Pular para o conteúdo principal

E3 2012: A ausência de jogos desenvolvidos em casa na E3 não é o único problema da Square Enix.


Quando a E3 encerrou no ano passado, pelo menos um executivo da Square Enix não estava sentindo-se muito feliz com o futuro. Desanimado pela forte ênfase nos títulos de desenvolvimento ocidental, Koji Taguchi foi ao Twitter para expressar seu descontentamento.

"Quando se fundiu com a Eidos que tinha jogos como Tomb Raider, Hitman e Deus, como uma empresa foram capazes de manter a identidade." Taguchi escreveu. "Mas o declínio nos títulos japoneses é quase  humilhante. Esta foi uma semana em que fiquei preocupado diariamente sobre como podemos consertar isso."

Não mudou muito nos anos seguintes - ou até piorou, a divisão só está ficando mais pronunciada. Com Final Fantasy XIII-2 agora no mercado, os porta-estandartes na E3 2012 para franquias tradicionais da Square Enix serão Kingdom Hearts Dream Drop Distance e Theatrhythm Final Fantasy. Enquanto isso, o grosso da mostra voltará a ser dominada por títulos de ação como Tomb Raider, Hitman: Absolution e Sleeping Dogs - o tipo de coisa que ninguém teria associado com a Square Enix há cinco anos.

A falta de desenvolvimento in-house não é a doença, porém, mas o sintoma. O problema real é muito mais profundo do que isso.

Sobre isto, a razão para a ênfase maior da Square Enix nos jogos desenvolvidos no ocidente deve ser bastante óbvia. Para melhor ou pior, jogos de acção têm vindo a fazer muito bem para a Square Enix. No ano passado, Deus Ex Human Revolution vendeu mais de 2 milhões de unidades em todo o mundo dentro de seus primeiros meses no mercado e foi amplamente considerado como um dos melhores jogos de 2011. Em 2010, a Avalanche Studios desenvolveu Just Cause 2 que foi um sucesso inesperado, acumulando mais de um milhão de vendas.

Na sequência com a surpresa do sucesso de Just Cause 2, a Square Enix começou a lançar os dados em outros jogos de segunda linha de ação, esperando obter resultados semelhantes. Depois a Activision soltou True Crime: Hong Kong, e a Square Enix pulou para pegar o projeto, provavelmente na esperança de marcar a sua própria versão de Linha Santa com investimento relativamente baixo. O presidente da Square-Enix dos EUA, Mike Fischer chamou a Activision de 'louca' para deixar o recém-renomeado Sleeping Dogs escapar: "Eu amo a emoção que sinto em lançar um jogo como Sleeping Dogs quando ninguém vê isso chegando. E então, boom, é a surpresa do feriado. O jogo está saindo no início do ano, por isso tem tempo para encontrar seu público. "

O aumento de empreendimentos ocidentais publicados pela Square Enix coincidiu com as lutas de seu próprio desenvolvimento in-house para encontrar tração ao longo da atual geração. Final Fantasy XIII-2 é considerada um sucesso por ter vendido um pouco mais de um milhão de cópias, ganhando um lugar ao lado de Deus Ex em relatórios financeiros da Square Enix, mas no geral, as expectativas foram ajustadas para a franquia cujos títulos já dominaram a temporada de férias. Final Fantasy Versus XIII ainda tem que aparecer e Square Enix ainda está tentando se recuperar do desastre de alto nível de Final Fantasy XIV.

Com a exceção de Dragon Quest IX, a Square Enix tem encontrado principalmente sucesso com remakes e spinoffs. Final Fantasy IV foi portado ou refeito pelo menos três vezes desde 2005, a versão mais recente vem do ano passado. Kingdom Hearts está em sua quarta spinoff consecutiva. No PSP, uma tentativa de renascimento de Parasite Eve foi recebida com um encolher de ombros coletivo em casa e no exterior. Os problemas vieram à tona em 2011 quando a Square Enix acabou com uma perda de 12.000 milhões de ienes para o ano fiscal anterior, em grande parte em consequência do referido Final Fantasy XIV. Dado como responsável pela perda, O CEO da Square Enix, Yoichi Wada admitiu: "Nosso desenvolvimento de jogos tornou-se mais fraco do que o esperado. A recuperação vai demorar um ou dois anos.". Desde então, a ordem foi de ganhar dinheiro por qualquer meio possível.

