Pular para o conteúdo principal

Final Fantasy XIII - O dilema arma x dinheiro

Espadas da Lightning


O maior dilema que os jogadores enfrentam em Final Fantasy XIII é, com certeza, o que fazer com o seu pouco dinheiro. Diferente de outros jogos, FFXIII não dá gil a cada luta. Encontrar em tesouros quase tão raro quanto encontrar Gold Nugget.

Basicamente o gil que se pode obter é aquele resultante da venda de itens, weapons, acessórios e materiais.

Para que serve o gil? Para comprar outras armas, itens, acessórios e materiais para upgrade que necessitar.

Ocorre que, principalmente se você estiver interessado no troféu Platina, não poderá vender um único acessório, pois precisará de todos eles e upados ao último level para este troféu.

Mesmo que não estiver interessado nisto, já aconteceu comigo de vender objetos que depois precisei ou quis.

Alguns itens como Fortisol e Aegisol não podem ser vendidos em nenhuma hipótese, bem como alguns acessórios importantes também.

Ou de gastar muito dinheiro upando uma arma para logo após encontrar outra melhor e a anterior perder todo valor no sell. O mesmo vale para up de acessórios que dão mais magia e força. Logo haverá no shop opções superiores e o upado não valerá de nada.

O que recomendo, enfáticamente, é que faça uma boa análise dos quadros de armas que postei aqui, tanto no quadro de evoluções/upgrades de cada uma (post "As armas invencíveis") como do quadro das armas normais (post "As armas de FF") ou que leia atentamente o walktrough.

Defina com qual arma irá jogar no momento e a do futuro quando ganhar ou comprar. Veja onde ou quando poderá obter a segunda melhor arma (a primeira e melhores opções, além de serem muito caras, não são ganhas no jogo, apenas são obtidas por compra no jogo).

Definido a arma preferencial de cada personagem você saberá quais armas poderá vender sem risco e se deve ou não upar a que está usando.

Com relação a acessórios, acho que vale a pena esperar um pouco para começar a upar somente com as opções finais do item.

A partir do Capítulo 11 vários itens valiosos poderão ser encontrados ou ganhos em lutas. Assim será possível fazer o upgrade das armas. Elas não são impossíveis como imaginei.

Veja o Walkthrough que disponibizo e trace sua estratégia!


Dica 1: No início do capítulo 12 é possível obter a Hauteclaire para a Lightning fazendo um rápido desvio do capítulo 11 e depois retornando às missões. No canto superior esquerdo do mapa há uma saída guardada por um Behemouth King e outro monstro imenso. Eles estão lutando e dá para passar desviando, sem lutar. Um pouco mais à frente haverá uma esfera com a arma. É pegar, equipar e voltar. :D

Dica 2: Os itens catalizadores, ou seja, os que transformam uma arma de um tipo para outro e que são caríssimos, podem ser obtidos no jogo. Espere antes de comprar.

Dica 3: Alguns materiais ganhos em luta trazem embutidos um bônus sobre EXP e quando se faz upgrade de uma arma com este item, o bônus fica embutido na arma (ou acessório), multiplicando o valor dos próximos materiais, fazendo com que eles rendam mais. Os bônus são de x1,25, x1,5, x1,75, x2 e x3. Quando perceber que um material tem bônus embutido, distribua-a pelas armas e acessórios que está upando.

Dica 4: Com 36 Sturdy Bone, Barbed Tail ou Vibrante Ooze ganha-se o EXP x3, ou seja, depois todo material valerá 3 vezes mais no up. Com 24 Otherworldly Bone, Diabolic Tail ou Transparente Ooze consegue-se 200% a mais. Todos estão à venda no shop. Os 3 primeiros custam 80 gil cada e os 3 últimos 150 cada. (Dica testada agora a pouco. 100%)

Dica 5: A missão 7 desbloqueia o shop R&B. Lá pode-se comprar materiais com quantidades maiores de exp. O Particle Accelerator, p.e., custa 10.000 e tem 4.800 de exp. Se for adicionado à uma arma já com bônus x3, renderá exp de 14.400! São vários levels de upgrade em uma arma ou acessório. Turboprop tem exp de 768 e supercondutor exp de 400. Só para mencionar alguns exemplos.

