Pular para o conteúdo principal

Persona 4 Arena é um jogo de luta diferente do convencional

O review de Persona 4 Arena mostra que a famosa franquia de RPG agora encara um outro gênero: os jogos de luta. A ideia poderia ser considerada uma boa estratégia da Atlus ao levar sua série para outro caminho, mas acabou fugindo dos padrões do gênero ao tentar ser diferente dos games tradicionais.



Histórias complexas e diversos modos

O Modo História é o primeiro a mostrar essa intenção de fugir dos padrões, criando um enredo para cada personagem do jogo. E não pense você que são aqueles diálogos curtos entre uma luta e outra, são verdadeiras tramas ao ponto de serem complexas demais para a premissa do game.

O título também conta com um modo tutorial que torna-se mais do que obrigatório. Tudo isso por conta da jogabilidade bem confusa, que também se encaixa na questão da Atlus em desenvolver um jogo diferente – falaremos sobre a jogabilidade depois.

Já os outros modos não fogem do convencional. O Arcade e o Versus são obrigatórios em games de luta, e nesse ponto a Atlus não fugiu do roteiro, pelo contrário, desenvolveu modos bem consistentes e agradáveis. Nos modos online também há uma consistência que deixa as partidas sem qualquer problema de lags.


Jogabilidade diferentemente confusa


Voltando a falar sobre a Atlus e sua tentativa de seguir um rumo diferente, a jogabilidade é o quesito que mostra isso de uma forma mais explicita. Esqueça o padrão soco fraco, médio e forte. Em Persona 4 Arena os golpes são executados, na maioria das vezes, pelas Personas – uma espécie de Summon Materia de Final Fantasy.

Os ataques são baseados em golpes desferidos por seus “aliados”. Magias e golpes mais poderosos também contam com o auxílio deles, porém, seu personagem não é um simples coadjuvante, afinal, ele também possui golpes próprios - inclusive especiais. Entretanto essa mistura de golpes acaba deixando a tela um tanto confusa, e em certos momentos, não há como saber o que faz parte do seu ataque e o que pertence ao seu adversário.

Assim como você, as Personas possuem energias. Portanto, é preciso balancear os seus ataques simples e os combinados, pois uma vez sem elas, será difícil dar conta de seus adversários, já que os poderes ficam bem limitados. Independente disso, é preciso treinar bastante até entender grande parte dos movimentos e não bobear nas batalhas.




Visual encantador

Dificilmente um jogo de luta consegue decepcionar em relação a gráficos. Persona 4 Arena não foge desse tabu e mostra um visual encantador. Os cenários lembram muito jogos como King of Fighters e Blazblue, isso porque ambos possuem animações no fundo que divertem os espectadores, já que dificilmente os jogadores poderão reparar no que acontece fora da luta.

Os personagens também possuem suas particularidades e são bem caracterizados em seus desenhos. Os golpes especiais e a integração são bem representadas na tela, mas sofrem com o problema citado mais acima: a confusão de elementos na tela. Se eles impressionam pelos gráficos, decepcionam pela forma com que são, literalmente, jogados na tela.



Conclusão

Persona 4 Arena tinha tudo para ser um grandioso game de luta. Mas a Atlus resolveu inovar ao colocar as Personas como aliados e acabou criando uma confusão visual que incomoda bastante. A jogabilidade também peca pela tentativa de ser um jogo diferente dos outros, entretanto, com um pouco de prática, é possível se acostumar com ela e encarar os diversos modos de jogo apresentados no game.



Fonte

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

(Detonado) God of War III - Passo a passo completo em Português - 4a. parte

E no fim só haverá o caos! O SUBMUNDO --------------------------------------------------------------------------- Juízes do Submundo --------------------------------------------------------------------------- Esvazie os baús para conseguir orbes vermelhos, siga em frente balançando entre os pontos de pegada até chegar em uma plataforma espaçosa. O terceiro olho da Górgona e a primeira melhoria de barra de vida podem ser encontrados para a esquerda, entre os dois baús. Retorne até o objeto brilhante no centro da plataforma e então siga para receber o primeiro teste dos 3 Juízes Infernais. Teste 1: O Condenado: Bastante simples esse teste. Elimine todos os inimigos que aparecerem e as almas perdidas. evite que aos mãozinhas peguem as almas para não ficarem mais fortes. Teste 2 : A Perdição: O minotauro escondido no meio da confusão, torna a luta mais preocupante, mas dois movimentos ajudam bastante contra ele: Baterring Ram e Hyperion Ram. Quando os inimigos normais encostarem...