Durante o ano passado, as coisas ficaram um pouco melhor. Final Fantasy XIII-2 foi um sucesso relativo, as finanças da Square Enix se recuperaram, e não há razão para não ser otimista de que Dragon Quest X continuará a longa tradição da franquia de dominar o Japão. Mesmo Final Fantasy Theathrythm parece que poderia assumir de forma encantadora a rica tradição da franquia musical. Mas a longo prazo, o desenvolvimento in-house permanece estagnado. Apesar do hype considerável e especulação, tanto Kingdom Hearts III quanto Final Fantasy Versus XIII, até agora não se materializaram. Além de Dragon Quest X, o único outro grande projeto in-house no horizonte é o Final Fantasy X HD - mais um remake.

Enquanto isso, a Square Enix agora se sente como uma empresa com transtorno de personalidade múltipla. Executivos de Negócios gostam de usar o termo "competências essenciais" para falar sobre a estratégia da empresa. Em termos leigos, isso significa que uma empresa deve se concentrar naquilo que no qual é boa. Em seus anos de glória, o núcleo da competência da Square Enix foi fazer jogos com custos de produção elevados, grandes histórias e uma certa centelha de originalidade - geralmente RPGs. Quando E3 2012 abrir na próxima semana, porém, será mais óbvio do que nunca que a Square Enix se afastou de seus valores originais como desenvolvedora. Seu estande será a casa de um amontoado de propriedades - os Kingdom Hearts tradicionais, o lunático Conundrum Quantum e o atirador hardcore Hitman: Absolution, para não mencionar uma bagunça de jogos para celular. A única coisa que essas propriedades têm em comum é que eles poderiam ganhar dinheiro para Square Enix em algum ponto no futuro próximo.

E é aí que reside o problema. Embora estes jogos possam realmente manter a Square-Enix no azul, eles também são indicativos da falta de uma estratégia global. O esforço para agarrar apenas o que parece funcionar provocou uma parada séria no desenvolvimento original da casa Square Enix e resultou em alguns trechos estranhos, como a decisão de publicar o extremamente fraco Dungeon Siege III. Quando Taguchi
lamenta a falta de jogos japoneses no estande da E3 da Square Enix, ele também está lamentando a falta do editor com qualquer tipo verdadeiro de identidade.

Enquanto esta situação se mantiver, a Square Enix vai continuar cambaleando de projeto para projeto, apoiada em sucessos do passado e tentando transformar castoffs de outra editora em ouro. É a marca, em outras palavras, de uma empresa em declínio e até mesmo se a Square Enix conseguir encontrar algum sucesso a curto prazo com Sleeping Dogs, não há qualquer razão para acreditar que seus melhores dias estarão por trás dele.

Autora: Kat Bailey é uma contribuinte 1UP que assistirá à sua terceira E3 neste ano. Onde uma vez ela teria imediatamente corrido para conferir o estande da Square Enix, quase imediatamente, agora pode acabar passando inteiramente este ano. Bem, ok, ela pode ter que jogar através de Batalha na Ponte Grande apenas uma vez em Theatrhythm Final Fantasy, em nome dos velhos tempos.

Fonte

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

(FFXIII-2) É o fim? O que está acontecendo com a Square-Enix?

Gráfico do preço das ações da Square-Enix de 2008 a hoje. Fonte Em todos os lugares que leio as pessoas estão aturdidas e se perguntam: o que ela está pensando? O que ela está fazendo? Onde quer chegar? O que quer fazer? WTF!!! O que é isto? Ela tinha a melhor franquia de jRPGs, uma base sólida e ávida de fãs que apenas desejavam que fizesse o que sempre fez: excelentes jogos, com boas estórias, personagens carismáticos, mapas grandes para exploração, áreas secretas, lutas com chefes poderosos e um final coerente, no PS3 e/ou Xbox360. Ao invés disto, vimos toneladas de jogos para telinha (PSP/DS/Celulares), um MMO trágico e um único jogo (Final Fantasy XIII) para grandes consoles com um enredo picotado e confuso. Ainda assim vendeu bem e os fãs aguardaram pacientemente pelo que se anunciava ser o melhor de todos, Versus XIII. A maioria de nós aceitou quando Versus foi postergado e em seu lugar anunciaram a vinda de Final Fantasy XIII-2, porque queríamos a oportunidade de dar

(FF XV) Capítulo 1 - Parte 1a - Hammerhead Region, com mapa, tesouros, missões, etc...