Faça seu dinheiro render!!! rsrs

Comentários

The Queen disse…
É... queria uma pequena ajudinha de quem já completou o jogo. Bom, ainda não entendi a parte do canalizadores(?). Dúvida: Como vou saber que tal canalizador é para tal arma? e a outra dúvida. EM que nível da arma posso usar o canalizador?
Aguardo resposta. g.g
aitinerante disse…
Oi. Tah tudo explicadinho aqui neste post: http://aitinerante.blogspot.com/2010/04/ffxiii-como-usar-os-materiais-e.html

Para saber os catalizadores, entre no link que tem ai neste post, de armas e veja qual eh para cada arm.

Boa sorte. Beijos
Italian_War disse…
parcero estoria é barril conserta isso, história.
fora isso a materia ta massa parabéns
aitinerante disse…
Conserto não. Estória é a forma correta. Não sei porque implicam. Aprendi assim e vou manter assim.

Tirando isto, obrigada pelo comentário, parceIro.
Hugo César disse…
Posso ter entendido mal, mas as armas mais caras dos personagens vendidas no Gilgamesh Shop podem ser sim ganhas em batalhas !!! Nas missões 45 até 50 das Cieth's Stones (Titan's Trial) pode-se consegui-las como prêmios (como são seis missões, temos uma arma para cada uma delas)... Porém a chance de ganhá-las é mt baixa: acredito que gira em torno de 1,25% para cada missão... Pelo q eu entendi, foi dito no texto acima q naum eh possível ganhá-las, o q naum eh verdade... Até o momento, ganhei a arma mais cara do Hope em uma dessas missões já citadas... Blz?  
Yenisil disse…
Olá Neiva,
Adoro esse blogg, Fantastico. 
Estou com uma duvida .. quando que começo a upar as armas. Já li o seu post e estou escolhendo as armas. Mas da uma medão de upar antes do que deveria porque me parece que precisarei dos componentes mais tarde.  Estou no capitulo 11, e vou  começar as missões da Cieth´s 20 nas torres.
Brunoliveira disse…
Cara, à partir do momento que vc conseguir a arma que usará até o final já pode começar a upar, o bom é que vc já vai upando bem devagar e quando conseguir os trapezohedrons já está no esquema pra levar elas para o tier 3, então, as que você já tive, upe sem medo, kkkkkkkk...
Yenisil disse…
Obrigadaaa srsr ... vlwww

Postagens mais visitadas deste blog

(FF XII) Zodiac Job System e seu sistema de classes

Por André Anastácio O quadro de licenças e o Zodiac Job System Para quem não é familiar, o quadro de licenças de Final Fantasy XII é onde ocorre toda a customização sobre o que é que o personagem poderá fazer. É basicamente uma enorme árvore de talentos (semelhante ao Sphere Grid do X) no qual podemos seguir o caminho que desejamos e, dessa forma, customizar o estilo de combate de cada um dos personagens. Tudo que quisermos que um personagem tenha acesso - indo desde magias e técnicas, e até mesmo quais equipamentos ele poderá equipar - precisa ser comprado no quadro de licença antes de estar disponível para aquele personagem. A principal diferença entre o jogo base e o Zodiac Job System está justamente no quadro de licenças. Na primeira versão, existia apenas um enorme quadro disponível para cada personagem e não existia nada que limitasse o que é que os personagens poderiam ter acesso enquanto avançavam por ele. Dessa forma, ao chegar no fim do jogo seus personagens pod

