Pular para o conteúdo principal

Masashi Hamauzu - Conheçam um pouco sobre o grande mestre que embala as trilhas da saga Final Fantasy e que já está trabalhando em Lightning Returns: Final Fantasy XIII

Masashi Hamauzu ( 浜涡正志 Hamauzu Masashi ) , nascido 20 de setembro de 1971) é um compositor japonês  de musicas para jogos que foi empregado pela Square Enix 1996-2010. Ele é mais conhecido por seu trabalho sobre a Saga Final Fantasy . Nascido em uma família musical da Alemanha, Hamauzu foi criado no Japão. Ele ficou interessado em música, quando ainda estava no jardim de infância, e tinha aulas de piano com seus pais.

                               

Hamauzu foi contratado pela Square (agora Square Enix) como estagiário, e sua estréia como compositor de solo veio no ano seguinte, quando ele marcou o tema do chocobos .. Ele colaborou com seu amigo e colega compositor Junya Nakano em vários jogos, e tem trabalhado em estreita colaboração com sintetizador programador Ryo Yamazaki na maioria dos títulos desde SaGa Frontier 2 .

Depois de Nobuo Uematsu saiu da Square Enix em 2004, Hamauzu assumiu e se tornou o maior compositor musical da empresa . Ele é o único compositor de Final Fantasy XIII . Ele também se tornou um renomado arranjador de piano, e organizou uma série de álbuns, incluindo Yasunori Mitsuda da Vela para o Mundo partitura para piano em 2006. Sua música incorpora vários estilos, embora a maioria usa clássica e música ambiente em suas peças. Em 2010, Hamauzu deixou a Square Enix para começar seu próprio estúdio,
Monomusik.

Início de vida

Nascido em Munique, Alemanha, a mãe de Masashi Hamauzu era professora de piano e seu pai, Akimori Hamauzu, um cantor de ópera. Ele desenvolveu um interesse em música, enquanto no jardim de infância.

Crescendo na Alemanha, Hamauzu
recebeu de 
de seus pais e  lições de canto e a parti dai criou suas primeiras composições originais durante a escola. Depois que seu irmão nasceu, a família mudou-se para Osaka, no Japão. Matriculou-se na Universidade Nacional de Tóquio de Belas Artes e Música , onde se juntou a um conjunto de alunos como um pianista.                               

Foi dai que Hamauzu conheceu sua esposa, Matsue Hamauzu ( née Fukushi), na universidade, e eles têm dois filhos. Matsue trabalhou ao lado de Hamauzu na trilha sonora de Final Fantasy VII como um soprano e Harmônicas Sigma como um cantor  ; ela também era uma soprano para a pontuação de Final Fantasy VIII e um vocalista em Final Fantasy XIII . Depois de se formar na universidade, ele pensou em se tornar um músico clássico, mas acabou por descobrir que ele queria trabalhar com músicas de jogos.


Carreira

Sendo um fã de Final Fantasy ,  Hamauzu decidiu candidatar-se a um emprego na Square . Nobuo Uematsu ficou impressionado com seu currículo, e empregou Hamauzu como estagiário em 1996. A Sua estréia veio com o título de 1996 Front Mission : Danger Gun , com Uematsu, Yasunori Mitsuda , e Junya Nakano .

Mais tarde no mesmo ano, ele criou quatro faixas para outro jogo compositor, e pode Trabalhar com Nakano sobre estes jogos, Hamauzu admirava seu estilo musical, e tornaram-se amigos;. ele mais tarde colaborou em vários títulos.
Hamauzu teve seu primeiro projeto solo criado em 1997, com o tema do Chocobo.  Logo após o lançamento do título, Hamauzu e Yasuo Sako criaram mais faixas para o Chocobo -Dangerous , um álbum contendo faixas orquestrais da música clássica do jogo. 

Para Final Fantasy VII , Hamauzu foi o programador sintetizador para a entrega de Joseph Haydn "A Criação" 's, e gravou os vocais graves no coro de oito pessoas para "Angel One-Winged". 


Em 1999, Hamauzu foi atribuído com o dever de criar a trilha sonora para  SaGa Frontier 2 , substituindo o compositor da Saga de longa data  Kenji Ito .

Ele passou algum tempo dando continuidade as músicas usando o estilo Ito,  que tinha sido estabelecido para a série, mas finalmente ele percebeu que queria usar seu próprio estilo. O projeto apresentou ao sintetizador e programador Ryo Yamazaki , a quem ele já trabalhou com a maior parte de suas posteriores trilhas sonoras. 


                           
Em 2001, Hamauzu e Nakano foram escolhidos para ajudar Uematsu na produção da trilha do aclamado Final Fantasy X , com base em sua capacidade de criar músicas, que eram diferentes do estilo de Uematsu . Hamauzu. Ele também contribuiu com o álbum do jogo: "Coleções Piano"  , que ele descreveu como seu trabalho mais desafiador, e a faixa com o nome "feel", um arranjo de "Hymn of the Fayth", do   EP feel/Go dream: Yuna & Tidus.
                                   
Estilo musical e influências

Hamauzu compõe música em vários estilos diferentes, muitas vezes utilizando vários estilos ao longo das várias partes de uma trilha sonora. Ele cria principalmente musica clássica e música ambiente , e utiliza o piano predominantemente como um instrumento. Ele frequentemente incorpora dissonância para proporcionar um efeito atmosférico.

Em 
Unlimited Saga , por exemplo, o estilo de suas composições misturam marchas clássicas, tango eletrônico, ambiente, solos instrumentais, e jazz . 

