Pular para o conteúdo principal

A queda do valor das ações da Square-Enix e a importância de Versus e Agito

Gráfico retirado daqui.

Daniel enviou-me um post da Geek contando que um fã enraivecido após uma sessão noturna particularmente frustrante em FFXIV, na manhã seguinte vendeu seus 1% de ações da Square-Enix, causando uma queda de 3% no preço das ações.

Não tenho a mínima idéia se é verdade ou não, mas fiquei pensando se não haveria uma ligação entre a reação dos fãs e o preço das ações. Fui lá conferir e aí está. Este é o gráfico estatístico da variação do valor das ações da Square-Enix ao longo dos últimos 2 anos.

Ações em queda livre desde o início de 2.008. Os pontos de recuperação, na primeira metade do gráfico, jun/jul de 2.009, correspondem à data de lançamento de Dragon Quest IX (um verdadeiro sucesso) e na segunda metade do gráfico às datas de lançamento de FFXIII, Dez/09 no Japão e Mar/10 no Ocidente. O último morrinho mais alto do quadro corresponde à data de lançamento oficial de FFXIV. Basta observar o que ocorre na sequência: mais queda.

Seria necessário ter todas datas de lançamentos e fatos relativos a games para fazer uma análise decente, mas é claro - ululantemente evidente - que as ações estão em queda livre nos últimos 2 anos.

Basicamente a Square-Enix perdeu metade de seu valor, mesmo com todas as aquisições, fusões, parcerias, etc... O dinheiro que deixou de ganhar com venda de games não é nada perto do que perdeu (e seus sócios) com a queda do valor das açoes.

Temos que levar em consideração a crise mundial neste período e a reconhecida crise na indústria de games japoneses, dois pontos que afetam a todas empresas de games japonesas e não apenas a Square-Enix. Mas, considerando isto de um lado e de outro o fato de que a Square-Enix cresceu como empresa, comprando outras, estabelecendo parcerias e lançando novas franquias, dá um empate técnico diria.

Daniel e eu conversamos muito, por diversas vezes, sobre a importância de Versus ser bem sucedido não apenas para a Square-Enix como para todos os próximos lançamentos. Agora tenho a dimensão do quão importante é.

Não deixo de ficar preocupada ao ver o cenário, mas ao mesmo tempo, sempre senti-me impotente como fã e vendo estes resultados, percebo que nós temos uma voz dentro da Square e muito mais poderosa do que imaginávamos.

Somos nós que determinamos o desenho deste gráfico, para o bem ou para o mal.

Nossa reação aos próximos lançamentos (Agito e Versus) pode recuperar este quadro ou piorar ainda mais.

Ainda que um único jogo bem sucedido dificilmente faria o valor das ações retornar aos valores anteriores à 2.008, melhoraria, sem dúvida e criaria um cenário de otimismo propício à elevações futuras, de forma que a empresa teria incentivos (e investimentos) para continuar criando outros jogos.

Ontem li em algum lugar que um grande jogo não se faz com menos de US$ 5 milhões. Para todas as S/As, este valor não sai da venda de games e sim da confiança de quem investe em suas ações e é por isto que um clima de otimismo é tão importante.

Pensando por este lado dá para entender melhor também a presença constante, praticamente diária, de Nomura, Campos, Kitase e outros poderosos no Twitter de 3rd. Birthday. Por que eles se dão a este trabalho? Para tornarem-se mais próximos. Para estabelecerem um diálogo conosco. Para manterem o clima de otimismo e confiança.

E parece estar dando muito certo. A expectativa é a melhor possível para o jogo, mesmo não sendo nenhum FF.

Agora, para Versus e Agito não tem Twitter. Por que? Talvez o twitter de 3rd. Birthday tenha sido um teste, uma experiência, que em resultando positiva, estenda-se à jogos mais importantes.

Eles não podem arriscar com Versus e Agito.

Sinceramente não gostaria ser Nomura neste momento. É muita pressão!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FFXIII - Capítulo 11 - Taejin Towers

Antes de entrar na Taejin Towers, há um save. Depois será atacado por um daqueles pássaros gigantes e enfrentará lobos em novo formato, mais resistente, mas um por vez. Depois da adrenalina das lutas de Sulyya, é um anti-climax lutar com este lobinho. lol Uma l'Cie Stone propõe a missão 20, opcional, mas importante de ser feita por dois motivos: desbloqueia a leitura do alfabeto de Pulse e transforma-se em Teleporte depois. A marca está pertinho, na entrada da torre e não é difícil. Primeiro piso - Ground Tier No térreo estão 3 Summons Samurais empedrados. Aparentemente são amigos e inimigos dos fal'Cie e vão ajudar a equipe porque a torre está infestada de inimigos. A cada um dos 7 andares darão missões que terão que ser cumpridas para ganhar acesso a novo level. São as 21 a 26 que, completas, rendem o título de Monumental Ally. Pegue as 3 esferas do térreo antes de entrar no elevador e ir para o segundo piso. Segundo piso - Second Tier Aceite a primeira missão ...

