Pular para o conteúdo principal

Fanboys ? o que são? Onde vivem? O que fazem? Por que existem?


O título estilo Globo Repórter é uma piadinha leve para descontrair numa matéria quase que filosófica, afinal o que leva uma pessoa a defender uma marca, ou adaptando à nossa realidade, um sistema operacional móvel ou um fabricante em um mundo onde há tantas outras coisas para se defender? 

Será que alguém já discutiu se marca de sofá, geladeira, furadeira, cadeira, etc.? Por que isso acontece com produtos que se popularizam então, como carros, smartphones, hardwares de computadores, sistemas operacionais e outros temas que sempre se acaloram? 

No entanto nós que vivemos intensamente o mundo dos smartphones, temos que conviver com os fãnboys, que em sua definição mas pejorativa são cegos, não podendo perceber os defeitos de um produto, enquanto simplesmente dizem não gostar de outro sem nunca ter usado o concorrente, agora definindo os fanboys de forma "bonita" são pessoas que levantam as bandeiras e filosofias de determinada marca e dizem estar amando seus produtos, quando lembramos que o amor cega! 

Sabendo agora o que são os fanboys, nós precisamos nos perguntar de onde nasce o espírito fanboy? Bom, geralmente vem de uma primeira experiência em algo, no nosso caso celulares, é muito provável que se o seu primeiro smartphone foi um Nokia, o seu segundo também deve ter sido e provavelmente nunca ninguém se importou com isso, acontece que quando o iPhone foi lançado, as pessoas já possuíam um iPod, estavam destinadas a compra do tal aparelho, e mesmo com inúmeras falhas e limitações elas o compraram em massa, e ela ainda não podiam ser classificadas de fanboys, pois elas não tinham muito o que defender, afinal não havia competidores, e sem discussões, não havia fanboys. 

Com o surgimento do Android, donos de dispositivos da Maçã e usuários do sistema operacional do Google começaram a levantar as bandeiras de qual sistema operacional móvel é o melhor, ganhando apelidos que os caracterizavam como fanboys, não faltando Appleboys, Macfags, Androidboys, Fandroids (você leitor pode deixar nos comentários algum apelido que faltou). 

A questão aqui não é provar qual produto é superior, a questão é provar a filosofia de cada uma, eu por estar escrevendo um artigo em um site chamado "Diário do Android" não preciso dizer a qual dessas filosofias eu sou a favor, é como um time de futebol, você escolhe um as vezes por algo simbólico e emblemático como o HINO, ou simples e trivial como as cores, e ai você grita, chora e sofre por ele, no mundo da tecnologia acontece o mesmo, só que com produtos e marcas que nos encantam por suas filosofias de mercado. 

Como disse lá em cima existem duas formas de ver os fanboys e isso é por que existem dois tipos de fanboys, o primeiro é o fanboy insuportável que vive para reclamar de tudo aquilo que não é da sua marca favorita, ele gosta dos produtos por causa da marca! O segundo tipo é o fanboy que defende mas diante de algo superior é capaz de entender os pontos de um produto concorrente e até de passar a usa-lo, este gosta da marca por causa dos produtos, existindo uma grande diferença entre os dois. 

Em resumo, os fanboys sempre existiram em quase todos os assuntos de qualquer coisa já existente e vão continuar existindo? com conceitos e bandeiras ou sem, por um motivo ou por outro, o que fazer? Conviver, de preferência em paz.

Fonte 1 2


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

(FFXIII-2) É o fim? O que está acontecendo com a Square-Enix?

Gráfico do preço das ações da Square-Enix de 2008 a hoje. Fonte Em todos os lugares que leio as pessoas estão aturdidas e se perguntam: o que ela está pensando? O que ela está fazendo? Onde quer chegar? O que quer fazer? WTF!!! O que é isto? Ela tinha a melhor franquia de jRPGs, uma base sólida e ávida de fãs que apenas desejavam que fizesse o que sempre fez: excelentes jogos, com boas estórias, personagens carismáticos, mapas grandes para exploração, áreas secretas, lutas com chefes poderosos e um final coerente, no PS3 e/ou Xbox360. Ao invés disto, vimos toneladas de jogos para telinha (PSP/DS/Celulares), um MMO trágico e um único jogo (Final Fantasy XIII) para grandes consoles com um enredo picotado e confuso. Ainda assim vendeu bem e os fãs aguardaram pacientemente pelo que se anunciava ser o melhor de todos, Versus XIII. A maioria de nós aceitou quando Versus foi postergado e em seu lugar anunciaram a vinda de Final Fantasy XIII-2, porque queríamos a oportunidade de dar

(FF XV) Capítulo 1 - Parte 1a - Hammerhead Region, com mapa, tesouros, missões, etc...

