Pular para o conteúdo principal

25 melhores músicas nacionais de 2008





Clique no nome de cada música para ouvir

"Dueto acústico rendeu a melodia mais bonita de 2008
25 Melhores Músicas Nacionais de 2008

Dos violões de Camelo e Mallu ao electro dançante de M.I.A., do samba envolvente de Lenine ao épico megalomaníaco do Coldplay, as grandes canções de nosso top nacional (abaixo) e internacional. Ouça as canções, a cada sinopse

1 - Janta - Marcelo Camelo e Mallu Magalhães

A receita clássica das duas melodias (e letras) em contraponto, que se conversam e se desconversam, não poderia ser mais apropriada para narrar esta história de um amor em fase de descoberta, que já nasce consciente de que pode não durar para sempre - "Caberá ao nosso amor o eterno ou o não dá." Ao contrário do que se acredita, Camelo compôs sozinho as melodias e a letra bilíngüe. Mallu Magalhães só emprestou seu timbre elegantemente arranhado e um bocado de inspiração para que a canção fizesse aflorar tamanho nível de sinceridade. O arranjo é um primor de tão cru: não há nada além das vozes, dos dois violões (o próprio Camelo no outro) e de milhares de intenções rondando no ar, revelando-se em cada silêncio e suspiro

2 - Samba e Leveza - Lenine

Composta a partir de escritos deixados por Chico Science (mostrados a Lenine pela irmã de Chico, Goretti), a faixa é beleza única, que só poderia ser resultado do encontro de dois mestres que não tiveram tempo de firmar uma parceria ao vivo.

3 - J1 - Mallu Magalhães

"Tchubaruba" pode ser a marca registrada, mas "J1" é ainda mais pegajosa. Na singela melodia, que ganhou amplitude quando foi incluída em um comercial de TV, Mallu confessa ser "esquisita e estranha". É ela que está dizendo...

4 - Rat Is Dead (Rage) - CSS

Nada de frivolidade dançante: o primeiro single de Donkey é um rock direto com influência do grunge. A letra, paranóica, é marcada por um incessante "I know, I know". E, quando a banda se junta para cantar a sinistra frase "rat is dead", dá até pra sentir medo do pessoal do CSS.

5 - Desabafo - Marcelo D2

O refrão - um sampler da voz da cantora Claudia no samba "Deixa eu Dizer", de 1973 - é daqueles difíceis de tirar da cabeça, e incrementa aquilo que D2 faz de melhor: mistura de samba com batidas dançantes, linha de baixo cheia de suingue e rimas recorrentes em seu "cancioneiro".

6 - Amendoim - Macaco Bong

A música que define o som do trio instrumental de hard rock de Cuiabá: uma longa jam com timbre de blues, múltiplas passagens, muita distorção... Jimi Hendrix e Rush ficariam orgulhosos.

7 - Quinta-Feira - Forgotten Boys

A banda se notabilizou por cantar em inglês, mas aqui se arriscou em português: Gustavo Riviera pilota a voz neste rock cru e direto sobre um sujeito que passa uma semana inteira movido a aditivos.

8 - - Cérebro Eletrônico

O título se refere a expressões que transitam entre o inocente e o sacana, as quais não encontram contexto separadamente. Mas, para Tatá Aeroplano, uma palavra é suficiente para se fazer uma bela canção pop.

9 - Compacto - Curumin

Em um misto de samba, rock e soul, o baterista compositor caprichou na filosofia da malandragem para compor uma das faixas mais desencanadas do ano.

10 - Vermelho - Guizado

A trilha sonora inevitável de um pesadelo urbano e surrealista. Não faltam cores e texturas à experiência lisérgica do multiinstrumentista paulistano: batida hipnótica, riffs sintetizados em seqüência e assustadores esporros de trompete.

11 - Síncope Jãobim - Tom Zé

Carregada de ironia e lirismo, a letra faz um inventário dos personagens da bossa nova e relembra como era a MPB antes do aparecimento do "bim-bom" de João Gilberto.