Ele cita os compositores de animação Hiroshi Miyagawa e Ryuichi Sakamoto da Yellow Magic Orchestra ,e compositores impressionistas Maurice Ravel e Claude Debussy ,  e seu pai como principais influências musicais.  

Durante sua adolescência, ele gostava de ouvir as obras de Sakamoto e Miyagawa. Enquanto freqüentava a universidade, ele desenvolveu um apreço por música clássica, especialmente as composições de Ravel e Debussy.

Discografia



Já podemos ver que o grande mestre Masashi Hamauzu está escalado para a trilha sonora de Lightning Returns: Final Fantasy XIII

E com certeza teremos belas trilhas, embalando esse jogo que encerra a Saga Lightning.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

(Persona 5) Guia em Português dos Confidentes (Confidants)

Sejam bem vindos a "Phantom Thieves", como tudo começou... Faça novas amizades: Para fazer novas amizades é bem simples, basta passar um tempo com algum  personagem para ganhar pontos de relacionamento, sendo que a relação sobe de nível  após acumular pontos suficientes. Acompanhar os confidentes faz o tempo passar e algumas ações melhoram os  relacionamentos mais rápido. Tenha em mente as seguintes informações ao interagir com os confidentes: *Sempre que for se encontrar com algum Confidant, leve uma Persona do mesmo  arcano dele, pois isso aumenta a quantidade de pontos de relacionamento recebidas  ao interagir com eles. Não é necessário equipar a Persona e o nível dela não faz  diferença; *Alguns confidentes sobem de nível de maneira diferenciada, seja automaticamente  durante o avanço da história, seja fazendo tarefas especiais. Nesse caso, não é  necessário levar uma Persona do arcano correspondente....

(FF XII) Zodiac Job System e seu sistema de classes

Por André Anastácio O quadro de licenças e o Zodiac Job System Para quem não é familiar, o quadro de licenças de Final Fantasy XII é onde ocorre toda a customização sobre o que é que o personagem poderá fazer. É basicamente uma enorme árvore de talentos (semelhante ao Sphere Grid do X) no qual podemos seguir o caminho que desejamos e, dessa forma, customizar o estilo de combate de cada um dos personagens. Tudo que quisermos que um personagem tenha acesso - indo desde magias e técnicas, e até mesmo quais equipamentos ele poderá equipar - precisa ser comprado no quadro de licença antes de estar disponível para aquele personagem. A principal diferença entre o jogo base e o Zodiac Job System está justamente no quadro de licenças. Na primeira versão, existia apenas um enorme quadro disponível para cada personagem e não existia nada que limitasse o que é que os personagens poderiam ter acesso enquanto avançavam por ele. Dessa forma, ao chegar no fim do jogo seus personagens pod...

(Detonado) God of War III - Passo a passo completo em Português - 4a. parte

E no fim só haverá o caos! O SUBMUNDO --------------------------------------------------------------------------- Juízes do Submundo --------------------------------------------------------------------------- Esvazie os baús para conseguir orbes vermelhos, siga em frente balançando entre os pontos de pegada até chegar em uma plataforma espaçosa. O terceiro olho da Górgona e a primeira melhoria de barra de vida podem ser encontrados para a esquerda, entre os dois baús. Retorne até o objeto brilhante no centro da plataforma e então siga para receber o primeiro teste dos 3 Juízes Infernais. Teste 1: O Condenado: Bastante simples esse teste. Elimine todos os inimigos que aparecerem e as almas perdidas. evite que aos mãozinhas peguem as almas para não ficarem mais fortes. Teste 2 : A Perdição: O minotauro escondido no meio da confusão, torna a luta mais preocupante, mas dois movimentos ajudam bastante contra ele: Baterring Ram e Hyperion Ram. Quando os inimigos normais encostarem...

(FF XV) Dicas sobre o combate em Final Fantasy XV

Por André Anastácio. O combate de Final Fantasy XV é simples e bem intuitivo, mas isso não significa que não hajam vários aspectos mais sutis presentes. Quando tais aspectos são incorporados bem em sua gameplay, eles podem aumentar a sensação de estratégia e transformar o combate num verdadeiro show de acrobacias e dano. Nesse post eu irei apresentar os principais aspectos do combate para que você possa tirar o maior proveito possível das ferramentas disponibilizadas pelo jogo. Aspectos base do combate: Ataque (Blitz) - "Blitz" é como o jogo chama os combos automáticos feitos ao segurar o botão de ataque (● é o botão padrão). Cada arma possui uma sequência fixa de ataques e cada uma delas possui vantagens e desvantagens, criando um sistema bem situacional. Todas as armas executam Blitz, exceto as do tipo Machinery que simplesmente soltam um tiro por vez. Existem variações caso você execute Blitz enquanto segura o analógico de movimentação para qualquer uma das...

(Persona 5) Guia em Português para leitura de Livros (Books)

"Leia todos os livros, assim como na vida real a leitura é a chave para o conhecimento!" Existem 34 livros no Persona 5 que oferecem uma variedade de benefícios para você uma vez que são lidos. Alguns livros permitem um aumento para uma de suas estatísticas. Outros desbloqueiam vários locais, enquanto os livros restantes lhe dão uma habilidade relacionada a uma de suas atividades. Ler todos desbloqueia o troféu do Bookworm . O que ajuda a acelerar o processo é a leitura automática de livros. A leitura automática significa que, se você estiver lendo um livro sobre um local que já foi, você pode terminar imediatamente a leitura desse livro, uma vez selecionado. Isso permite que você leia outro livro, sem perder tempo. Isso aplica-se apenas a livros sobre destinação. Cleaning your room (Limpando o seu quarto) Título do livro  Capítulos  Recompensa  Leitura automática Yongen-Wanderer 1 Unlocks shortcuts to Ba...