Pular para o conteúdo principal

(PS3) Atelier Rorona: autêntico JRPG com lançamento em 28/10/10


Conforme prometido, volto (mais cedo do que imaginava) com uma notícia relevante que é o lançamento de um autêntico JRPG para consoles atuais - no caso, o PS3. Até onde sei este é o primeiro JRPG a ser lançado desde Resonance of Fate, em 26/03/10.

Estava tão concentrada na Square e em Versus, que este jogo passou despercebido na E3 2010. Obrigada ao Jeff por indicar-me dentro dos comentários. :D

Atelier Rorona é o quarto da série Atelier. Os anteriores foram Atelier Iris 1, 2 e 3, todos para Playstation 2, com releases em 2005, 2006 e 2007.

Eu joguei dois destes Ateliers Iris. Não teria jogado o segundo se não tivesse achado o primeiro ao menos satisfatório. De fato, embora tenha suas limitações e não tenha considerado o máximo em RPG, são jogos com um encanto suave e nostálgico e para quem gosta, como eu, de "cooking" é, com perdão pelo trocadilho, "um prato cheio". rs



Gamespot deu nota 6 ao jogo, com vários elogios à parte gráfica e ao sistema de "cooking", mas com restrições aos prazos limitantes para tarefas. Os usuários foram mais generosos, com nota 8,6. Segue tradução de sua review:

"Gamespot Review de Atelier Rorona: O Alquimista de Arland

Atender a prazos e exploração superficial prejudicam a diversão deste jogo role-playing focado em crafting.

O Bom

* Sólido sistema de crafting
* Personalização de artes
* Encanto visual
* Boa música.

O Ruim

* Sistema de Restrição de prazos
* Raso, exploração ofuscada
* Combate fraco.

Atelier Rorona: O Alquimista de Arland é um role-playing game que coloca um sistema de crafting viciante na sua frente, permitindo que você crie vários itens e equipamentos customizáveis. a primeira incursão da série em 3D convida-o a explorar, com personagens em cel-shaded e ambientes incríveis que atraí-lo com uma estética pintada. Infelizmente, um limite de tempo estraga a aventura autoritária, mantendo-o tão focada em prazos que você se esforça para jogar como puder.

O simples sistema de crafting permite que você faça uma variedade de itens.

Você está escalado como Rorona, uma jovem aprendiz de alquimia que trabalha no pequeno reino de Arland. Por causa da extrema impopularidade do seu senhor, o rei decidiu fechar sua oficina a menos que você possa melhorar a sua reputação por crafting para o reino. Você faz amizade com vários personagens excêntricos para a aventura incluindo um bardo que tenta seduzi-la e uma cozinheira que luta com uma panela gigante de fritura. A história é bastante previsível e, por vezes estranho, com vários personagens fazendo piadas pervertidas, a expensas do Rorona. No entanto, também é ótimo em alguns pontos, abrangendo amizades de longa data e brotação romances em histórias paralelas personagem.

Um sistema de elaboração de satisfação está no cerne da jogabilidade. O jogo é dividido em 12 tarefas, com cada uma medindo 90 dias. Embora a maioria das atribuições de lhe pedir para fazer itens básicos, mantêm-se difícil porque os envios são graduais, que o incentiva a criar produtos melhores. O sistema de crafting é fácil de usar, incorporando um sistema de ranking para ingredientes que determina a qualidade de um item. Quanto maior a qualidade de um item, mais provável que você possa desbloquear o seu efeito, o que você aciona usando o item. Há muitos efeitos, incluindo habilidades especiais e boosters stat. Por exemplo, você pode aumentar significativamente a capacidade de uma pomada de cicatrização de recuperação ou o poder destrutivo de uma bomba. Cada ingrediente também carrega uma característica, que é um rótulo como "fedorento" ou "aromático". traços opostos se anulam mutuamente, mas os itens de fusão com a mesma característica reforça o efeito do produto final. É preciso muita habilidade para criar itens poderosos traços de gestão, e o processo se torna viciante empurrando você para produzir bens de qualidade superior.

