Pular para o conteúdo principal

(FFXIII) Bosses finais (Barthandelus e Orphan)


Estava devendo um post sobre os bosses finais e aqui está. Não lembro direito de minhas lutas, porque foi tudo rápido demais e eu estava com sono e já cansada. Desta forma que vou ater-me à análise dos inimigos e algumas indicações de estratégias apontadas pelo guia que tenho.


BARTHANDELUS

O primeiro chefe, Barthandelus, tem pouco mais de 5 milhões de vida, mas é fraquinho em força e strength e sttager em 250% não é difícil. 50% vulenrável a todos os status elementais, como fire, water, ice, etc... e 30% vulnerável a Deprotec, Deshell, Imperil e Slow. Imune a Poison, Death, Pain, Fog e Curse.

3 ataques: laser que atinge 1 pessoa da equipe, Ultima, magia forte que atinge todos e Thanatosian Laughter, o mais forte dos tres que atinge todos de forma severa.

Paradigmas indicados:

PROTECION (SEN, SYN, MED)
COMBAT CLINIC (SEN, MED, MED)
DELTA ATTACK (COM, RAV, SEN)
MISTIC TOWER (RAV, RAV, SEN)
RELENTLESS ASSAULT (COM, RAV, RAV)
EVENED ODDS (MED/SAB/SYN)

Estratégia:

Fique com Protecion até todos os personagens estarem buffados ao menos com os principais status: Haste, Bravery e Faith, além dos de proteção ou pode optar por Evened Odds para debufá-lo também.

Por conta da possibilidade do ataque Ultima, sempre que os personagens sairem do verde, vá para Combat Clinic e também use este imediatamente quando ver que vai lançar o ataque Thanatosian Laughter.

Para matá-lo com segurança, alterne entre Delta Attack e Mistic Tower.

Se a luta demorar mais de 20 minutos, ele joga Doom. Neste caso, mude para Relentless Assault para o stagger mais rápido e se o contador estiver ao fim, não perca tempo com o Combat Clinic e apele para o Renew.


ORPHAN - PRIMEIRA FORMA



Este é o osso duro de roer. Ao menos foi para mim. Quase quase morri.

Além de ter mais vida que o anterior, quase 7 milhões, é mais forte, mais resistente e tem um ataque que causa Death!!! Stagger? 400%. Muito pouco vulnerável ou imune a quase tudo. Só Provoke mesmo.

Ele tem 2 modos de ataque: Consummate Light e Consummate Darkness, alternando entre um e outro com um ataque chamado Merciless Judgment (o pior de todos). No modo Darkness ele pode infligir diversos status negativos e remover status negativos, além de fortes ataques físicos. Não age nesta forma quando staggerado. No modo Light, tem Merciless Assault que é fraco perto do Progenitorial Wrath (que pode matar instantâneamente).

Paradigmas indicados:

AGRESSION (COM, COM, RAV)
COMBAT CLINIC (SEN, MED, MED)
DELTA ATTACK (COM, RAV, SEN)
MISTIC TOWER (RAV, RAV, SEN)
RELENTLESS ASSAULT (COM, RAV, RAV)
EVENED ODDS (MED/SAB/SYN)

Estratégia:

Quando a lutar começar, dê pause e retry para poder acionar o menu e criar o Agression em substituição ao Protecion, equipe o lider com o acessório Cherub's Crown se tiver, para se prevenir contra o Progenitorial Wrath e setup o Combat Clinic como o paradigma ativo. 

Durante a luta, sempre que ver a chamada de Merciless Judgment, corra para o Combat Clinic porque depois as teclas ficarão desabilitadas até o final do ataque devastador. Assim que recuperar a vida, vá para Evened Odds até que sua equipe esteja com os principais status (primeiros 5) e o inimigo com tudo que puder, inclusive Slow, se pegar.

Se ele estiver em Darkness e te infligir status negativos e tirar os positivos, ignore e ataque com Relentless Assault, enchendo a barra de chains o mais rápido que puder, com pausas rápidas para um Combat Clinic apenas. Quando staggerado Orphan não ataca neste modo e será sua oportunidade de curar os status que ainda permanecerem e recolocar os perdidos. Se ficar totalmente imobilizado, a opção será Renew para sobreviver até poder se movimentar novamente. Somente depois de curar, buffar e debufar com Evened Odds, se der tempo, ataque.

Ele irá dar outro Merciless Judgment e assim que sair do Combat Clinic poderá voltar aos ataques com Relentless Assault. Quando já tiver perdido bastante vida, Orphan passará a usar o Merciless a qualquer momento, requerendo atenção com seu lider (sempre que sair do verde vá para Combat Clinic) e também introduzirá o ataque Progenitorial que causa Death. Por segurança, tenha alguns Phoenix Down em mãos.

A parte final desta luta é nervosa e tensa, uma roleta russa. Quando conseguir stagger pela terceira vez, terá direito a um Chains Combo que chega a 999%. É sua chance de encerrar esta dura batalha.


ORPHAN - SEGUNDA FORMA


Tá cansado, não é? Pensou que tinha terminado? Eu também pensei na minha luta. lol Mas ainda tem este.

Por sorte é bem mais fraco do que a primeira forma, mas não leva damage exceto se staggerado. Inflige Doom e Pain. Ataques em uma combinação de físicos e mágicos. Quando staggerado é vulnerável a Death.