FFXIII - Definindo as armas da equipe KILLER

Olha a cara da Lightning: cansada de esperar que defina sua arma. lol Estive segurando a decisão sobre as armas dos personagens até agora, assim como sei de algumas outras pessoas fazendo o mesmo. É complicado porque uma arma tem isto, mas em compensação é fraca naquilo e por aí vai. Não tem uma que se possa dizer realmente boa ou a definitivamente melhor para determinado personagem, exceto talvez aquelas que serão vendidas no Shop Gilgamesh que só abre a partir da conclusão da Missão 46. E nem adianta ir direto lá tentar a sorte, porque ela só desbloqueia depois que fizer a 42, que só desbloqueia... enfim. A questão de dinheiro já está relativamente resolvida e agora é decidir entre as opções disponíveis ou por armas coletadas ao longo do jogo ou que possam ser adquiridas nos shops Up the Arms ou Plautu´s. Penso que a única forma de resolver esta complicação é elegendo um diferencial e seguir por ele e no caso das armas só pode ser a propriedade especial da arma, porque potencia...

(FF XV) Arma suprema: como obter os Chifres em Hélice para a quest do Cid e Arroz Mãe e Filho

- Vá para Velha Lestallum e pegue a quest Os últimos espiracórnios, lvl 29. - Vá para o ponto da caçada. - Salve antes de iniciar e se o item não cair, carregue o jogo e mate novamente até cair. - Entregue a hunt. - Entregue os chifres para o Cid. - Durma algumas vezes e o Cid vai telefonar e informar que sua arma está pronta, a Arma Suprema, com ataque de 364! Para ajudar a melhorar a taxa de drop do item: - Equipe o Noctis com a Dissecadora. Esta espada é boa para quebrar membros e o chifre em hélice resistente você só consegue quebrando os chifres dos espiracórnios. - Ative o nódulo Destruidor de Demônios na seção de Combates da Ascenção. Quebra partes com translocação ofensiva. - Coma o Arroz Mãe e Filho que aumenta em 50% a taxa de obtenção de itens. - Tenha a habilidade de sobrevivência do Gládio em 10, porque também aumenta a taxa de obtenção de itens melhores. Arroz Mãe e Filho A receita para o arroz Mãe e Filho  só pode ser obtida após a finalizaç...

FFXIII - Tá tudo aqui! (detonado, críticas, estória, dicas, gil, rare itens, farms) Só clicar.

FINAL FANTASY XIII - Indíce geral dos posts História do jogo traduzida A verdadeira história PERSONAGENS Lightning Snow Hope Filhote de Chocobo MEU JOGO Capitulos 1 a 4 Capítulos 5 e 6 Capítulo 7 a Capítulo 7 b Capítulo 8 Capítulo 9 a Capítulo 9 b Capítulo 9 c Capítulo 10 a Capítulo 10 b Capítulo 11 a Capítulo 11 b Capítulo 11 c Capítulo 11 – Mah’Habara a Capítulo 11 – Mah’Habara b Capítulo 11 – Sulyya Springs Capítulo 11 – Taejin Towers Capítulo 11 – Oerba a Capítulo 11 – Oerba b Capítulo 12 - Eden Capítulo 13 – Bosses finais Capítulo 13 - Final Grandioso Pós Game – Titan’s Trial Pós Game - Organizando Pós Game – Círculo de Stones Pós Game – A saga das tartarugas Pós Game –Long Gui Pós Game – Good Bye Trailer de FFXIII dublado em português PULSE Chocobos Mapa de Chocobos e tesouros Primeiro passeio Escavando Tesouros Tesouros e nova área MISSÕES l’CIE STONES As l´Cie Stones Guia das 64 missões Dicas iniciais Lost Retificaçõ...