O jogo inclui uma grande variedade de itens para fazer, incluindo alimentos, ferramentas e bombas. livros de alquimia desbloquear as receitas adicionais e é divertido para pesquisar textos raros. Apesar do grande volume de itens, você geralmente está preso elaborando os mesmos objetos para passar a sua atribuição. Isto é devido ao prazo estrito, que é severamente limitada. O prazo final se aproximando, muitas vezes o impede de explorar, porque tudo - de sintetizar uma torta para andar entre os mapas - dias custos. Você pode facilmente perder o prazo, se você explorar com muita freqüência, mas se aventurar muito pouco pode deixar você fraco para a próxima área, o que é frustrante. Esse fator tempo tem um impacto sobre side quests, também, porque reduz o número de empregos que você pode fazer enquanto ainda deixando tempo suficiente para artesanato para a sua atribuição ou explorar.

Exploração é mundano, mas pelo menos você fica fora da oficina, para que possa recolher os ingredientes. O jogo inclui nove regiões, cada um dividido em uma série de mapas. Cada mapa apresenta os itens que ela contém e as marcas de todos os pontos de encontro, por isso é fácil de conseguir o que você está procurando. Infelizmente, você não vai encontrar muita interatividade e desafio na exploração, puzzles envolvem pouco mais do que usar bombas para limpar o caminho. Alguns dos mapas implementam diversos caminhos, mas que rapidamente levam a becos sem saída, a exploração ainda é muito linear. O aspecto mais irritante é a incapacidade de sintetizar em campo, o que obriga você a retornar para a oficina quando você ficar sem espaço para itens. Você também pode encontrar alguns bugs, como uma corrida de repolho realizado em uma tela preta que não vai deixá-lo passar.

Um sistema de personalização de base permite que você faça artes distintas. Seu objetivo é sintetizar os itens de qualidade dos equipamentos, que pode levar a um ferreiro para forjar para você. Por exemplo, você pode criar uma única peça de armadura em pano com boas características, tais como "demônio repelir" ou "infligir veneno", que passam para a armadura resultante através de forjamento. Usando itens com características raras também destrava habilidades escondidas, tornando assim a sua arte personalizada ainda mais exclusiva. Apesar de ser divertido para projetar sua própria engrenagem, inimigos pushover torná-lo amplamente desnecessário.

O combate sem frescuras de Atelier Rorona baseado em turnos fica repetitivo rapidamente, em parte porque você repetidamente se enfrentam inimigos paleta trocado ataques que compartilham. Um punhado de aptidões e um indicador elementar fornecem uma quantidade mínima de profundidade. Usando uma habilidade básica elementar aumenta o calibre, permitindo-lhe acionar habilidades avançadas que correspondem ao elemento ativo. Essas habilidades avançadas são poderosos, mas discutível, porque a maioria dos inimigos morrem antes de levantar o indicador. O sistema de apoio é mais útil, permitindo-lhe provocar ataques de seus aliados extra após ter recebido danos, o que acelera o combate.

Um projeto bonito, personagem cel-shaded destaca estilo único do jogo. Modelos mover fluidamente e usam trajes adoráveis, e eles usam magias chamativo para enfeitar o combate. O desenho dos personagens e texturização ambientais parecem pintados, proporcionando um visual fantástico que é acompanhada por música celta peculiares. Solos de guitarra lentos e melodias batalha turbulenta adicionar à atmosfera alegre e fazem a perspectiva de exploração mais tentadora. A maioria voice-overs não são muito melodramático, mas você provavelmente vai querer desligá-los para evitar a choramingosa Rorona.

O argumento principal é de 15 horas de duração, o que é breve para o gênero. Personagem side quests e várias terminações encorajam a repetição, de passagem, mas finais são limitadas a um punhado de fotos arte, que é desanimador. Uma nova opção de jogo-plus mantém o seu dinheiro e enciclopédia item, mas complica a longevidade, removendo tudo o resto - incluindo as artes e as receitas. Você também perderá os seus níveis de aventura, que o obriga a marchar através dos monstros mesmo nos mesmos mapas básicos antes que você possa avançar para áreas avançadas.

