Pular para o conteúdo principal

FF Lightning Returns XIII: uma questão de fé.

Uma das primeiras imagens de Lightning Returns
Há aproximadamente 2 anos atrás, este blog aguardava ansiosamente pela Conferência Nova Crystallis, que se realizou em Jan/11. Tínhamos até um contador que mostrava quantos dias faltavam para o evento no qual esperava-se o anúncio de uma data para Versus, principalmente. Nomura era o nome principal da série e parecia animado com os avanços de Versus.

Entretanto, ele se ausentou da conferência e este foi o primeiro indício de que havia algo errado. Foi tão decepcionante! Vocês podem saber um pouco sobre como foi lendo este post: http://aitinerante.blogspot.com.br/2011/01/conferencia-square-enix-conclusoes-e.html.

Decidi parar de blogar e se não o fiz radicalmente, o fiz parcialmente. Desde aquela época tenho postado cada dia menos.

Acho que aquela conferência foi um marco. Começou ali uma série de desrespeitos aos fãs de Final Fantasy.

De lá para cá Versus (e Nomura) desapareceram, Final Fantasy Agito XIII foi renomeado para Type-0, lançado no Japão e não no Ocidente, Final Fantasy XIII-2 termina sem que se saiba se é ou não o final, anunciam uma remasterização de Final Fantasy X e na sequência "esquecem" o projeto, etc...

O pior de XIII-2 foram as declarações de que seria uma estória sobre esperança, fé, reconstrução e nos darem um jogo de morte e destruição.

Desta forma, não me surpreendo nada com este evento de aniversário dos 25 anos da série, ainda mais que Kitase veio a público dias antes para preparar nosso espírito para a decepção, dizendo que seria "uma apresentação incomum, mas ainda assim válida". Foi um evento feito com fumaça, com nada. Uma estratégia de marketing que teria sido glorioso se o departamento de produção tivesse algo a mostrar.

Ou o projeto está ainda em seu estágio inicial ou a Square-Enix foi muito infeliz na forma de o apresentar.

Se eles têm realmente um trailer, se o jogo já está jogável, porque fazer uma conferência de repercussão mundial e não mostrá-lo? Para criar um clima, para upar o interesse?

Square-Enix está em situação de poder fazer isto? Após tantas críticas, de enfurecer e frustar sistematicamente os fãs ao longo destes dois anos, tanto com o final enigmático de XIII-2 quanto com a falta de notícias de Versus eles devem saber que muitos fãs já abandonaram a série e que os restantes estão prestes a fazê-lo também.

Ou eles são realmente uma tragédia em estratégia de marketing ou querem mostrar que têm algo, quando na realidade não tem.

Final Fantasy é o título mais valioso da Square-Enix e, ao mesmo tempo, curiosamente, é aquele que recebe os menores investimentos. Porque?

Desde o ano passado a Square-Enix deixou claro que sua estratégia de mercado deixou de privilegiar os jogos em console e o desenvolvimento de grandes jogos (leia-se Final Fantasy) em prol das plataformas sociais e dos portáteis e o desenvolvimento terceirizado.

O único título que ainda resiste, que ainda está em desenvolvimento na Square-Enix, é Final Fantasy. E isto porque é o que dá nome à empresa. A impressão é exatamente esta: eles não querem mais fazer estes jogos, mas não podem deixar de fazer para não perder mercado. Assim, seguem fazendo o mínimo possível. "Fazendo de conta" que estão trabalhando ativamente e arduamente, quando na realidade não estão.

Quando lançam um jogo é assim como foi XIII-2: meia-boca, com pouquíssimo dos Final Fantasys originais e muito da tendência atual de jogos rápidos e superficiais. Sistema de combate e de evolução inferior para que qualquer jogador possa zerar em poucas horas, exploração praticamente nula, mundo "fake", sem shops, sem airships e com uma estória idiota escrita pelo retardado do Toriyama.

E Nomura? Sumiu. Escafedeu. Desapareceu. Ele ainda trabalha na Square-Enix?

Enfim... Esta conferência não foi nada diferente do que fizeram ao longo dos últimos dois anos. Talvez tenha sido o ápice do desrespeito e depois disto tenham perdido de vez a confiança de seus fãs.

Quem aqui vai ficar animado com a próxima conferência? Eu realmente não vou. Sequer deixarei de fazer o que quer que queira, para ficar assistindo.

Estas são as más noticias.

As boas:

Aparentemente teremos um novo jogo, tendo Lightning como personagem principal, em um mundo novo e não reaproveitado de XIII. Será para consoles, PS3 e Xbox360, e sairá no ano que vem. Digo aparentemente porque depois de tantos jogos anunciados e não lançados ou não ocidentalizados, não há garantias de que efetivamente será lançado, que será em 2.013 e que virá para o ocidente.

Temos uma promessa, uma indicação de que daqui há 1 ano talvez tenhamos um novo Final Fantasy.

Você acredita? Ser fã de Final Fantasy que é desenvolvido pela empresa Square-Enix tornou-se uma questão de fé. Existem aqueles que acreditam e os que não acreditam.


