Pular para o conteúdo principal

(FF XV) Considerações finais: é tanta fartura que até enjoa


Pois é, pois é. Enfim tivemos um novo Final Fantasy para jogar, enfim o Urban Legend Versus XIII (como eu o chamava) se tornou real, enfim pudemos saciar nossa fome de Final Fantasy. E foi um banquete, daqueles de ceias de Natal, em que a gente come tanto que no outro dia mal aguenta olhar para a comida que sobrou na geladeira, mas sobrou, tá lá, um monte ainda, pratos que nem mesmo provamos e queremos, mas não dá.

Final Fantasy XV é deste tipo. A gente se deleita, se esbalda, faz uma orgia, mal sabe o que fazer primeiro, vontade de fazer tudo ao mesmo tempo. Ficamos estonteados. Seguimos em frente com a história ou zeramos as quests primeiro? E são tantas, tantas e de tantos gêneros diferentes... Hunts ou os blocos de sidequests de 14 personagens diferentes. Então vamos jogando, jogando. E nos fartando.

Eu joguei demais. Não sei quanto tempo tenho de jogo em si. Meu save beira as 300 horas, mas deixo ligado enquanto escrevo, converso, etc... De forma que não tenho como me basear por aí.

Sei que deixei minha vida pessoal completamente de lado neste mês: eu mal fiz qualquer outra coisa, apenas o que não podia deixar de fazer mesmo: trabalho. Supermercado só quando acabava tudo e não tinha mais jeito. Limpar a casa só quando não dava mais. Facebook e interações sociais limitadas ao mínimo possível para não perder de vez as amizades. Namorado ficou de molho, quase um mês sem nos vermos. Coitado.

Fiz tudo que dava ou que eu tinha condições psicológicas de fazer antes de zerar a história: todos os blocos de quests e todas as armas reais. Faltou completar as hunts e as sidequests que não são de personagens, tipo carro quebrado, oportunidades de foto. Pouquíssima coisa.

Chegando no pós-game, fiz rapidamente as quests do Randolph e me sobraram os Calabouços, além das Hunts e estas sidequests soltas.

E ainda é uma enormidade! Ño último calabouço, Costlemark lvl 99, não se pode levar ítens. Tem-se que equipar ao máximo, acessorizar ao limite e levar muita, mas muita magia que ultrapassem o limite break. Para fazer isto, chegamos enfim àquele momento do farm imprescindível: bicos de Zu, AP e acessórios. E é tudo muito chato de farmar. Sem farm, ainda posso fazer alguns calabouços e todas as Hunts que faltam. Mas...

Enjoei! rs Caramba! Não aguento mais. Preciso de um tempo para desenjoar. Assim, estou fazendo uma pausa agora. Pretendo retornar e ir fazendo um pouquinho de cada coisa daqui há uma semana, mais ou menos. Não sei se farei mesmo ou não. Estas coisas a gente nunca sabe.

Mas, agora, depois de jogar tudo isto, posso dizer com toda sinceridade: Final Fantasy XV é um jogo memorável.

Ele tem suas falhas, sem dúvida. História e desenvolvimento dos personagens realmente não é seu forte. Lutas até a finalização da história muito fáceis. O pós-game é tudo que é realmente interessante em termos de armas e bosses, mas como somente são disponibilizados após o término da história, falta incentivo, motivação para fazer as coisas. A platina deste game é muito fácil, não exige as coisas do pós game (exceto Adamantoise).

Outras coisas que antes eu reclamei, como o combate apelão, as magias, o excesso de itens e acessórios para coleta, se desfazem no pós game: mesmo com o combate apelão, temos que ter estratégia para as lutas mais difíceis, os bons itens e acessórios são difíceis de serem obtidos e a magia é essencial, mesmo crucial, em algumas dungeons.

Percebo uma grande inteligencia por trás de todo o jogo, nos mínimos detalhes. Posso compreender a dificuldade que foi para a Square-Enix fazer um jogo para todos e a facilidade até o zerar da história é entendida dentro deste contexto.