FFXIII - Como usar os materiais e sintetizadores para upar armas e acessórios

Já tive algumas consultas sobre o tema e hoje, à pedido do Marcony, faço este post. Primeiro é importante entender a diferença entre upar e sintetizar. UPAGEM: Quando você upa uma arma ou acessório, apenas vai aumentar seu level em força ou magia ou qualquer que seja seu atributo, mas continuará sendo a mesma arma ou acessório. Todos tem um level máximo à partir do qual não é mais possível upar. As armas e acessórios que já foram upados ao último level ganham uma estrelinha ao lado de seu nome. SINTETIZAÇÃO: é a mudança de forma da arma ou acessório que já foi upado até o máximo level e que pode ser transformado(a) em outro(a) arma ou acessório com a ajuda de materiais apropriados. Este novo equipamento então poderá ser novamente upado até seu máximo level, ganhando nova estrela. Todas as armas podem ser sintetizadas 2 (duas) vezes, sendo que todas as armas possuem 3 formas totais. Em cada forma ela terá um nome diferente e leveis sempre mais altos. Para os acessórios não exis...

(Dragon Quest IX) Quest list completa em português - Parte 1

Quest #001 - One Good Turn Localização: Angel Falls; garota em frente à igreja Objetivo: Dar-lhe uma Tangleweb. Solução: Pegue uma do outro lado do rio próximo à Angel Falls. Recompensa: Sleeping Hibiscus Pré-requesito: Não Repete: Sim Notas: Também pode comprar Tangleweb à partir de Batsureg. Quest #002 - Pleased As Punch Localização: Stornway; garota na igreja Objetivo: Fazer um Air Punch Party Trick Solução: Atribua Air Punch ao seu Party Trick e execute-o em frente à garota pressionando B e selecionando o botão atribuído ao Air Punch. Recompensa: Pirouette Party Trick Pré-requesito: Não Repete: Não Notas: Não Quest #003 - We Like To Party Localização: Stornway; garota na igreja Objetivo: Fazer um Pirouette, Clap, Jump e Air Punch consecutivamente. Solução: Atribua os movimentos de Party Tricks e mapeie-os no botão da seta para baixo. Pressione B + seta para baixo e para executar os movimentos em frente à garota. Recompensa: Pray Party Trick Pré-requesito: T...

Final Fantasy XIII - Rare Itens

Atualização ACESSÓRIOS: COLLECTOR CATALOG – 100.000 para compra, 50.000 para venda. Aumenta o rate para coleta de itens no final da luta. Missão l’Cie 08. Cap. 11 – Faultwarrens – Haerii Archaeopolis CONOSSIEUR CATALOG – 125.000 para venda. Aumenta o rate para coleta de rare itens no final da luta. Evolução rápida do Collector, através do catalizador Minar Stone. RIBBONS – 10 para venda. Aumenta o rate para coleta de itens no final da luta. Chocobo Treasure Hunt mini-game ou em Flowering Cactuars em Faultwarrens ou desmanche da Goddess Favor (ver abaixo) ou rare drop do Vercingetorix, monstro em Paddraean Archaeopolis, missão 64. GENJI GLOVE – 10 para venda. Altera o limite de damage de 99.999 para 999.999. Missão 62, 63 ou 51 (se missões 30 a 50 concluidas). TETRADIC CROWN – 15.000 para venda. Critical Tetradefense. Ganha missão 7 (dica do Diego) ou derrotando o Cid em Fifth Ark. TETRADIC TIARA – 40.000 para venda. Auto tetradefense. Sintetizada da Tetradic Crown com Sc...

FFXIII - Final grandioso

Cheguei ao final da estória agora. Emocionada ainda. Chorei até... Não pretendia acabar hoje, mas não pensei que seria assim. Ainda mais com fases crescentes em tempo de execução. Demorei dez dias no Capítulo 11. Fui para a fase 12, Eden e é muita adrenalina, luta após luta, sem fim, praticamente sem pausas. Mata não sei quantos monstros, atualiza a Crystalium, upa armas, salva e começam outras lutas. Os monstros são cada vez mais fortes, a experiência e os prêmios também e fui indo, indo, sem conseguir parar, empolgada com as lutas, com o visual espetacular, com a agilidade dos acontecimentos, com o ritmo que se impunha e arrastava-me como um vendaval. Quando vi, estava já na última fase, em Orphan Cradle. Ia parar? Não, lógico que não. Depois de tantas lutas, exausta, pensei: - "Agora só tem o chefão. Vou dar uma olhadinha e amanhã termino." kkkkk E fui e fui e fui. Chega uma hora em que é luta atrás de luta e no intervalo não dá nem para usar itens, quan...