Irmãos, vamos orar?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

(FF XV) HUNTS: 11 - Mineside Mischief Makers (Goblin Hunt)

Nº: 11 TIPO: Normal NPC: Longwythe Rest Area ALVO: Goblin FRAQUEZA: Polearms, Daggers, Fire, Light NOTA: Pode roubar suas poções; É resistente a Ice LOCAL: The Callaegh Steps DESBLOQUEIO: Nenhum NÍVEL: 7 ESTRELAS: 1 CONDIÇÕES: Apenas durante a noite RECOMPENSA GIL: 1,740 RECOMPENSA ITEM: Hi-Elixir RECOMPENSA REFAZER GIL: 340

Principais títulos da Sony serão lançados em português, diz gerente

Há cerca de quatro meses à frente do marketing e comunicação da Sony do Brasil, Luciano Bottura esteve na Brasil Game Show 2012 e trouxa boas notícias para os gamers nacionais. Segundo ele, diversos títulos da Sony serão lançados em português, como God of War: Ascension . O executivo ressalta que, até os títulos que não são campeões de venda, serão, ao menos, dublados para o português, uma vez que este é o momento do Brasil para o mercado. Confira: T.T : A Sony está dando mais atenção para o Brasil? Luciano Bottura : A gente está quase há dois anos oficialmente no Brasil com a marca PlayStation. Estamos importando hardware e software. Hardware é principalmente a nossa maior competição. Hoje, querendo ou não, enfrentamos o problema da taxa, o imposto de importação de softwares e games é muito alto. Temos que nos prevenir contra a pirataria. Além disso, o Brasil é o quarto país mais importante para a própria Sony. O Brasil é o mercado alvo para a empresa. Então não tem como ficar f...

(Dragon Quest IX) Quest list

(Atualização: depois deste post, fiz outro com as primeiras 60, completas e traduzidas para o português. Veja aqui: http://aitinerante.blogspot.com/2010/08/dragon-quest-ix-quest-list-completa-em.html ) Quest & Solution 001 - One good turn Location: Angel Fall Request: bring a tangleweb Solution: get it from the spawn spot near angel fall or buy it in later shops Reward: Sleeping Hibiscus 002 - Pleassed as punch Location: Stornway Request: do an air punch Solution: set an air punch as your party trick and execute it Reward: Pirouette Party Trick 003 - We like to party Prerequisite: Finish quest 002 Location: Stornway Request: do a pirouette,a clap,a jump and an air punch in a single row Solution: set all these trick to your B+DOWN combination and execute them Reward: Pray Party Trick 004 - Pick me up a panacea Location: Stornway Request: give him a panacea Solution: panacea can be done trough alchemy with a special medicine,a superior medicine and a mo...

(FF XV) Calabouço Steyliff lvl 86: trauma eterno com Tonberrys!

Os Tonberrys de XV são os piores de todos, porque não são aqueles bichinhos lentos, são ninjas!!! E quando você pensa que o pior foi a hunt... Você chega em Steyliff e aí sim, você entende o que é terror. Estou traumatizada para sempre com Tonberrys. Só quero ver este bicho assim, de longe, beemmm de longe. O calabouço Steyliff, level 86, da série de quests pós game da Ezma, já é por si só um tremendo desafio, por ser o mais longo de todos: se minhas contas não estão erradas são 98 andares (contra 50 de Costlemark), com 9 camps e 3 salas de ramificações. A única coisa boa de Steyliff são as portas erradas. Não tem inimigos nelas. É só ir e pegar o item. Nas duas primeiras ramificações a porta correta é a do meio (a mais distante) e na terceira é a da esquerda. Além dos itens normais, tem muita moeda da Ascenção da Oracle, o Manto do Lorde, exclusivo para o Noctis que acelera muito a taxa de recuperação de HP, Tornozeleira dos Deuses, Pulseira de Platina, Pulseira do Centurião ...

FFXIII - Tá tudo aqui! (detonado, críticas, estória, dicas, gil, rare itens, farms) Só clicar.

FINAL FANTASY XIII - Indíce geral dos posts História do jogo traduzida A verdadeira história PERSONAGENS Lightning Snow Hope Filhote de Chocobo MEU JOGO Capitulos 1 a 4 Capítulos 5 e 6 Capítulo 7 a Capítulo 7 b Capítulo 8 Capítulo 9 a Capítulo 9 b Capítulo 9 c Capítulo 10 a Capítulo 10 b Capítulo 11 a Capítulo 11 b Capítulo 11 c Capítulo 11 – Mah’Habara a Capítulo 11 – Mah’Habara b Capítulo 11 – Sulyya Springs Capítulo 11 – Taejin Towers Capítulo 11 – Oerba a Capítulo 11 – Oerba b Capítulo 12 - Eden Capítulo 13 – Bosses finais Capítulo 13 - Final Grandioso Pós Game – Titan’s Trial Pós Game - Organizando Pós Game – Círculo de Stones Pós Game – A saga das tartarugas Pós Game –Long Gui Pós Game – Good Bye Trailer de FFXIII dublado em português PULSE Chocobos Mapa de Chocobos e tesouros Primeiro passeio Escavando Tesouros Tesouros e nova área MISSÕES l’CIE STONES As l´Cie Stones Guia das 64 missões Dicas iniciais Lost Retificaçõ...