(FF XV) O grande tesouro do Sylvester

Diz a lenda que existe um grande tesouro escondido em Final Fantasy XV e para encontrá-lo é preciso muita paciência e persistência até reunir os 14 pedaços do mapa com sua localização. Estes 14 pedaços estão espalhados por Leide, Duscae e Cleigne. Para encontrá-los primeiro é preciso achar uma dica de cada localização. Eu, ainda no cap. 5, resolvi aceitar o desafio. A primeira dica está em Leide, no Posto Avançado de Longwythe: Ela mostra o local da primeira parte do mapa, perto dali: E eu encontrei aqui: Até a Ponciana pareceu interessada e veio bisoiar na moita. A segunda dica está no Posto Avançado da Pradaria: E indica um local perto da Trincheira de Keycatrich: Encontrei aqui: A terceira dica está neste ponto aí, não é Posto e nem nada: Aqui: Aproveitei e fiz uma missão de resgate: Recolhi a terceira e parti para o local: Este foi mais difícil de encontrar, mas consegui:

(Dragon Quest IX) Quest list completa em português - Parte 1

Quest #001 - One Good Turn Localização: Angel Falls; garota em frente à igreja Objetivo: Dar-lhe uma Tangleweb. Solução: Pegue uma do outro lado do rio próximo à Angel Falls. Recompensa: Sleeping Hibiscus Pré-requesito: Não Repete: Sim Notas: Também pode comprar Tangleweb à partir de Batsureg. Quest #002 - Pleased As Punch Localização: Stornway; garota na igreja Objetivo: Fazer um Air Punch Party Trick Solução: Atribua Air Punch ao seu Party Trick e execute-o em frente à garota pressionando B e selecionando o botão atribuído ao Air Punch. Recompensa: Pirouette Party Trick Pré-requesito: Não Repete: Não Notas: Não Quest #003 - We Like To Party Localização: Stornway; garota na igreja Objetivo: Fazer um Pirouette, Clap, Jump e Air Punch consecutivamente. Solução: Atribua os movimentos de Party Tricks e mapeie-os no botão da seta para baixo. Pressione B + seta para baixo e para executar os movimentos em frente à garota. Recompensa: Pray Party Trick Pré-requesito: T

Final Fantasy XIII: crítica, dicas e walkthrough (detonado, passo a passo)

PARA OS GAME LOVERS DA FRANQUIA FINAL FANTASY Dois anos de agonia sobrevivendo à base de míseros trailers, com remarcações sistemáticas da data de lançamento para isto??? A Square-Enix endoideceu? Terceirizaram o desenvolvimento do jogo para alguma empresa de fundo de quintal? Cadê nossa liberdade de ir e vir, de escolher o que fazer primeiro, de explorar o mundo? Onde estão os segredos, os tesouros ocultos, as mini quests, os bosses opcionais, as armas invencíveis? Inimigos aleatórios, mudanças de roupas, escolha do time, das habilidades, das armas? Nem pensar. E por falar em armas e acessórios, que vergonha! Francamente. E o upgrade das armas então? Meo Deus!!! Fala sério!!! O sistema de evolução dos caracteres? A tal da Crystalium System? Fenomenal... De ruim! Então você não pode escolher para onde ir (é sempre em frente), não pode voltar, não há recantos escondidos, não decide com quem joga e é conduzido ou induzido com relação á natureza de cada caracter. A sua esco

(FF XV) Pós game: Keycatrice lvl 55, o primeiro calabouço ninguém esquece

(Antes de ler este post, talvez queira saber mais sobre calabouços .) Meu primeiro calabouço foi o Keycatrice porque resolvi fazer na ordem dos levels e esta é a mais baixa. Ela possui 3 salas de ramificação. Na primeira ramificação a porta correta é a da esquerda e nas outras duas é a do meio. Há um camp após a primeira ramificação. Os mobs deste calabouço são na maior parte aqueles pudins. Eles são chatinhos, mas não chegam a ser difíceis. Não existem pontos de translocação suspensa para recarregar o MP nos calabouços. Assim, leve bastante elixir. O boss, Lakhmu Flan, é um pudim preto imenso e como a sala é pequena a luta fica bastante confusa. Ele é vulnerável apenas à luz e resistente à todos os outros tipos de damage. Se tiver bastante potions, uma opção é usar Armas Reais. Ele dropa a arma Hypermagnum com ataque 388 para o Prompto. Por coincidência eu tinha encontrado uma ontem, próximo do local da luta com o Naglfar. Estes são os acessórios que peguei: Na p