O pós-game existe para agradar a nós, fãs de Final Fantasy e nós agradecemos. Só queríamos um pequeno incentivo para seguir em frente. Como eu gostaria de que precisássemos destas armas e acessórios obtidos nos Calabouços ou Hunts mais avançadas para podermos zerar mais facilmente a história! Mas entendo porque não precisa: para não desanimar aquele jogador eventual que está se iniciando no mundo de Final Fantasy.

E eu quero mais Final Fantasys no futuro! Se este é o caminho para a perpetuidade da série, siga em frente, Square-Enix!

XV está ganhando destaque em vários sites e sendo premiado como melhor jogo de 2.016 pelo seu conjunto, o que me deixa muito feliz.

Por que, realmente, vamos falar a verdade, o conjunto deste game é irresistivelmente agradável, gostoso e viciante. Ele nos pega e prende por muitas e muitas horas a mais do que o que seria estritamente necessário para apenas zerar a história. E não é qualquer game que tem este poder!

Pelo que lemos a respeito, a SE tem planos de prolongar ainda mais esta experiência e podemos mesmo pensar em uma expansão futura, vindo juntamente com os personagens jogáveis que serão inclusos.

Square-Enix realmente inovou em diversos aspectos. Este jogo representa um avanço, um divisor de águas na série. Nunca mais retornaremos àqueles mundinhos pequenos e aos turnos. Daqui para a frente serão sempre combates cada vez mais instigantes, ágeis e dinâmicos e mundos ainda maiores e complexos. As duas mudanças são bem vindas!

É isto! Considero-me extremamente satisfeita com o jogo!

Este é o final de meu caminho no jogo. Talvez ainda poste sobre os Calabouços, na sessão correspondente, mas não tenho mais o que dizer sobre o meu jogo. Eventualmente talvez ainda faça uma outra postagem sobre itens, acessórios, armas, bosses, etc., mas não me comprometo a isto, realmente. Se jogar e der vontade, farei.

Agradeço pelo prestígio a todos que me acompanharam durante esta jornada e espero rever todos novamente quando o primeiro episódio do remake de Final Fantasy VII for lançado.

Forte abraço!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FFXIII - Capítulo 11 - Mah'Habara - Continuação

Átomo, um veículo bem esquisito! lol Seguindo o caminho reto da mina (Maw of the Abyss) fui enfrentando bombas, robôs e puddins, alguns em formatos novos. Tem um robô mais parrudo (Boxed Phalanx) que aparece junto com dois ou três robôs comuns. Ele sumoniza estes robozinhos, e se for neles a luta não acaba nunca. Vá direto ao grandão. Quando cheguei na área chamada The Earthworks, tem cutscene nova e os shops ganharam novos itens. É um bom local para decidir sobre suas armas, porque Plautus recebe novas opções e bem razoáveis. Ao final tem um Juggernaut (1.564.000 de vida) opcional. Resolvi encarar e não é que matei? O que não faz uma equipe Killer e uma arma Peacemaker? :DD Prosseguindo para Flower Fissure, Vanille enfim ganhou seu summon, Hecatoncheir. Mesma coisa que os anteriores: preocupe-se em ficar vivo. Ele é bem violento. Se puder, ataque. Quadrado quando a barra encher. Se você está seguindo as missões das l’Cies Stones, aqui haverá a pedra para o monstro 18. Mesmo q

(FF XV) Capítulo 1 - Parte 1a - Hammerhead Region, com mapa, tesouros, missões, etc...

Abra a imagem em uma nova guia para usar o zoom e ver tudo. Tentei fazer uma gambiarra com fotos do mapa. Acho que vai dar para entenderem, com alguma boa vontade. Mostra todos os tesourinhos, com legenda ao lado. No topo central a lista das sidequests da história.  No mapa, as linhas começadas em pontos azuis são Sidequests opcionais e recomendadas pelo guia, os pontos verdes são Tours e os amarelos são Hunts. Acho que este início é mais para a gente se localizar mesmo. Eu fiquei um tempão zanzando pelo mapa e recolhendo os tesouros. Peguei a espada longa que é o ponto U4 (muito boa!) - a espada que está no ponto verde (U6) é só pós game - e os acessórios I3 e G1, além dos Mega-Elixires e e Mega-Phoenix (P1 e P2) e um monte de cacareco que ainda não sei para que serve. PELO AMOR DE FF: não vá sair por aí vendendo NADA! NADA é NADA! Passe fome, durma em acampamentos, lute com as mãos se for preciso, mas não venda nada até sabermos o que pode ser vendido ou não. Isto é

(FF XV) Capítulo 1 - Parte 1b e 2 - Deu o que tinha para dar.

