Pular para o conteúdo principal

FXIII - Revendo estratégias para lutas do tipo "encrenca brava".


Não me conformo de ter perdido a luta daquela forma humilhante para o Tonberry, ainda mais depois que um amigo disse que passou por eles.

Só pode ser erro de estratégia, envolvendo equipe e paradigmas.

Faz tempo que estou querendo estudar mais a fundo os paradigmas, mas é sempre tanta coisa que vai ficando, ficando. Há mais de uma semana estive discutindo sobre eles com o Mateus.

Eu, que sou mais agressiva nas lutas, que gosto de atacar e matar rápido, por exemplo, usava 6 paradigmas normalmente: 2 primeiros mais ofensivos (rav/rav/rav e rav/rav/com ou rav/com/rav), 2 do meio (que são os mais difíceis de acessar na hora da pressa) de cura hard ou de alteração de status (p.e. med/rav/med e med/syn/com) e os dois últimos moderados (2 ataques e 1 med).

Programava para começar com um dos dois primeiros, principalmente o que tivesse mais RAV que elevam mais rápido a barra de stagger e ficava alternando entre estes dois até precisar de MED. Quando isto acontecia, desço para os dois últimos e ficava lá. Se melhorasse, subia. Se piorasse ia para o meio.

Ele usava:

1 - Ravager, Ravager e Commando - Dano maximizado e rapido acumulo de stagger
2 - Commando, Ravager e Sentinel - Centralizar os ataques inimigos no sentinel, mas sem deixar de atacar, mudando para o paradigma 3 quando necessário curar
3 - Commando, Medic e Sentinel - Curar o sentieal mas sem deixar que a barra de stagg resete
4 - Commando, Synergist e Sabouter - Buffs e debuffs sem deixar que o stagg resete, geralmente uso junto com o numero 5
5 - Medic, Synergist e Sentinel - Focar em buffs e não deixar o sentinel morrer contra monstros bem mais fortes.
6 - Medic, Synergist e Sabouter- Focar em buffs e debuffs e manter o grupo vivo

Na época, eu acreditava que a montagem dos paradigmas era uma questão de estilo. Que o meu era mais agressivo e o dele mais prevenido. Eu corria mais risco de morrer, em compensação, matava mais rápido. Ele dificilmente morreria, mas demoraria mais para matar.

Também escolhi minha equipe com este pensamento de ser rápida e mortal. rsrs

Agora, penso que não é nada disto.

Penso que deveria montar equipe e paradigmas de acordo com o(s) inimigo(s) a serem enfrentado(s), principalmente no caso de bosses muito fortes.

Talvez ter 2 cenários de jogo: um com monstros normais a médios de áreas que estou percorrendo ou de bosses não muito difíceis, p.e., e outro para os bosses realmente difíceis.

Para cada um, equipe e paradigmas próprios.

Para monstros muito fortes e difíceis, estou vendo que é besteira querer ficar só com a Killer, que estou desperdiçando o potencial de HP e Strength dos outros personagens. E todo mundo sabe a diferença que 1.000 de HP pode fazer em uma luta difícil.

O Snow é o que tem mais HP (o meu está com +ou- 15.000) e é o melhor SEN de todos, além de ser um dos melhores COM. Ele atenuaria mais os danos na equipe do que a Fang que uso como SEN ou a Light que uso quando a Fang está ocupada como SAB.

Adoro a Lightning, mas não sei porque é tão fraquinha.Ainda não chegou nos 10.000 de HP e 1.700 de strength. :(  A Fang é bem mais forte: 12.500 de HP e mais de 2.000 de strength.

E entre a Vanille e o Hope como médicos, teria que ficar com a Vanille por conta da diferença de HP e strengh. O Hope, tadinho, não tem nem 9.000 de HP e isto com 2 acessórios de acréscimo de HP! A Vanille tem mais de ambos, sem contar que é melhor SAB que a Fang (ainda não desenvolvi o SAB do Hope que é melhor do que o da Fang).

