humano. Foi apresentada pela primeira vez em Paris, em 28/05/1913, com coreografia do famoso bailarino Nijinsky.


A música por demais inovadora e a horrível coreografia produziram um resultado... Melhor deixar o próprio Stravinsky contar-nos:


"A complexidade da minha partitura exigiu um grande número de ensaios, que Pierre Monteux [o maestro] conduziu com sua habitual habilidade e atenção. Quanto à apresentação final, não posso comentar pois saí do auditório aos primeiros compassos do prelúdio, que provocaram risos imediatos da platéia. Eu estava revoltado. Aquelas demonstrações, inicialmente isoladas, logo se espalharam, provocando contra-demonstrações, e logo havia uma grande algazarra. Durante todo o tempo, estive ao lado de Nijinsky nos bastidores. Ele estava em pé numa cadeira, gritando "16, 17, 18..." - era a marcação para os bailarinos. Naturalmente, os pobres dançarinos nada podiam ouvir por causa do barulho da platéia. Tive que segurar Nijinsky pelas roupas, pois ele estava furioso, pronto para subir ao palco a qualquer momento e criar um escândalo. Diaghilev mandava os eletricistas acenderem e apagarem as luzes sucessivamente, esperando com aquilo parar o barulho. Isto é tudo o que me lembro daquela primeira apresentação. Estranhamente, tínhamos feito um ensaio geral para o qual convidamos, como era costume, vários atores, pintores, músicos, escritores e outros representantes da sociedade culta, e tudo tinha transcorrido pacificamente, o que me deixou ainda mais surpreso com o tumulto da estréia."


A coreografia ruim nem foi o pior e causa maior do rebuliço. Até então a música clássica seguia regras e normas rígidas quanto à forma, com o ritmo sempre subordinado à melodia e à harmonia. Na Sagraçao, centenas de instrumentos (38 só de sopro) promoviam uma sonoridade inusitada, um ritmo insubordinado, um caos aparente, ainda que controlado.


Desta revolução na forma como se via a música e da inspiração que produziu nos compositores futuros surgiu tudo o que hoje chamamos de música moderna.




Balé A Sagração da Primavera - parte 2 Sacrificio
Coreografia de Pina Bausch


Ah... Você é corajoso o suficiente para encarar a coreografia original? Então tá:

Parte 1: http://www.youtube.com/watch?v=bjX3oAwv_Fs

Boa sorte. rsrs


Texto do Stravinsky e muita inspiração retirados do blog
Depredando o Orelhão.

Comentários

Paulo N. disse…
é legal, mas muito aguçado pra meus sentidos, e eu preciso de mais uns pontos de QI pra "entender"
isso me tras uma velha lembrança de quando levei uma ex-namorada pra assistir CARMINA BURANA no CredCard Hall

Postagens mais visitadas deste blog

(FF XII) Zodiac Job System e seu sistema de classes

Por André Anastácio O quadro de licenças e o Zodiac Job System Para quem não é familiar, o quadro de licenças de Final Fantasy XII é onde ocorre toda a customização sobre o que é que o personagem poderá fazer. É basicamente uma enorme árvore de talentos (semelhante ao Sphere Grid do X) no qual podemos seguir o caminho que desejamos e, dessa forma, customizar o estilo de combate de cada um dos personagens. Tudo que quisermos que um personagem tenha acesso - indo desde magias e técnicas, e até mesmo quais equipamentos ele poderá equipar - precisa ser comprado no quadro de licença antes de estar disponível para aquele personagem. A principal diferença entre o jogo base e o Zodiac Job System está justamente no quadro de licenças. Na primeira versão, existia apenas um enorme quadro disponível para cada personagem e não existia nada que limitasse o que é que os personagens poderiam ter acesso enquanto avançavam por ele. Dessa forma, ao chegar no fim do jogo seus personagens pod...