Quando te der o Doom, vá para Relentless Assault e só saia para Combat Clinic. Se tiver a Lightning como lider, use o Army of One para chegar mais rápido ao stagger. Ele pode atacar mesmo quando lançado, de forma que fique atento à sua vida.

Quando chegar nos 999%, mude para Agression. Depois de cada período de stagger, mude para Evened Odds e jogue Dispel nele e em seguida retorne ao Relentless Assault. Se tudo correr bem, esta luta acaba no terceiro stagger.

Agora é só assistir ao emocionante final.

Boa sorte a todos que ainda vão encarar estas lutas! :DD

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Perfeito!!! Final Fantasy XIII-2 ganha nota máxima (40/40) da Famitsu!

10 + 10 + 10 + 10 = 40 !!!! Jogo Perfeito!!! Vazou o resultado da próxima edição. Estou feliz demais com esta nota! Sinal de que teremos realmente no mínimo um jogo melhor do que FF XIII ! Fonte Vejam os últimos vídeos: Nova Bodhum está linda! Pulse fantástico!!! Vejam os campos, a iluminação! Que belo!!! :DDD

Resoluções para 2.012

Este ano foi dolorido em termos de games e blogagem. Entretanto, tudo é um aprendizado e estive pensando que no ano que vem estarei melhor. O que espero de 2.012? Platina!!! Com level 99, na classe "Monge" e skill de especialização "zen"! Troféis a serem desbloqueados: 1) Não sofrer mais com a Square-Enix. Esta será a mais fácil de todas. Não tenho mais expectativas com a empresa. Não espero nada mais dela. O que vier será lucro, com certeza! 2) Divertir-me com Final Fantasy XIII-2. Até onde posso ver, também será fácil. O jogo tem uma música excelente, lutas espetaculares, monstros fortes que podem ser capturados e os quebra-cabeças, sem sofrimento, o que não conseguir de bate-pronto, já tenho um site que mostra como solucionar e espero trazê-los para cá também. 3) Aceitar a continuação de XIII-2, seja como for. Se for um XIII-3, ótimo. Vamos lá! Se for DLC, espero que não seja muito cara e vamos lá também. Se não vier, fazer o quê? Paciência e toc...

O presidente da Square-Enix fala sobre seu concurso de games

O site www.playtv.com.br publicou uma entrevista excelente com o Fukushima, que replicamos abaixo: " Concursos de jogos não são uma realidade constante no Brasil, assim como a presença de brasileiros em grandes desenvolvedoras também não são tão frequentes como todos os amantes dos games gostariam que fossem. A  Square Enix , porém, acredita no potencial, não só do Brasil, como de toda a América Latina. O plano da colossal dos videogames é criar uma filial nesta região, um plano que será realizado de maneira ambiciosa: caçando futuros talentos da área por meio do  Square Enix Latin America Game Contest , distribuindo prêmios aos desenvolvedores que vão de US$5 mil a US$20 mil. O concurso aceita títulos para  iOS ,  Android  e  Windows Phone , além dos baseados em navegadores, com inscrições que vão do dia 1 a 31 de agosto. Além de premiar os vencedores, a Square ainda promete a oportunidade de trabalhar junto da empresa na criação de novos títulos....

Resonance of Fate (End of Eternity): primeiras impressões

Ontem finalmente consegui meu Resonance of Fate, o novo RPG japonês (da Tri-Ace / Sega) que estou considerando jogar. Porque raios trocaram o belíssimo título (End of Eternity) das versões japonesas e européias para este na versão americana??? Depois de ler algumas resenhas e ver diversos vídeos, estava ansiosa. INTRODUÇÃO O jogo começa com um filme de luta sensacional do Vashyron (um homem de 26 anos que é dono de uma empresa de mercenários) em uma espécie de igreja. A qualidade gráfica é impecável, mas impecável mesmo. A música perfeita. Eu de olhos grudados, extasiada. Ao término da cena, o logo do filme e nova sequência com Leanne (uma linda mulher de 21 anos) que pretende suicidar-se pulando de um local muito alto, creio que da torre Basel. Do chão algumas pessoas observam e aguardam. Sephyr (um jovem de 17 anos que trabalha com Vashyron) está passando por ali e quando ela se joga, sai em uma ação espetacular para salvar a jovem, agarrando-a em pleno ar, preso por uma cord...

Final Fantasy XIII: o Avatar da Square Enix

Avatar é a maior bilheteria da história do cinema Hoje acordei com saudades de Akira Kurosawa. Talvez muitos nem saibam de quem falo, mas Akira, em minha opinião, foi o mais genial cineasta já existente. Seus filmes eram obras de arte a pensar de forma densa e profunda a vida e toda complexidade e dramaticidade da alma humana. Assim como ele, existiram vários nomes que faziam os chamados “filmes de diretor”, em que o cineasta imprimia uma marca, um estilo extremamente pessoal, aos seus filmes, tornando-as obras de arte inconfundíveis. Nomes como Fassbinder, Bunuel, Bergman, Fellini, Godard, em obras muitas vezes ácidas e amargas como Querelle ou As lágrimas Amargas de Petra Von Kant, às vezes belas, enfim... Muitas vezes saí do cinema com a sensação de ter levado um soco no estômago, atordoada e angustiada com a possibilidade existencial mostrada. Então surgiu Hollywood que descobriu a fórmula certa e segura para arrastar multidões aos cinemas: estórias construídas em clichês, vis...