(É o que dá usar pontos para desenvolver habilidades secundárias. Não sou tão forte quanto seria se tivesse utilizado todos os pontos para preencher antes as crystarium das habilidades primárias, que dão mais HP, mais tudo. Bem feito para mim!)


Resumindo:

Para luta "encrenca brava", tenho que mudar a equipe. E como estou fazendo a Titan's Trial que só tem este tipo de luta, vou fazer um teste com eles.

Além disto, tenho que rever meus conceitos em termos de paradigmas.

Vou estudar o material que tenho sobre o assunto, fazer alguns testes e volto, se possível ainda hoje, com um post sobre o tema.

Quero matar o boss da 51 e vai ser este findi!!!

Comentários

Marco disse…
Eu acho a Fang a melhor Saboteur, ela tem quse todos os debuffs (acho que exceto poison e death) e tem mais chances de acerto. A Vanille nem tem todos :/
Perfeito o post, parabéns.
aitinerante disse…
Em termos de, vamos dizer, domínio da técnica, a Vanille é melhor, mas a Fang é mais completa com o Ravager e o Commander. E também não grita como a Vanille. lol

:DD
Guilherme Rocha disse…
<span>Meu, meus personagens são meio loucos, eles não atacam o mesmo inimigo, vai cada um pra um anto sempre, como faço pra mudar isso?</span>
Hugo disse…
Guilherme Rocha: vc deve estar utilizando por exemplo COM/COM/COM ou COM/COM/RAV... quando vc tem dois ou mais personagens utilizando COM, eles atacam inimigos diferentes msm... em caso de mais de um inimigo, foque em matar um por um... por isso aconselho-te utilizar RAV/COM/RAV... os dois modos citados por mim no inicio servem para batalhas com um unico inmigo... blz???

Postagens mais visitadas deste blog

FFXIII - Capítulo 11 - Mah'Habara - Continuação

Átomo, um veículo bem esquisito! lol Seguindo o caminho reto da mina (Maw of the Abyss) fui enfrentando bombas, robôs e puddins, alguns em formatos novos. Tem um robô mais parrudo (Boxed Phalanx) que aparece junto com dois ou três robôs comuns. Ele sumoniza estes robozinhos, e se for neles a luta não acaba nunca. Vá direto ao grandão. Quando cheguei na área chamada The Earthworks, tem cutscene nova e os shops ganharam novos itens. É um bom local para decidir sobre suas armas, porque Plautus recebe novas opções e bem razoáveis. Ao final tem um Juggernaut (1.564.000 de vida) opcional. Resolvi encarar e não é que matei? O que não faz uma equipe Killer e uma arma Peacemaker? :DD Prosseguindo para Flower Fissure, Vanille enfim ganhou seu summon, Hecatoncheir. Mesma coisa que os anteriores: preocupe-se em ficar vivo. Ele é bem violento. Se puder, ataque. Quadrado quando a barra encher. Se você está seguindo as missões das l’Cies Stones, aqui haverá a pedra para o monstro 18. Mesmo q

(FF XV) Capítulo 1 - Parte 1a - Hammerhead Region, com mapa, tesouros, missões, etc...

Abra a imagem em uma nova guia para usar o zoom e ver tudo. Tentei fazer uma gambiarra com fotos do mapa. Acho que vai dar para entenderem, com alguma boa vontade. Mostra todos os tesourinhos, com legenda ao lado. No topo central a lista das sidequests da história.  No mapa, as linhas começadas em pontos azuis são Sidequests opcionais e recomendadas pelo guia, os pontos verdes são Tours e os amarelos são Hunts. Acho que este início é mais para a gente se localizar mesmo. Eu fiquei um tempão zanzando pelo mapa e recolhendo os tesouros. Peguei a espada longa que é o ponto U4 (muito boa!) - a espada que está no ponto verde (U6) é só pós game - e os acessórios I3 e G1, além dos Mega-Elixires e e Mega-Phoenix (P1 e P2) e um monte de cacareco que ainda não sei para que serve. PELO AMOR DE FF: não vá sair por aí vendendo NADA! NADA é NADA! Passe fome, durma em acampamentos, lute com as mãos se for preciso, mas não venda nada até sabermos o que pode ser vendido ou não. Isto é

(FF XV) Capítulo 1 - Parte 1b e 2 - Deu o que tinha para dar.

