Pular para o conteúdo principal

(FF XII) Sumário de tradução de nomes importantes, status, buffs e debuffs

Por André Anastácio

Tradução de alguns termos importantes que são usandos com frequência ao longo do guia.






Buffs:


Bravery - Aumenta em 30% o dano dos ataques físicos feitos pelo personagem. Quanto maior a vitalidade, MAIOR será a duração.

Bubble - Dobra o HP máximo do alvo. Quanto maior a vitalidade, MAIOR será a duração.

Faith - Aumenta em 30% o dano dos ataques mágicos feitos pelo personage. Quanto maior a vitalidade, MAIOR será a duração.

Float - Faz com que o personagem levite, o tornando temporariamente imune ao efeito das armadilhas do cenário.

Haste - Acelera a velocidade da barra de ação do personagem em 50%. Quanto maior a vitalidade, MAIOR será a duração.

Invisible - Torna o personagem "invisível" para os inimigos, fazendo com que ele não possa ser alvo de suas ações. Quanto maior a vitalidade, MAIOR será a duração.

Libra - Mostra informações detalhadas sobre os inimigos.

Protect - Envolve o personagem em uma barreira que aumenta a defesa a ataques físicos. Quanto maior a vitalidade, MAIOR será a duração.

Reverse - Inverte os efeitos de dano e cura, fazendo com que ataques curem o afetado e curas removam HP.
Não afeta: Drain, Leech, Syphon, Poison, Sap, Regen, Phoenix Down, Knot of Rust, Dark Matter, Quickenings e Técnicas.

Regen - Faz com que o alvo constantemente recupere HP. Remove o status Sap (e pode ser removido pelo mesmo). Quanto maior a vitalidade, MAIOR será a duração.

Shell - Envolve o personagem em uma barreira mágica que aumenta a defesa a ataque mágicos. Quanto maior a vitalidade, MAIOR será a duração.


Debuffs (status negativos):

Berserk - Enfurece o personagem aumentando seu dano físico em 50% e a velocidade da sua barra de ação em 100%. O personagem ficará incontrolável, seus gambits serão desativados e ele irá apenas usar seu ataque físico por toda a duração. Quanto maior a vitalidade, MAIOR será a duração.

Blind - Personagem é cegado, reduzindo a chance de ataques físicos acertarem o alvo. Diminui a precisão do personagem em 50%.

Confuse - Personagem ficará confuso, atacando seus próprios aliados e não poderá ser diretamente controlado. Quanto maior for a vitalidade do personagem, menor será a duração.

Disease - Infecta o personagem com doença, fazendo com seja impossível curar o dano recebido diminuindo o HP máximo do personagem sempre que ele tomar dano.

Disable - O personagem fica desativado. Pode se mover, mas não pode tomar ações. Quanto maior for a vitalidade do personagem, menor será a duração.

Doom - O personagem será condenado e morrerá quando a contagem chegar a 0.

HP Critical - Status do personagem que está em estado crítico HP, próximo da morte. É ativado quando o HP do personagem for menor ou igual a 15%.

Immobilize - O personagem fica imobilizado, mas ainda pode tomar ações. Quanto maior for a vitalidade do personagem, menor será a duração.

KO - Status do personagem cujo HP chegou a 0.

Lure - Faz com o alvo atraia a atenção de todos os inimigos próximos. Quanto maior a vitalidade, MAIOR será a duração.

Oil - Encharca o alvo com óleo, fazendo com que ataques de fogo causem 3x mais dano.

Petrify - Personagem irá se transformar em pedra (Stone) após 45 segundos e irá se mover mais lentamente na duração da contagem. Enquanto o personagem estiver petrificando, o status pode ser removido com Esuna, mas após se tornar pedra não será mais possível (ver o status Stone para mais informações).

Poison - Envenena o alvo, fazendo com que seu HP seja diminuído em certos intervalos de tempo. Quanto maior for a vitalidade do personagem, menor será a duração.

Reflect - O personagem é envolvido em uma barreira refletora que irá refletir todas as magias de volta em quem as conjurou. Isso inclui magias de cura.

Sap - Drena rapida e constantemente o HP do alvo. Semelhante a Poison, mas drena HP com mais velocidade. A magia Regen anula o efeito.

Silence - O personagem fica silenciado, impossibilitado de conjurar magias. Personagem não poderá usar magias, Espers ou Quickenings.

Sleep - Personagem entra em sono profundo e não pode se mover ou tomar ações. Recebe 50% a mais de dano, mas acordará ao receber dano físico.

Slow - Diminui a velocidade da barra de ação do personagem pela metade. Quanto maior for a vitalidade do personagem, menor será a duração.

Stone - Status do personagem que foi petrificado após a contagem do status Petrify. Só pode ser removido com a magia Stona, o item Gold Needle ou Remedy.
P.S. - O item Remedy só removerá esse status se o personagem que o usar tiver obtido as melhores do uso de Remedy no quadro de licenças.

Stop - O personagem e sua barra de ATB ficam paralizados. Quanto maior for a vitalidade do personagem, menor será a duração.

X-Zone - Status negativo que transfere o personagem para outra dimensão. Personagem fica indisponível como se estivesse morto.




Venha jogar conosco!