A agradável música acentua sistema Atelier Rorona de alquimia viciante, mas a exploração e combate sentir negligenciado. A dureza do prazo ofusca tudo, impedindo-o de jogar como quiser, porque você está constantemente abafada pelo relógio. Embora Atelier Rorona: O Alquimista de Arland seja uma aventura encantadora, sua simplicidade austera e prazos são chatos e limitam o jogo."


...

Bem. Pode não ser um FF da vida, mas é um JRPG e encantador. :D

Vicente Law (obrigada!) mandou-me por email o link de um post do Destructoid que gostei muito, sobre a situação atual dos JRGPs. Vale a leitura:

Se você ama isto, mude isto: JPRGs

Comentários

detaterius disse…
atelier iris eu dou nota 5 quanto a jogabilidade,muito atrazado,a unica coisa boa dele é a historia
detaterius disse…
legend of mana,legend of dragon,alundra 2(ps1),legend of legaia,gantlet, todos esses jogos sao os melhores rpg do playstation
Daniel Orochi disse…
Comprei o Atelier Totori Limited Edition continuação do Rorona, gostei bastantem, primeiro porque o jogo roda em 1080p os graficos ficam bem bonitos, e segundo pelo esquema de criação de itens, a proposta dele é esta criar itens ir atras de materias, voce pode focar em batalhas mais do que o outro, mas se quer manter a ideia de criar coisas da também como o anterior. Quando termina-lo vou jogar o Rorona como um Origins rs depois quando lançarem em ingles o 3 (Meruru) vou compra tb

Postagens mais visitadas deste blog

(FFXIII-2) É o fim? O que está acontecendo com a Square-Enix?

Gráfico do preço das ações da Square-Enix de 2008 a hoje. Fonte Em todos os lugares que leio as pessoas estão aturdidas e se perguntam: o que ela está pensando? O que ela está fazendo? Onde quer chegar? O que quer fazer? WTF!!! O que é isto? Ela tinha a melhor franquia de jRPGs, uma base sólida e ávida de fãs que apenas desejavam que fizesse o que sempre fez: excelentes jogos, com boas estórias, personagens carismáticos, mapas grandes para exploração, áreas secretas, lutas com chefes poderosos e um final coerente, no PS3 e/ou Xbox360. Ao invés disto, vimos toneladas de jogos para telinha (PSP/DS/Celulares), um MMO trágico e um único jogo (Final Fantasy XIII) para grandes consoles com um enredo picotado e confuso. Ainda assim vendeu bem e os fãs aguardaram pacientemente pelo que se anunciava ser o melhor de todos, Versus XIII. A maioria de nós aceitou quando Versus foi postergado e em seu lugar anunciaram a vinda de Final Fantasy XIII-2, porque queríamos a oportunidade de dar

Resonance of Fate: tudo aqui (detonado, críticas, estória, dicas, gil, rare itens, roupas, armas, farms). É só clicar.

POST DE 2018 SOBRE VERSÃO 4K PARA PS4: Batalhas instigantes e beleza mágica mesmo após 8 anos POSTS DE 2010, VERSÃO PS3: INTRODUÇÃO Meu próximo jogo Primeiras Impressões Segundas Impressões Vídeo review da Game Trailer com tradução Vídeo - Capítulo 12 - The Wedding TUTORIAL DA ARENA Lições 1 a 3 Lições 4 a 6 Lições 7 a 11 Lições 12 a 16 WALKTHROUGHS (detonados) Playthrough do Destin MEU JOGO Prologue Capítulo 1 Fim de Resonance of Fate Retornando após meses JOGO DO BRUNO Capítulo 2 Capítulo 3 Capítulo 4 Capítulo 5 Capítulo 6 Capítulo 7 Capítulo 8 Capítulo 9 Capítulo 10 Capítulo 11 Capítulo 12 Capítulo 13 GIL Dinheiro infinito Esconderijo do Vashyron TRI-ATTACK: Esquema sem erros Wallpapers Lista de Conquistas/Troféus A importante questão das calcinhas de Leanne ..... Uma boa forma de ganhar dinheiro no jogo são as lutas da Arena. Quanto mais você avançar mais bem pago será. Além disto, as lutas são uma ótima form

(FF XV) Capítulo 1 - Parte 1a - Hammerhead Region, com mapa, tesouros, missões, etc...