Abra a imagem em uma nova guia para usar o zoom e ver tudo. Tentei fazer uma gambiarra com fotos do mapa. Acho que vai dar para entenderem, com alguma boa vontade. Mostra todos os tesourinhos, com legenda ao lado. No topo central a lista das sidequests da história.  No mapa, as linhas começadas em pontos azuis são Sidequests opcionais e recomendadas pelo guia, os pontos verdes são Tours e os amarelos são Hunts. Acho que este início é mais para a gente se localizar mesmo. Eu fiquei um tempão zanzando pelo mapa e recolhendo os tesouros. Peguei a espada longa que é o ponto U4 (muito boa!) - a espada que está no ponto verde (U6) é só pós game - e os acessórios I3 e G1, além dos Mega-Elixires e e Mega-Phoenix (P1 e P2) e um monte de cacareco que ainda não sei para que serve. PELO AMOR DE FF: não vá sair por aí vendendo NADA! NADA é NADA! Passe fome, durma em acampamentos, lute com as mãos se for preciso, mas não venda nada até sabermos o que pode ser vendido ou não. Isto é

Resonance of Fate: tudo aqui (detonado, críticas, estória, dicas, gil, rare itens, roupas, armas, farms). É só clicar.

POST DE 2018 SOBRE VERSÃO 4K PARA PS4: Batalhas instigantes e beleza mágica mesmo após 8 anos POSTS DE 2010, VERSÃO PS3: INTRODUÇÃO Meu próximo jogo Primeiras Impressões Segundas Impressões Vídeo review da Game Trailer com tradução Vídeo - Capítulo 12 - The Wedding TUTORIAL DA ARENA Lições 1 a 3 Lições 4 a 6 Lições 7 a 11 Lições 12 a 16 WALKTHROUGHS (detonados) Playthrough do Destin MEU JOGO Prologue Capítulo 1 Fim de Resonance of Fate Retornando após meses JOGO DO BRUNO Capítulo 2 Capítulo 3 Capítulo 4 Capítulo 5 Capítulo 6 Capítulo 7 Capítulo 8 Capítulo 9 Capítulo 10 Capítulo 11 Capítulo 12 Capítulo 13 GIL Dinheiro infinito Esconderijo do Vashyron TRI-ATTACK: Esquema sem erros Wallpapers Lista de Conquistas/Troféus A importante questão das calcinhas de Leanne ..... Uma boa forma de ganhar dinheiro no jogo são as lutas da Arena. Quanto mais você avançar mais bem pago será. Além disto, as lutas são uma ótima form

FFXIII - Tá tudo aqui! (detonado, críticas, estória, dicas, gil, rare itens, farms) Só clicar.

FINAL FANTASY XIII - Indíce geral dos posts História do jogo traduzida A verdadeira história PERSONAGENS Lightning Snow Hope Filhote de Chocobo MEU JOGO Capitulos 1 a 4 Capítulos 5 e 6 Capítulo 7 a Capítulo 7 b Capítulo 8 Capítulo 9 a Capítulo 9 b Capítulo 9 c Capítulo 10 a Capítulo 10 b Capítulo 11 a Capítulo 11 b Capítulo 11 c Capítulo 11 – Mah’Habara a Capítulo 11 – Mah’Habara b Capítulo 11 – Sulyya Springs Capítulo 11 – Taejin Towers Capítulo 11 – Oerba a Capítulo 11 – Oerba b Capítulo 12 - Eden Capítulo 13 – Bosses finais Capítulo 13 - Final Grandioso Pós Game – Titan’s Trial Pós Game - Organizando Pós Game – Círculo de Stones Pós Game – A saga das tartarugas Pós Game –Long Gui Pós Game – Good Bye Trailer de FFXIII dublado em português PULSE Chocobos Mapa de Chocobos e tesouros Primeiro passeio Escavando Tesouros Tesouros e nova área MISSÕES l’CIE STONES As l´Cie Stones Guia das 64 missões Dicas iniciais Lost Retificaçõ

(FF XV) Pós game: Costlemark, lvl 99 - Simplesmente a melhor parte de Final Fantasy XV

Finalmente! Depois de tanto ouvir falar do temível Costlemark lvl 99 eu me senti preparada para ao menos tentar. O mais chato da preparação foi o farm de AP. Além de tudo o básico, como os 3 acessórios para todos, eu queria ter a aba de recuperação completa e na aba de magia o nódulo que aumenta o poder em 100, além de mais uma ou outra coisinha aqui e ali. Também fiz questão de farmar o acessório v1 do Ângelus. Infelizmente não consegui nenhum V2, mas o V1 já ajuda muito. Bico de Zu também é chato e lento de farmar. Acabei nem pegando todos que queria e resolvi arriscar com apenas 21, usando 7 para criar magias de fogo, gelo e eletricidade com quebra de nível de dano lvl 99. Cada 7 fez 13 magias, de forma que tinha 39 magias com quebra de nível de dano. Mas as magias que realmente me importavam eram as de cura. Eu criei unimancias (pode sair fogo, gelo ou eletricidade) para equipar nos meninos e magias de cura com cada elemento para o Noctis, já que ele poderia escolher qua