12 - Tchubaruba - Mallu Magalhães

Não se sabe se Mallu tentou compor ao estilo da "feel good music" dos anos 60, mas é essa a sensação resultante da audição desta suave balada pueril sobre aproveitar as boas coisas da vida.

13 - Chão - Skank

O baixo entra pesado, a guitarra é barulhenta e o riff é quase metaleiro: composta em uma jam, é a faixa que melhor define o atual estilo - festeiro e pesado - da banda de Belo Horizonte.

14 - Sanctuary - Cavalera Conspiracy

É a materialização de um desejo - tanto dos fãs quanto dos irmãos Cavalera - que parecia nunca tornar-se realidade: o reencontro da bateria frenética de Iggor com a voz apocalíptica de Max. A química entre a dupla, pelo menos, o tempo não conseguiu afetar.

15 - Comer na Mão - Chico Cesar

O paraibano assume sua vocação de forrozeiro neste xote poético, que mostra como um tradicional ritmo nordestino pode se relacionar amigavelmente com o reggae jamaicano.

16 - Ela Tem a Beleza Que Nunca Sonhei - Pedro Luís e a Parede e Zeca Pagodinho

O pandeiro, o violão de Paulão 7 Cordas e a participação de Serginho Trombone fazem a cama para a voz de Zeca Pagodinho, convidado de mais um samba universal da PLAP.

17 - Monstro Invisível - O Rappa

A letra desta criação coletiva é vaga, mas critica o "Monstro invisível que comanda a horda", mais uma referência aos perigos que rondam as comunidades que eles tanto estimam.

18 - Banda Larga Cordel - Gilberto Gil

Em seu papel de defensor das tradições, mas conectado às tecnologias, o ex-ministro reinveste num tema inaugurado no velho hit "Pela Internet", em uma mistura de cordel, sertão e mundo digital.

19 - Mais Tarde - Marcelo Camelo

O ex-Los Hermanos parece até ter escrito a lânguida e dolorida melodia em uma tarde de brisa em uma praia deserta. O clima semi-acústico e o vocal quase em falsete dão o charme especial.

20 - Move - CSS

Como um hit dos anos 80 convertido para este século, este é um convite sensual de Lovefoxxx a um mergulho sem volta em uma pista de dança abafada.

21 - Enladeirada - 3 na Massa e Thalma de Freitas

Em meio a atrizes recitando letras-poemas com vozes roucas, Thalma é soberana quando canta "dentro de mim você vai morar", no melhor momento de um dos grandes discos brasileiros do ano.

22 - Slaying Steel - Krisiun

A abertura de Southern Storm é uma amostra do alto nível de brutalidade, evolução técnica e artística do trio gaúcho - sem dúvida, o mais competente grupo de metal extremo da atualidade.

23 - Lema - Ney Matogrosso

Escrita por Carlos Rennó e Lokua Kanz, a canção, inédita, define com perfeição o estado de espírito do sempre jovial intérprete.

24 - A Falta (Que Me Faz)- Udora

Ao deixar o inglês de lado, o quarteto não só assumiu as raízes, como ampliou o alcance de sua música e provou ter potencial radiofônico - como nesta faixa de altas guitarras e refrão empolgante.

25 - Perdizes - Do Amor

Hit das paragens indie, representa bem o som do grupo carioca que não tem pudores em juntar infl uências consideradas nada cool - como carimbó e outros ritmos nordestinos - à música pop."

Fonte: Revista Rolling Stones - Jan/09.

...

A melhor não é igual à mais famosa e tive um trabalho do cão para encontrar o mp3 de algumas músicas menos conhecidas. Então, por favor: ouçam ao menos a primeira, Janta, que é linda! rsrs

Temos que engolir os "grandes sucessos" na rádio, mas a Rolling Stones acho que não aceitou jabá, de forma que esta é uma oportunidade de ouvir coisas boas de verdade. Aproveitem!