(FF XV) Os mistérios do Menu Ascenção

Esses são os status atuais dos meus personagens! Por Brunoliveira Fala aí galera! Muita gente está com uma certa dificuldade aí para definir o que priorizar na Ascensão logo de cara. Afinal são 8 abas, muitas opções e, no começo, pouco PA (Pontos de Aptidão) ou AP (Ability Points) para gastar, hahah... É justamente aí que reside de cara a minha primeira dica sobre Ascenção: Priorize ativar de cara os nodos que te permitem ganhar mais PA. São eles - Na guia Exploração: Corrida de Rua (Ganha PA por andar de carro), Especialista em Acampamento (Ganha PA por acampar), Mestre em Acampamento (Ganha mais PA por acampar). - Na guia Magia:  Ação Mágica (Ganha PA por usar um feitiço) Por que que eu não citei também os nodos que ativam o ganho de PA por utilizar chocobos? Não coloquei porque no começo do jogo não temos os Chocobos disponíveis e talvez seja interessante direcionar o uso de PA para coisas mais urgentes e importantes. Alguns Nodos que já habilitei n...

(FF XV) Guia oficial de Final Fantasy XV completo, em PDF, para download free

Clique na imagem para fazer o download (via torrent) Graças a Deus! Minhas preces foram atendidas e uma boa alma postou o guia oficial de Final Fantasy XV em pdf e com download free. Já baixei e a qualidade é ótima! O guia em papel é quase imprestável. As letras são minúsculas e cinza. Praticamente tem que ler com lupa. Agora em PDF tudo ficará mais fácil. Aproveitem! Sabe-se lá quanto tempo vai ficar disponível. E muito obrigada, André Anastácio, por trazer isto para nós! (Link atualizado em 13/01/17)

FFXIII - Tá tudo aqui! (detonado, críticas, estória, dicas, gil, rare itens, farms) Só clicar.

FINAL FANTASY XIII - Indíce geral dos posts História do jogo traduzida A verdadeira história PERSONAGENS Lightning Snow Hope Filhote de Chocobo MEU JOGO Capitulos 1 a 4 Capítulos 5 e 6 Capítulo 7 a Capítulo 7 b Capítulo 8 Capítulo 9 a Capítulo 9 b Capítulo 9 c Capítulo 10 a Capítulo 10 b Capítulo 11 a Capítulo 11 b Capítulo 11 c Capítulo 11 – Mah’Habara a Capítulo 11 – Mah’Habara b Capítulo 11 – Sulyya Springs Capítulo 11 – Taejin Towers Capítulo 11 – Oerba a Capítulo 11 – Oerba b Capítulo 12 - Eden Capítulo 13 – Bosses finais Capítulo 13 - Final Grandioso Pós Game – Titan’s Trial Pós Game - Organizando Pós Game – Círculo de Stones Pós Game – A saga das tartarugas Pós Game –Long Gui Pós Game – Good Bye Trailer de FFXIII dublado em português PULSE Chocobos Mapa de Chocobos e tesouros Primeiro passeio Escavando Tesouros Tesouros e nova área MISSÕES l’CIE STONES As l´Cie Stones Guia das 64 missões Dicas iniciais Lost Retificaçõ...

(FF XV) O grande tesouro do Sylvester

Diz a lenda que existe um grande tesouro escondido em Final Fantasy XV e para encontrá-lo é preciso muita paciência e persistência até reunir os 14 pedaços do mapa com sua localização. Estes 14 pedaços estão espalhados por Leide, Duscae e Cleigne. Para encontrá-los primeiro é preciso achar uma dica de cada localização. Eu, ainda no cap. 5, resolvi aceitar o desafio. A primeira dica está em Leide, no Posto Avançado de Longwythe: Ela mostra o local da primeira parte do mapa, perto dali: E eu encontrei aqui: Até a Ponciana pareceu interessada e veio bisoiar na moita. A segunda dica está no Posto Avançado da Pradaria: E indica um local perto da Trincheira de Keycatrich: Encontrei aqui: A terceira dica está neste ponto aí, não é Posto e nem nada: Aqui: Aproveitei e fiz uma missão de resgate: Recolhi a terceira e parti para o local: Este foi mais difícil de encontrar, mas consegui: ...