Pular para o conteúdo principal

A queda do valor das ações da Square-Enix e a importância de Versus e Agito

Gráfico retirado daqui.

Daniel enviou-me um post da Geek contando que um fã enraivecido após uma sessão noturna particularmente frustrante em FFXIV, na manhã seguinte vendeu seus 1% de ações da Square-Enix, causando uma queda de 3% no preço das ações.

Não tenho a mínima idéia se é verdade ou não, mas fiquei pensando se não haveria uma ligação entre a reação dos fãs e o preço das ações. Fui lá conferir e aí está. Este é o gráfico estatístico da variação do valor das ações da Square-Enix ao longo dos últimos 2 anos.

Ações em queda livre desde o início de 2.008. Os pontos de recuperação, na primeira metade do gráfico, jun/jul de 2.009, correspondem à data de lançamento de Dragon Quest IX (um verdadeiro sucesso) e na segunda metade do gráfico às datas de lançamento de FFXIII, Dez/09 no Japão e Mar/10 no Ocidente. O último morrinho mais alto do quadro corresponde à data de lançamento oficial de FFXIV. Basta observar o que ocorre na sequência: mais queda.

Seria necessário ter todas datas de lançamentos e fatos relativos a games para fazer uma análise decente, mas é claro - ululantemente evidente - que as ações estão em queda livre nos últimos 2 anos.

Basicamente a Square-Enix perdeu metade de seu valor, mesmo com todas as aquisições, fusões, parcerias, etc... O dinheiro que deixou de ganhar com venda de games não é nada perto do que perdeu (e seus sócios) com a queda do valor das açoes.

Temos que levar em consideração a crise mundial neste período e a reconhecida crise na indústria de games japoneses, dois pontos que afetam a todas empresas de games japonesas e não apenas a Square-Enix. Mas, considerando isto de um lado e de outro o fato de que a Square-Enix cresceu como empresa, comprando outras, estabelecendo parcerias e lançando novas franquias, dá um empate técnico diria.

Daniel e eu conversamos muito, por diversas vezes, sobre a importância de Versus ser bem sucedido não apenas para a Square-Enix como para todos os próximos lançamentos. Agora tenho a dimensão do quão importante é.

Não deixo de ficar preocupada ao ver o cenário, mas ao mesmo tempo, sempre senti-me impotente como fã e vendo estes resultados, percebo que nós temos uma voz dentro da Square e muito mais poderosa do que imaginávamos.

Somos nós que determinamos o desenho deste gráfico, para o bem ou para o mal.

Nossa reação aos próximos lançamentos (Agito e Versus) pode recuperar este quadro ou piorar ainda mais.

Ainda que um único jogo bem sucedido dificilmente faria o valor das ações retornar aos valores anteriores à 2.008, melhoraria, sem dúvida e criaria um cenário de otimismo propício à elevações futuras, de forma que a empresa teria incentivos (e investimentos) para continuar criando outros jogos.

Ontem li em algum lugar que um grande jogo não se faz com menos de US$ 5 milhões. Para todas as S/As, este valor não sai da venda de games e sim da confiança de quem investe em suas ações e é por isto que um clima de otimismo é tão importante.

Pensando por este lado dá para entender melhor também a presença constante, praticamente diária, de Nomura, Campos, Kitase e outros poderosos no Twitter de 3rd. Birthday. Por que eles se dão a este trabalho? Para tornarem-se mais próximos. Para estabelecerem um diálogo conosco. Para manterem o clima de otimismo e confiança.

E parece estar dando muito certo. A expectativa é a melhor possível para o jogo, mesmo não sendo nenhum FF.

Agora, para Versus e Agito não tem Twitter. Por que? Talvez o twitter de 3rd. Birthday tenha sido um teste, uma experiência, que em resultando positiva, estenda-se à jogos mais importantes.

Eles não podem arriscar com Versus e Agito.

Sinceramente não gostaria ser Nomura neste momento. É muita pressão!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FFXIII - Capítulo 11 - Mah'Habara - Continuação

Átomo, um veículo bem esquisito! lol Seguindo o caminho reto da mina (Maw of the Abyss) fui enfrentando bombas, robôs e puddins, alguns em formatos novos. Tem um robô mais parrudo (Boxed Phalanx) que aparece junto com dois ou três robôs comuns. Ele sumoniza estes robozinhos, e se for neles a luta não acaba nunca. Vá direto ao grandão. Quando cheguei na área chamada The Earthworks, tem cutscene nova e os shops ganharam novos itens. É um bom local para decidir sobre suas armas, porque Plautus recebe novas opções e bem razoáveis. Ao final tem um Juggernaut (1.564.000 de vida) opcional. Resolvi encarar e não é que matei? O que não faz uma equipe Killer e uma arma Peacemaker? :DD Prosseguindo para Flower Fissure, Vanille enfim ganhou seu summon, Hecatoncheir. Mesma coisa que os anteriores: preocupe-se em ficar vivo. Ele é bem violento. Se puder, ataque. Quadrado quando a barra encher. Se você está seguindo as missões das l’Cies Stones, aqui haverá a pedra para o monstro 18. Mesmo q

(FF XV) Capítulo 1 - Parte 1a - Hammerhead Region, com mapa, tesouros, missões, etc...