Estou montando a play das melhores internacionais. Creio que será até mais fácil. Esta semana ainda postarei. Espero que gostem. :DDD

Também disponibilizarei um end para quem quiser baixar.

(Ah... Vocês se lembram desta mocinha? É a mesma que utilizava no banner do Waiting Kane, mas com movimentação diferente. Saudades que deu agora. rsrs)

Beijos.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Final Fantasy IX: procura-se desesperadamente

Procuro ISO em Português para emulador de PC. Final Fantasy VII permanece como dantes. Fui viajar e na volta estava ainda com menos vontade do que antes de concluir os opcionais. Queria começar outro e escolhi o IX porque não sei quase nada dele e será como se fosse novo para mim. Gostaria de, pela primeira vez, jogar em Português. Vi na net que tem algumas versões, mas também li os coments, parece que tem alguns problemas, gente que não consegue instalar, bugs, etc... Se não conseguir a versão em Português acho que jogo a da PSN no PS3 mesmo. Se alguém souber de uma versão que funcione, por favor, deixa o link, por favor ? Obrigada.

(FF XV) HUNTS: 11 - Mineside Mischief Makers (Goblin Hunt)

Nº: 11 TIPO: Normal NPC: Longwythe Rest Area ALVO: Goblin FRAQUEZA: Polearms, Daggers, Fire, Light NOTA: Pode roubar suas poções; É resistente a Ice LOCAL: The Callaegh Steps DESBLOQUEIO: Nenhum NÍVEL: 7 ESTRELAS: 1 CONDIÇÕES: Apenas durante a noite RECOMPENSA GIL: 1,740 RECOMPENSA ITEM: Hi-Elixir RECOMPENSA REFAZER GIL: 340

(Dragon Quest IX) Quest list

(Atualização: depois deste post, fiz outro com as primeiras 60, completas e traduzidas para o português. Veja aqui: http://aitinerante.blogspot.com/2010/08/dragon-quest-ix-quest-list-completa-em.html ) Quest & Solution 001 - One good turn Location: Angel Fall Request: bring a tangleweb Solution: get it from the spawn spot near angel fall or buy it in later shops Reward: Sleeping Hibiscus 002 - Pleassed as punch Location: Stornway Request: do an air punch Solution: set an air punch as your party trick and execute it Reward: Pirouette Party Trick 003 - We like to party Prerequisite: Finish quest 002 Location: Stornway Request: do a pirouette,a clap,a jump and an air punch in a single row Solution: set all these trick to your B+DOWN combination and execute them Reward: Pray Party Trick 004 - Pick me up a panacea Location: Stornway Request: give him a panacea Solution: panacea can be done trough alchemy with a special medicine,a superior medicine and a mo...

(FF XV) TODOS OS ACESSÓRIOS DE FINAL FANTASY XV

Clique na imagem para abrir a planilha com todos os acessórios de Final Fantasy XV (não inclusos acessórios adquiridos via dlcs ou path de atualização).

A morte lenta e excruciante de Final Fantasy

Civilização criador Sid Meier, uma vez disse a famosa frase de que um jogo é "uma série de decisões interessantes." Final Fantasy All The Bravest  , um novo jogo que saiu para iOS na quinta-feira, tem uma decisão interessante: Quanto dinheiro você gostaria de dar a Square Enix? All The Bravest, uma série de micro-operações disfarçadas de um jogo, com tarefas que você precisa apenas passar o dedo para cima e para baixo em uma tela, com vários personagens que já passaram pela serie Final Fantasy e atacar os vilões de Final Fantasy e ouvir música da serie. É uma espécie de diversão, em que "tipo eu não sei por que estou fazendo isso, mas é deve ser por alguma razão" ou uma espécie de caminho. Também é menos de um jogo de vídeo e mais de um dedo no meio enorme para os fãs. Ele realmente deve ser chamado de " Final Fantasy faça-os no dar dinheiro ". Eu posso perdoar as compras premium: você pode comprar novos mapas por US $ 3,99 cada, o que é bom, e v...