  


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Final Fantasy XIII: crítica, dicas e walkthrough (detonado, passo a passo)

PARA OS GAME LOVERS DA FRANQUIA FINAL FANTASY Dois anos de agonia sobrevivendo à base de míseros trailers, com remarcações sistemáticas da data de lançamento para isto??? A Square-Enix endoideceu? Terceirizaram o desenvolvimento do jogo para alguma empresa de fundo de quintal? Cadê nossa liberdade de ir e vir, de escolher o que fazer primeiro, de explorar o mundo? Onde estão os segredos, os tesouros ocultos, as mini quests, os bosses opcionais, as armas invencíveis? Inimigos aleatórios, mudanças de roupas, escolha do time, das habilidades, das armas? Nem pensar. E por falar em armas e acessórios, que vergonha! Francamente. E o upgrade das armas então? Meo Deus!!! Fala sério!!! O sistema de evolução dos caracteres? A tal da Crystalium System? Fenomenal... De ruim! Então você não pode escolher para onde ir (é sempre em frente), não pode voltar, não há recantos escondidos, não decide com quem joga e é conduzido ou induzido com relação á natureza de cada caracter. A sua esco...

FFXIII - Tá tudo aqui! (detonado, críticas, estória, dicas, gil, rare itens, farms) Só clicar.

FINAL FANTASY XIII - Indíce geral dos posts História do jogo traduzida A verdadeira história PERSONAGENS Lightning Snow Hope Filhote de Chocobo MEU JOGO Capitulos 1 a 4 Capítulos 5 e 6 Capítulo 7 a Capítulo 7 b Capítulo 8 Capítulo 9 a Capítulo 9 b Capítulo 9 c Capítulo 10 a Capítulo 10 b Capítulo 11 a Capítulo 11 b Capítulo 11 c Capítulo 11 – Mah’Habara a Capítulo 11 – Mah’Habara b Capítulo 11 – Sulyya Springs Capítulo 11 – Taejin Towers Capítulo 11 – Oerba a Capítulo 11 – Oerba b Capítulo 12 - Eden Capítulo 13 – Bosses finais Capítulo 13 - Final Grandioso Pós Game – Titan’s Trial Pós Game - Organizando Pós Game – Círculo de Stones Pós Game – A saga das tartarugas Pós Game –Long Gui Pós Game – Good Bye Trailer de FFXIII dublado em português PULSE Chocobos Mapa de Chocobos e tesouros Primeiro passeio Escavando Tesouros Tesouros e nova área MISSÕES l’CIE STONES As l´Cie Stones Guia das 64 missões Dicas iniciais Lost Retificaçõ...

(FFXIII-2) É o fim? O que está acontecendo com a Square-Enix?

Gráfico do preço das ações da Square-Enix de 2008 a hoje. Fonte Em todos os lugares que leio as pessoas estão aturdidas e se perguntam: o que ela está pensando? O que ela está fazendo? Onde quer chegar? O que quer fazer? WTF!!! O que é isto? Ela tinha a melhor franquia de jRPGs, uma base sólida e ávida de fãs que apenas desejavam que fizesse o que sempre fez: excelentes jogos, com boas estórias, personagens carismáticos, mapas grandes para exploração, áreas secretas, lutas com chefes poderosos e um final coerente, no PS3 e/ou Xbox360. Ao invés disto, vimos toneladas de jogos para telinha (PSP/DS/Celulares), um MMO trágico e um único jogo (Final Fantasy XIII) para grandes consoles com um enredo picotado e confuso. Ainda assim vendeu bem e os fãs aguardaram pacientemente pelo que se anunciava ser o melhor de todos, Versus XIII. A maioria de nós aceitou quando Versus foi postergado e em seu lugar anunciaram a vinda de Final Fantasy XIII-2, porque queríamos a oportunidade de dar ...

FFXIII-2: Um mundo sem Deusa - Final Secreto

Tela de abertura do final secreto Aí está escrito, segundo traduções:  Final Secreto: Um mundo sem Deusa "Uma vez que todos os finais paradoxos são vistos e todos os 160 fragmentos são recolhidos, o final secreto, Um mundo sem Deusa, vai aparecer depois dos créditos." http://finalfantasy.wikia.com/wiki/Final_Fantasy_XIII-2 ... Alguém já terminou e já viu o final secreto. Estou procurando na net. Aparentemente outras pessoas já viram, como o Daniel, mas não tenho o endereço ainda. Enquanto isto, fiquem de olho em Leta , atualmente com 159 fragmentos e Teakdoc com 158. Pode acontecer em minutos ou horas. Ansiedade!!! ... Final secreto acontecendo agora !!! http://ja.twitch.tv/leta_jp O passado sendo refeito.

FFXIII-2: Jogando. Primeiras impressões, finalmente. Detonados, lista de fragmentos, de monstros, dicas, etc...

Imagem de LuLuInDaHouse via Devianart Ontem, finalmente, consegui jogar. E joguei muito! lol O conjunto realmente agrada. A jogabilidade, como eu imaginava, é divina. Gostosa, ágil, eficiente. Serah nem parece tola e não incomoda até agora. Seu cabelo brilha demais, como cabelo de plástico, de boneca e só. rs Noel é ótimo! Charmoso, adulto, equilibrado, tudo de bom. :D As lutas... Ah... As lutas! Caramba, que saudades estava disto!!! Show... Impecável. Monstros fortes na medida certa para não ser muito fácil e nem impossível. Para falar a verdade, andei morrendo algumas vezes, logo no comecinho. E avançando um pouco mais, agradeci todos os Deuses por ter jogado XIII e entender direitinho o que é um Ravager, um Comander e saber usar os paradigmas também. Para quem está começando ou esqueceu ou não sabia ainda: Role: perfil de ataque do personagem. Resumidamente pode ser Comander (ataque), Ravager (ataque), Sabouter (debuff), Syntetizer (buff), Medic (cura) e Sentinel (proteçã...