Abra a imagem em uma nova guia para usar o zoom e ver tudo. Tentei fazer uma gambiarra com fotos do mapa. Acho que vai dar para entenderem, com alguma boa vontade. Mostra todos os tesourinhos, com legenda ao lado. No topo central a lista das sidequests da história.  No mapa, as linhas começadas em pontos azuis são Sidequests opcionais e recomendadas pelo guia, os pontos verdes são Tours e os amarelos são Hunts. Acho que este início é mais para a gente se localizar mesmo. Eu fiquei um tempão zanzando pelo mapa e recolhendo os tesouros. Peguei a espada longa que é o ponto U4 (muito boa!) - a espada que está no ponto verde (U6) é só pós game - e os acessórios I3 e G1, além dos Mega-Elixires e e Mega-Phoenix (P1 e P2) e um monte de cacareco que ainda não sei para que serve. PELO AMOR DE FF: não vá sair por aí vendendo NADA! NADA é NADA! Passe fome, durma em acampamentos, lute com as mãos se for preciso, mas não venda nada até sabermos o que pode ser vendido ou não. Isto é

(FF XV) Capítulo 1 - Parte 1b e 2 - Deu o que tinha para dar.

Capítulo 1 - Parte 1b: Ainda no Hammerhead Pois é. Fiz questão de experimentar tudo neste início, porque não queria depois saber que poderia ter feito algo e não fiz e perder ou sei lá. Então, fiz tudo: Peguei todos os tesouros disponíveis na região (vejam no mapa postado na parte 1a) e mais alguns novos, pois depois de cada caçada, o dono das Hunts atualizava meu mapa e para minha surpresa apareceram novos tesouros, não listados no mapa. Peguei até uma nova espada, meio chinfrim, mas peguei. lol O guia recomendava fazer duas quests do tipo Carro Quebrado e duas do tipo Resgate/Salvamento. As missões do tipo Carro Quebrado (espero que seja esta a tradução em português) são bem simples: tudo o que precisamos fazer é manter um estoque de kit de reparos  que podemos comprar na lojinha do Hammerhead e quando topamos com algum carro quebrado na beira da estrada fornecemos o kit. Missão do tipo Carro Quebrado As missões do tipo Resgate seguem o mesmo estilo, a diferença é

FFXIII - Tá tudo aqui! (detonado, críticas, estória, dicas, gil, rare itens, farms) Só clicar.

FINAL FANTASY XIII - Indíce geral dos posts História do jogo traduzida A verdadeira história PERSONAGENS Lightning Snow Hope Filhote de Chocobo MEU JOGO Capitulos 1 a 4 Capítulos 5 e 6 Capítulo 7 a Capítulo 7 b Capítulo 8 Capítulo 9 a Capítulo 9 b Capítulo 9 c Capítulo 10 a Capítulo 10 b Capítulo 11 a Capítulo 11 b Capítulo 11 c Capítulo 11 – Mah’Habara a Capítulo 11 – Mah’Habara b Capítulo 11 – Sulyya Springs Capítulo 11 – Taejin Towers Capítulo 11 – Oerba a Capítulo 11 – Oerba b Capítulo 12 - Eden Capítulo 13 – Bosses finais Capítulo 13 - Final Grandioso Pós Game – Titan’s Trial Pós Game - Organizando Pós Game – Círculo de Stones Pós Game – A saga das tartarugas Pós Game –Long Gui Pós Game – Good Bye Trailer de FFXIII dublado em português PULSE Chocobos Mapa de Chocobos e tesouros Primeiro passeio Escavando Tesouros Tesouros e nova área MISSÕES l’CIE STONES As l´Cie Stones Guia das 64 missões Dicas iniciais Lost Retificaçõ

FFXIII - Montando uma equipe KILLER

Clique para ver maior em outra janela. Não estou satisfeita com minha equipe principal. Montei meio intuitivamente, mas penso que poderia render mais. Estive procurando informações sobre como aperfeiçoar e encontrei o gráfico acima. Como tenho um estilo mais agressivo, pensei em ter dois caracteres com perfil principal voltado a luta em si (COM/RAV/SEN) e um personagem para cura e alteração de status (MED/SYN/SAB). Com base neste pensamento, montei a tabela abaixo, tentando identificar os melhores em cada atividade. COM RAV SEN SYN SAB MED O MELHOR Fang Light Snow Sahz Hope Vanille Hope O 2º MELHOR Light Hope Fang Light Vanille Hope Vanille E dela passei para a seleção propriamente dita, comparando os personagens e começando com o perfil voltado para MED/SAB/SYN: COM RAV SEN SYN SAB MED HOPE 2º 1º 2º 1º VANILLE 2º 1º 2º SA