Pular para o conteúdo principal

(FFXIII) Bosses finais (Barthandelus e Orphan)


Estava devendo um post sobre os bosses finais e aqui está. Não lembro direito de minhas lutas, porque foi tudo rápido demais e eu estava com sono e já cansada. Desta forma que vou ater-me à análise dos inimigos e algumas indicações de estratégias apontadas pelo guia que tenho.


BARTHANDELUS

O primeiro chefe, Barthandelus, tem pouco mais de 5 milhões de vida, mas é fraquinho em força e strength e sttager em 250% não é difícil. 50% vulenrável a todos os status elementais, como fire, water, ice, etc... e 30% vulnerável a Deprotec, Deshell, Imperil e Slow. Imune a Poison, Death, Pain, Fog e Curse.

3 ataques: laser que atinge 1 pessoa da equipe, Ultima, magia forte que atinge todos e Thanatosian Laughter, o mais forte dos tres que atinge todos de forma severa.

Paradigmas indicados:

PROTECION (SEN, SYN, MED)
COMBAT CLINIC (SEN, MED, MED)
DELTA ATTACK (COM, RAV, SEN)
MISTIC TOWER (RAV, RAV, SEN)
RELENTLESS ASSAULT (COM, RAV, RAV)
EVENED ODDS (MED/SAB/SYN)

Estratégia:

Fique com Protecion até todos os personagens estarem buffados ao menos com os principais status: Haste, Bravery e Faith, além dos de proteção ou pode optar por Evened Odds para debufá-lo também.

Por conta da possibilidade do ataque Ultima, sempre que os personagens sairem do verde, vá para Combat Clinic e também use este imediatamente quando ver que vai lançar o ataque Thanatosian Laughter.

Para matá-lo com segurança, alterne entre Delta Attack e Mistic Tower.

Se a luta demorar mais de 20 minutos, ele joga Doom. Neste caso, mude para Relentless Assault para o stagger mais rápido e se o contador estiver ao fim, não perca tempo com o Combat Clinic e apele para o Renew.


ORPHAN - PRIMEIRA FORMA



Este é o osso duro de roer. Ao menos foi para mim. Quase quase morri.

Além de ter mais vida que o anterior, quase 7 milhões, é mais forte, mais resistente e tem um ataque que causa Death!!! Stagger? 400%. Muito pouco vulnerável ou imune a quase tudo. Só Provoke mesmo.

Ele tem 2 modos de ataque: Consummate Light e Consummate Darkness, alternando entre um e outro com um ataque chamado Merciless Judgment (o pior de todos). No modo Darkness ele pode infligir diversos status negativos e remover status negativos, além de fortes ataques físicos. Não age nesta forma quando staggerado. No modo Light, tem Merciless Assault que é fraco perto do Progenitorial Wrath (que pode matar instantâneamente).

Paradigmas indicados:

AGRESSION (COM, COM, RAV)
COMBAT CLINIC (SEN, MED, MED)
DELTA ATTACK (COM, RAV, SEN)
MISTIC TOWER (RAV, RAV, SEN)
RELENTLESS ASSAULT (COM, RAV, RAV)
EVENED ODDS (MED/SAB/SYN)

Estratégia:

Quando a lutar começar, dê pause e retry para poder acionar o menu e criar o Agression em substituição ao Protecion, equipe o lider com o acessório Cherub's Crown se tiver, para se prevenir contra o Progenitorial Wrath e setup o Combat Clinic como o paradigma ativo. 

Durante a luta, sempre que ver a chamada de Merciless Judgment, corra para o Combat Clinic porque depois as teclas ficarão desabilitadas até o final do ataque devastador. Assim que recuperar a vida, vá para Evened Odds até que sua equipe esteja com os principais status (primeiros 5) e o inimigo com tudo que puder, inclusive Slow, se pegar.

Se ele estiver em Darkness e te infligir status negativos e tirar os positivos, ignore e ataque com Relentless Assault, enchendo a barra de chains o mais rápido que puder, com pausas rápidas para um Combat Clinic apenas. Quando staggerado Orphan não ataca neste modo e será sua oportunidade de curar os status que ainda permanecerem e recolocar os perdidos. Se ficar totalmente imobilizado, a opção será Renew para sobreviver até poder se movimentar novamente. Somente depois de curar, buffar e debufar com Evened Odds, se der tempo, ataque.

Ele irá dar outro Merciless Judgment e assim que sair do Combat Clinic poderá voltar aos ataques com Relentless Assault. Quando já tiver perdido bastante vida, Orphan passará a usar o Merciless a qualquer momento, requerendo atenção com seu lider (sempre que sair do verde vá para Combat Clinic) e também introduzirá o ataque Progenitorial que causa Death. Por segurança, tenha alguns Phoenix Down em mãos.

A parte final desta luta é nervosa e tensa, uma roleta russa. Quando conseguir stagger pela terceira vez, terá direito a um Chains Combo que chega a 999%. É sua chance de encerrar esta dura batalha.


ORPHAN - SEGUNDA FORMA


Tá cansado, não é? Pensou que tinha terminado? Eu também pensei na minha luta. lol Mas ainda tem este.

Por sorte é bem mais fraco do que a primeira forma, mas não leva damage exceto se staggerado. Inflige Doom e Pain. Ataques em uma combinação de físicos e mágicos. Quando staggerado é vulnerável a Death.

Quando te der o Doom, vá para Relentless Assault e só saia para Combat Clinic. Se tiver a Lightning como lider, use o Army of One para chegar mais rápido ao stagger. Ele pode atacar mesmo quando lançado, de forma que fique atento à sua vida.

Quando chegar nos 999%, mude para Agression. Depois de cada período de stagger, mude para Evened Odds e jogue Dispel nele e em seguida retorne ao Relentless Assault. Se tudo correr bem, esta luta acaba no terceiro stagger.