Capítulo 1 - Parte 1b: Ainda no Hammerhead Pois é. Fiz questão de experimentar tudo neste início, porque não queria depois saber que poderia ter feito algo e não fiz e perder ou sei lá. Então, fiz tudo: Peguei todos os tesouros disponíveis na região (vejam no mapa postado na parte 1a) e mais alguns novos, pois depois de cada caçada, o dono das Hunts atualizava meu mapa e para minha surpresa apareceram novos tesouros, não listados no mapa. Peguei até uma nova espada, meio chinfrim, mas peguei. lol O guia recomendava fazer duas quests do tipo Carro Quebrado e duas do tipo Resgate/Salvamento. As missões do tipo Carro Quebrado (espero que seja esta a tradução em português) são bem simples: tudo o que precisamos fazer é manter um estoque de kit de reparos  que podemos comprar na lojinha do Hammerhead e quando topamos com algum carro quebrado na beira da estrada fornecemos o kit. Missão do tipo Carro Quebrado As missões do tipo Resgate seguem o mesmo estilo, a diferença é

FFXIII - Tá tudo aqui! (detonado, críticas, estória, dicas, gil, rare itens, farms) Só clicar.

FINAL FANTASY XIII - Indíce geral dos posts História do jogo traduzida A verdadeira história PERSONAGENS Lightning Snow Hope Filhote de Chocobo MEU JOGO Capitulos 1 a 4 Capítulos 5 e 6 Capítulo 7 a Capítulo 7 b Capítulo 8 Capítulo 9 a Capítulo 9 b Capítulo 9 c Capítulo 10 a Capítulo 10 b Capítulo 11 a Capítulo 11 b Capítulo 11 c Capítulo 11 – Mah’Habara a Capítulo 11 – Mah’Habara b Capítulo 11 – Sulyya Springs Capítulo 11 – Taejin Towers Capítulo 11 – Oerba a Capítulo 11 – Oerba b Capítulo 12 - Eden Capítulo 13 – Bosses finais Capítulo 13 - Final Grandioso Pós Game – Titan’s Trial Pós Game - Organizando Pós Game – Círculo de Stones Pós Game – A saga das tartarugas Pós Game –Long Gui Pós Game – Good Bye Trailer de FFXIII dublado em português PULSE Chocobos Mapa de Chocobos e tesouros Primeiro passeio Escavando Tesouros Tesouros e nova área MISSÕES l’CIE STONES As l´Cie Stones Guia das 64 missões Dicas iniciais Lost Retificaçõ

FFXIII - Montando uma equipe KILLER

Clique para ver maior em outra janela. Não estou satisfeita com minha equipe principal. Montei meio intuitivamente, mas penso que poderia render mais. Estive procurando informações sobre como aperfeiçoar e encontrei o gráfico acima. Como tenho um estilo mais agressivo, pensei em ter dois caracteres com perfil principal voltado a luta em si (COM/RAV/SEN) e um personagem para cura e alteração de status (MED/SYN/SAB). Com base neste pensamento, montei a tabela abaixo, tentando identificar os melhores em cada atividade. COM RAV SEN SYN SAB MED O MELHOR Fang Light Snow Sahz Hope Vanille Hope O 2º MELHOR Light Hope Fang Light Vanille Hope Vanille E dela passei para a seleção propriamente dita, comparando os personagens e começando com o perfil voltado para MED/SAB/SYN: COM RAV SEN SYN SAB MED HOPE 2º 1º 2º 1º VANILLE 2º 1º 2º SA