Em Shadow of Colossus você é um cavalheiro que tem por única companhia um cavalo, Agro. Sem outra música que não a do vento quando cavalga por cenários vastos, belos e sem viva alma, em busca dos 16 colossus (grandes monstros) que deve derrotar para trazer de volta à vida sua amada Mono.
É difícil explicar a sensação deste jogo. É você, o silêncio e os magnificos colossus. Cada um representa um desafio diferente a ser vencido. Alguns tão maravilhosos que dão tristeza e pena de matar. Fascinante!!!
Aqui uma review do game e aqui um post que narra toda a estória, obviamente com spoilers.
Ico, dos mesmos produtor e designer (diretor e designer Fumito Ueda e produtor Kenji Kaido, da Team Ico), trás um menino com chifres preso em uma torre juntamente com uma menina de aparência fantasmagórica. Eles não falam a mesma lingua, mas precisam um da colaboração do outro para escaparem da torre. Ele protege-a das sombras ameaçadoras. Ela é frágil, indefesa (e até mesmo meio burrinha. lol) e tem que ser puxada pelas mãos por Ico durante praticamente todo o jogo. Em compensação, ela consegue abrir os portais mágicos que encontram pela frente.
Como em Shadow of Colossus, não existem outras pessoas e nem mesmo outros lugares. São apenas os dois personagens principais, as sombras e o inimigo oculto. E o contraste entre a fragilidade e ao mesmo tempo a força de ambos na luta contra as onipresentes sombras.
Aqui um review do jogo e aqui um post com a estória completa, igualmente com spoilers.
Para muitos apenas lendas do ps2. Eu joguei ambos. Belíssimos e prova de que bons games podem ser feitos de forma simples.
Os dois constam em minha lista "TOP 10" dos melhores que joguei.
Com o mesmo time fazendo agora o lindíssimo The Last Guardian, uma preciosidade que aguardo ansiosa (estará presente na TGS), estes dois grande títulos foram relembrados e rumores corriam sobre uma remasterização em HD.
(O vídeo de The Last Guardian pode ser visto aqui.)
E não é que a Wallmart americana disponibilizou a já chamada Coleção Ico/Shadow of Colossus para compra em preorder? Sem maiores detalhes, sem data prevista, mas está lá, como podem conferir aqui.
Não sei se foi um erro ou se é mesmo para valer, mas sei que estes dois realmente valem a pena jogar. Quem não conhece, fique de olho. Quem gosta de jogo de arte, com visual diferente e bonito, boas estórias e lutas impecáveis não vai se arrepender.
ATUALIZAÇÃO (15/09/10):
Remasterizações confirmadas hoje pela revista Famitsu. No japão serão lançados em dvds independentes e na América e Europa em cd conjunto. Ainda sem data anunciada.
Comentários