Agora é só assistir ao emocionante final.

Boa sorte a todos que ainda vão encarar estas lutas! :DD

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

(Dragon Quest IX) Críticas, primeiras impressões, detonados e minha breve vida como anjinho.

À primeira vista parece que nada mudou, exceto o enredo e os personagens. O traço característico de Akira Toryama, criador de Dragon Ball, é o mesmo. Ali estão as pequenas e bucólicas aldeias, os monstrinhos algo infantis, como o tradicional slime (a gota de água azul) e o Cruelcumber (pepino cruel. lol). A música, alegre e rítmica, algo pueril, também é a praticamente a mesma. A primeira impressão é de que a Square-Enix não quis arriscar e manteve tudo igual, apenas com algumas melhorias no gráfico, que é mais bem acabado, mas é apenas impressão. Conforme vou jogando as diferenças vão surgindo. O primeiro grande diferencial é no modo multiplayer que foi introduzido. Ainda não joguei porque não tenho o adaptador para conectar o DS à internet, mas está lá, à minha disposição. Este modo online foi responsável por um recorde mundial em 20/05/10, com mais de 100.000.000 de encontros no modo aleatório, em que se pode "esbarrar" em uma pessoa desconhecida que está andando próx

(FF XV) Capítulo 14 - 2 milhões de xp e 133 mil gil com o esquema dos Wyverns

Passei dois dias inteiros sem jogar. Mas valeu a pena, foi um Natal muito gostoso, como espero tenha sido o de todos vocês. Antes de ir, não resisti e fiz uma dungeon completa, a do Estreito de Crestholm. Não tem arma real lá. Eu queria fazer porque lá estava a quest da Cindy, O sempre ilustre Regália e também a quarta parte do mapa do Tesouro em papel. Também lá tem um Amuleto do Moogle, que concede + 20% de xp para quem o tiver equipado. Eu já tinha um. Acho que peguei nas Minas Balouve quando fui lá dar uma olhadela e saí correndo para não morrer. rs Bom, o Estreito de Crestholm é um labirinto com mobs lvl 39 e um monte de níveis. Você tem que acionar 7 mecanismos para abrir a porta final. Eu tentei seguir o esquema abaixo, do guia oficial, mas acabei me perdendo um monte de vezes e no fim deu tudo certo. lol Tem dois bosses. Uma espécie de medusa e um tipo de dragão. A medusa não dá quase trabalho e o dragão eu gostei da luta. Ela tem um efeito especial muito bon

Final Fantasy XIII - O dilema arma x dinheiro

Espadas da Lightning O maior dilema que os jogadores enfrentam em Final Fantasy XIII é, com certeza, o que fazer com o seu pouco dinheiro. Diferente de outros jogos, FFXIII não dá gil a cada luta. Encontrar em tesouros quase tão raro quanto encontrar Gold Nugget. Basicamente o gil que se pode obter é aquele resultante da venda de itens, weapons, acessórios e materiais. Para que serve o gil? Para comprar outras armas, itens, acessórios e materiais para upgrade que necessitar. Ocorre que, principalmente se você estiver interessado no troféu Platina, não poderá vender um único acessório, pois precisará de todos eles e upados ao último level para este troféu. Mesmo que não estiver interessado nisto, já aconteceu comigo de vender objetos que depois precisei ou quis. Alguns itens como Fortisol e Aegisol não podem ser vendidos em nenhuma hipótese, bem como alguns acessórios importantes também. Ou de gastar muito dinheiro upando uma arma para logo após encontrar outra melhor e a

Artista cria tênis de God of War digno do Deus da Guerra

Jacob Patterson é um artista que trabalha na LA Shoe Design Workshop criando tênis personalizados. Dessa vez o destaque foi a sua mais recente obra: um par inspirado em  God of War . Foi o pedido mais trabalhoso de sua carreira, mas o resultado não é menos que espetacular. Quando Stig Asmussen, diretor de God of War 3 ficou sabendo dos tênis, ele quis vê-los pessoalmente e Jacob ganhou uma visita aos estúdios da Sony Santa Monica. Ele publicou um vídeo onde entrevista o diretor do terceiro jogo e mostra todo o procedimento de criação passo a passo. Além da pintura à mão de todo o calçado, com uma grande imagem de Kratos no calcanhar e uma quantidade imensa de detalhes na frente, Jacob ainda se deu ao trabalho de criar esculturas da Blade of Chaos e prendê-las com correntes no lugar do cadarço. O toque final no trabalho foi dado com o autógrafo de Stig Asmussen. O artista comentou que no meio do processo chegou a odiar a sua obra por estar tomando tanto tempo, mas que o resul

FFXIII - Definindo as armas da equipe KILLER

Olha a cara da Lightning: cansada de esperar que defina sua arma. lol Estive segurando a decisão sobre as armas dos personagens até agora, assim como sei de algumas outras pessoas fazendo o mesmo. É complicado porque uma arma tem isto, mas em compensação é fraca naquilo e por aí vai. Não tem uma que se possa dizer realmente boa ou a definitivamente melhor para determinado personagem, exceto talvez aquelas que serão vendidas no Shop Gilgamesh que só abre a partir da conclusão da Missão 46. E nem adianta ir direto lá tentar a sorte, porque ela só desbloqueia depois que fizer a 42, que só desbloqueia... enfim. A questão de dinheiro já está relativamente resolvida e agora é decidir entre as opções disponíveis ou por armas coletadas ao longo do jogo ou que possam ser adquiridas nos shops Up the Arms ou Plautu´s. Penso que a única forma de resolver esta complicação é elegendo um diferencial e seguir por ele e no caso das armas só pode ser a propriedade especial da arma, porque potencia