Capítulo 1 - Parte 1b: Ainda no Hammerhead Pois é. Fiz questão de experimentar tudo neste início, porque não queria depois saber que poderia ter feito algo e não fiz e perder ou sei lá. Então, fiz tudo: Peguei todos os tesouros disponíveis na região (vejam no mapa postado na parte 1a) e mais alguns novos, pois depois de cada caçada, o dono das Hunts atualizava meu mapa e para minha surpresa apareceram novos tesouros, não listados no mapa. Peguei até uma nova espada, meio chinfrim, mas peguei. lol O guia recomendava fazer duas quests do tipo Carro Quebrado e duas do tipo Resgate/Salvamento. As missões do tipo Carro Quebrado (espero que seja esta a tradução em português) são bem simples: tudo o que precisamos fazer é manter um estoque de kit de reparos  que podemos comprar na lojinha do Hammerhead e quando topamos com algum carro quebrado na beira da estrada fornecemos o kit. Missão do tipo Carro Quebrado As missões do tipo Resgate seguem o mesmo estilo, a diferença é

FFXIII - Tá tudo aqui! (detonado, críticas, estória, dicas, gil, rare itens, farms) Só clicar.

FINAL FANTASY XIII - Indíce geral dos posts História do jogo traduzida A verdadeira história PERSONAGENS Lightning Snow Hope Filhote de Chocobo MEU JOGO Capitulos 1 a 4 Capítulos 5 e 6 Capítulo 7 a Capítulo 7 b Capítulo 8 Capítulo 9 a Capítulo 9 b Capítulo 9 c Capítulo 10 a Capítulo 10 b Capítulo 11 a Capítulo 11 b Capítulo 11 c Capítulo 11 – Mah’Habara a Capítulo 11 – Mah’Habara b Capítulo 11 – Sulyya Springs Capítulo 11 – Taejin Towers Capítulo 11 – Oerba a Capítulo 11 – Oerba b Capítulo 12 - Eden Capítulo 13 – Bosses finais Capítulo 13 - Final Grandioso Pós Game – Titan’s Trial Pós Game - Organizando Pós Game – Círculo de Stones Pós Game – A saga das tartarugas Pós Game –Long Gui Pós Game – Good Bye Trailer de FFXIII dublado em português PULSE Chocobos Mapa de Chocobos e tesouros Primeiro passeio Escavando Tesouros Tesouros e nova área MISSÕES l’CIE STONES As l´Cie Stones Guia das 64 missões Dicas iniciais Lost Retificaçõ

FFXIII - Montando uma equipe KILLER

Clique para ver maior em outra janela. Não estou satisfeita com minha equipe principal. Montei meio intuitivamente, mas penso que poderia render mais. Estive procurando informações sobre como aperfeiçoar e encontrei o gráfico acima. Como tenho um estilo mais agressivo, pensei em ter dois caracteres com perfil principal voltado a luta em si (COM/RAV/SEN) e um personagem para cura e alteração de status (MED/SYN/SAB). Com base neste pensamento, montei a tabela abaixo, tentando identificar os melhores em cada atividade. COM RAV SEN SYN SAB MED O MELHOR Fang Light Snow Sahz Hope Vanille Hope O 2º MELHOR Light Hope Fang Light Vanille Hope Vanille E dela passei para a seleção propriamente dita, comparando os personagens e começando com o perfil voltado para MED/SAB/SYN: COM RAV SEN SYN SAB MED HOPE 2º 1º 2º 1º VANILLE 2º 1º 2º SA