Abra a imagem em uma nova guia para usar o zoom e ver tudo. Tentei fazer uma gambiarra com fotos do mapa. Acho que vai dar para entenderem, com alguma boa vontade. Mostra todos os tesourinhos, com legenda ao lado. No topo central a lista das sidequests da história.  No mapa, as linhas começadas em pontos azuis são Sidequests opcionais e recomendadas pelo guia, os pontos verdes são Tours e os amarelos são Hunts. Acho que este início é mais para a gente se localizar mesmo. Eu fiquei um tempão zanzando pelo mapa e recolhendo os tesouros. Peguei a espada longa que é o ponto U4 (muito boa!) - a espada que está no ponto verde (U6) é só pós game - e os acessórios I3 e G1, além dos Mega-Elixires e e Mega-Phoenix (P1 e P2) e um monte de cacareco que ainda não sei para que serve. PELO AMOR DE FF: não vá sair por aí vendendo NADA! NADA é NADA! Passe fome, durma em acampamentos, lute com as mãos se for preciso, mas não venda nada até sabermos o que pode ser vendido ou não. Isto é

(FF XV) Pós game: Costlemark, lvl 99 - Simplesmente a melhor parte de Final Fantasy XV

Finalmente! Depois de tanto ouvir falar do temível Costlemark lvl 99 eu me senti preparada para ao menos tentar. O mais chato da preparação foi o farm de AP. Além de tudo o básico, como os 3 acessórios para todos, eu queria ter a aba de recuperação completa e na aba de magia o nódulo que aumenta o poder em 100, além de mais uma ou outra coisinha aqui e ali. Também fiz questão de farmar o acessório v1 do Ângelus. Infelizmente não consegui nenhum V2, mas o V1 já ajuda muito. Bico de Zu também é chato e lento de farmar. Acabei nem pegando todos que queria e resolvi arriscar com apenas 21, usando 7 para criar magias de fogo, gelo e eletricidade com quebra de nível de dano lvl 99. Cada 7 fez 13 magias, de forma que tinha 39 magias com quebra de nível de dano. Mas as magias que realmente me importavam eram as de cura. Eu criei unimancias (pode sair fogo, gelo ou eletricidade) para equipar nos meninos e magias de cura com cada elemento para o Noctis, já que ele poderia escolher qua

FFXV - Tá tudo aqui! (detonados, críticas, estória, dicas, gil, rare itens, farms) Só clicar.

FINAL FANTASY XV Indíce geral dos posts Grupo no Whatsapp MEU JOGO (NEIVA) Primeiras Impressões Segundas Impressões Capítulo 1 - Parte 1a - Hammerhead Capítulo 1 - Parte 1b e 2 - Leide Capítulo 2 - Parte 1 - Prairie Outpost Capítulo 2 - Parte 2 - Norduscaen Block Capítulo 3 - Cleigne Capítulo 4 - Duscae West Capítulo 5 - Ainda em Duscae/Cleigne Capítulo 5 - A saga do Catopeblas Capítulo 6 - Desânimo   Capítulo 7 - Aranea Capítulo 8 - Consertando o barco Capítulo 9 - Impactante Capítulo 10 - Stress Capítulo 11 - Trem do perigo Capítulo 12 - Denso, forte e marcante Capítulo 13 - Puro Terror Capítulo 14 - Pausa para upar Capítulo 14 - 17 lvls de uma vez Capítulo 14 - 2 kk xp e 132 k gil Capítulo 14 - Final e Shiva shivando Pós Game - Type-F, Randolph e Menaces Pós Game - Randolph Considerações Finais Despedida JOGO DO BRUNO Primeiras Impressões Primeiras Impressões Oficiais Capítulo 1 - Um novo e imenso mundo C