Abra a imagem em uma nova guia para usar o zoom e ver tudo. Tentei fazer uma gambiarra com fotos do mapa. Acho que vai dar para entenderem, com alguma boa vontade. Mostra todos os tesourinhos, com legenda ao lado. No topo central a lista das sidequests da história.  No mapa, as linhas começadas em pontos azuis são Sidequests opcionais e recomendadas pelo guia, os pontos verdes são Tours e os amarelos são Hunts. Acho que este início é mais para a gente se localizar mesmo. Eu fiquei um tempão zanzando pelo mapa e recolhendo os tesouros. Peguei a espada longa que é o ponto U4 (muito boa!) - a espada que está no ponto verde (U6) é só pós game - e os acessórios I3 e G1, além dos Mega-Elixires e e Mega-Phoenix (P1 e P2) e um monte de cacareco que ainda não sei para que serve. PELO AMOR DE FF: não vá sair por aí vendendo NADA! NADA é NADA! Passe fome, durma em acampamentos, lute com as mãos se for preciso, mas não venda nada até sabermos o que pode ser vendido ou não. Isto é

Resonance of Fate: tudo aqui (detonado, críticas, estória, dicas, gil, rare itens, roupas, armas, farms). É só clicar.

POST DE 2018 SOBRE VERSÃO 4K PARA PS4: Batalhas instigantes e beleza mágica mesmo após 8 anos POSTS DE 2010, VERSÃO PS3: INTRODUÇÃO Meu próximo jogo Primeiras Impressões Segundas Impressões Vídeo review da Game Trailer com tradução Vídeo - Capítulo 12 - The Wedding TUTORIAL DA ARENA Lições 1 a 3 Lições 4 a 6 Lições 7 a 11 Lições 12 a 16 WALKTHROUGHS (detonados) Playthrough do Destin MEU JOGO Prologue Capítulo 1 Fim de Resonance of Fate Retornando após meses JOGO DO BRUNO Capítulo 2 Capítulo 3 Capítulo 4 Capítulo 5 Capítulo 6 Capítulo 7 Capítulo 8 Capítulo 9 Capítulo 10 Capítulo 11 Capítulo 12 Capítulo 13 GIL Dinheiro infinito Esconderijo do Vashyron TRI-ATTACK: Esquema sem erros Wallpapers Lista de Conquistas/Troféus A importante questão das calcinhas de Leanne ..... Uma boa forma de ganhar dinheiro no jogo são as lutas da Arena. Quanto mais você avançar mais bem pago será. Além disto, as lutas são uma ótima form

(FF XV) Pós game: Costlemark, lvl 99 - Simplesmente a melhor parte de Final Fantasy XV

Finalmente! Depois de tanto ouvir falar do temível Costlemark lvl 99 eu me senti preparada para ao menos tentar. O mais chato da preparação foi o farm de AP. Além de tudo o básico, como os 3 acessórios para todos, eu queria ter a aba de recuperação completa e na aba de magia o nódulo que aumenta o poder em 100, além de mais uma ou outra coisinha aqui e ali. Também fiz questão de farmar o acessório v1 do Ângelus. Infelizmente não consegui nenhum V2, mas o V1 já ajuda muito. Bico de Zu também é chato e lento de farmar. Acabei nem pegando todos que queria e resolvi arriscar com apenas 21, usando 7 para criar magias de fogo, gelo e eletricidade com quebra de nível de dano lvl 99. Cada 7 fez 13 magias, de forma que tinha 39 magias com quebra de nível de dano. Mas as magias que realmente me importavam eram as de cura. Eu criei unimancias (pode sair fogo, gelo ou eletricidade) para equipar nos meninos e magias de cura com cada elemento para o Noctis, já que ele poderia escolher qua

FFXIII - Tá tudo aqui! (detonado, críticas, estória, dicas, gil, rare itens, farms) Só clicar.

FINAL FANTASY XIII - Indíce geral dos posts História do jogo traduzida A verdadeira história PERSONAGENS Lightning Snow Hope Filhote de Chocobo MEU JOGO Capitulos 1 a 4 Capítulos 5 e 6 Capítulo 7 a Capítulo 7 b Capítulo 8 Capítulo 9 a Capítulo 9 b Capítulo 9 c Capítulo 10 a Capítulo 10 b Capítulo 11 a Capítulo 11 b Capítulo 11 c Capítulo 11 – Mah’Habara a Capítulo 11 – Mah’Habara b Capítulo 11 – Sulyya Springs Capítulo 11 – Taejin Towers Capítulo 11 – Oerba a Capítulo 11 – Oerba b Capítulo 12 - Eden Capítulo 13 – Bosses finais Capítulo 13 - Final Grandioso Pós Game – Titan’s Trial Pós Game - Organizando Pós Game – Círculo de Stones Pós Game – A saga das tartarugas Pós Game –Long Gui Pós Game – Good Bye Trailer de FFXIII dublado em português PULSE Chocobos Mapa de Chocobos e tesouros Primeiro passeio Escavando Tesouros Tesouros e nova área MISSÕES l’CIE STONES As l´Cie Stones Guia das 64 missões Dicas iniciais Lost Retificaçõ