Pular para o conteúdo principal

(FF XII) EQUIPE KILLER: COMO VOU COMBINAR PERSONAGENS E CLASSES


UPDATE - Este post está sendo atualizado, pois quando escrevi a primeira versão o jogo ainda não havia sido lançado e não sabíamos direito como funcionariam as duas classes de trabalho em um mesmo personagem. Pensávamos que para usar uma ou outra classe teríamos que trocar os equipamentos e armas. Desta forma, imaginamos formar as classes unindo as de mesmo equipamento para que não fosse necessário ficar trocando a cada momento.

Com o lançamento do jogo, entendemos que cada personagem terá duas license board, uma para classe e com os nódulos liberados os ganhos permanecem no personagem, independente de qual equipamento e arma estará usando, de forma que a melhor otimização é o inverso, ou seja, unir classes que utilizam dois equipamentos diferentes, para manter o melhor de cada um. Assim, por exemplo, um White Mage que utiliza equipamento do tipo Mystic, que lhe concede ganhos de MP e força mágica, ganharia mais aliado à uma classe que utiliza equipamento do tipo Light, que concede ganhos de HP, pois então ele teria os ganhos de MP e Magia da classe White Mage, mais o HP da classe de equipamentos Light. Ou, de igual forma, uma classe baseada em dano físico, que precisa de mais força de ataque, mas cuja classe utiliza equipamentos do tipo Light, que lhe acrescenta mais HP, somente teria a lucrar se aliado à uma classe que utilize equipamentos do tipo Heavy, que acrescenta força de ataque.

Segue o post, com as devidas alterações:.


Final Fantasy XII é um jogo que originalmente não possuía classes. Elas foram introduzidas com a versão Zodiac Age, incluindo 12 classes de trabalhos, das quais somente 6 poderiam ser utilizadas, o que era uma besteira, pois as classes estão ligadas à equipamentos e desta forma, muitas armas maravilhosas jamais poderiam ser utilizadas. Agora, na versão para PS4 a Square-Enix corrigiu esta falha e todos os personagens poderão utilizar dois trabalhos ao mesmo tempo.

Ficou parecendo o XV, que era de um jeito, mudou e depois mudou de novo e ficou aquela coisa esquisita, toda picotada. Só que o XII é um esquisito que faz pensar, montar estratégia, estudar o jogo.

E a definição de qual personagem vai usar quais duas classes transforma-se em um baita problema já de cara, pois a definição da primeira classe de cada personagem é logo no início e não tem volta, só reiniciando o jogo. As questões:

1 - EQUIPAMENTOS E DESEMPENHO DAS ARMAS

Existem 3 tipos de equipamentos disponíveis e não se pode equipar aquele que queremos, pois eles são definidos pela classe:

Light Armor - Aumentam HP, um pouco de defesa e status específicos de cada armadura.

Heavy Armor - Aumentam força de ataque, defesa e status específicos de cada armadura: Foebreaker, Knight, Time Battle e Uhlan.

Mystic Armor - Aumentam poder mágico, MP, defesa e status específicos de cada armadura: Bushi, Red Mage e White Mage.

A tabela abaixo relaciona cada classe ao tipo de equipamento que pertence ao seu job e o tipo de equipamento que a complementaria.



2 - CADA ARMA UTILIZA ATRIBUTOS DIFERENCIADOS PARA O CÁLCULO DO DANO

Estes são os atributos considerados para o cálculo do dano de cada arma:

Força de ataque: Swords (Knight e Time Battlemage) e Crossbows (Time Battlemage), Greatswords (White e Black Mages), Spears (Uhlan): Strength, Poles (Monk), Rods (White Mage): Strength.

Força de ataque e velocidade: Bows (Arch), Daggers e Ninja Swords (Shikari)

Força de ataque e poder mágico: Staves (Black Mage) e Katanas (Bushi)

Força de ataque e vitalidade: Axes e Hammers (Foebreaker)

Poder mágico: Maces (Red Mage)

Por exemplo, o Monk. O equipamento original dele é Light que vai lhe acrescentar sempre mais HP. Porém a fórmula que calcula o dano de seu ataque é assim:

DMG = [AttackPower*Random(11.125)-MagickDefense]*[1+Strength*(Lv+Strength)/256]

A primeira parte, os primeiros colchetes se referem ao poder de ataque da arma, um número randômico - a defesa mágica do alvo. Tudo isto é multiplicado pela segunda parte que é 1 + força de ataque do personagem x (level do personagem + força de ataque do personagem)/256]

Vamos supor que ele tenha um ataque de 100, antes de equipar. Se equipar com Light, vai continuar com 100. Supondo que ele esteja no lv 10, seria [1+100*(10+100)/256 = 101 * 0,43 = 43. O dano seria o resultado da primeira parte multiplicado por 43. Supondo o número 50 x 43 = 2.150.

Agora se ele usasse um equipamento Heavy, ele poderia neste lvl estar usando um elmo que desse mais 6 de força e um body com 4, em um total de 10. Neste caso, usando o mesmo raciocínio anterior, o resultado final de seu dano seria 2.600!!! Ou seja, 450 a mais de dano apenas acrescentando 10 pontos de força de ataque. Os melhores equipamentos Heavy podem acrescentar até 24 pontos, o que seria uma diferença mais do que significativa!

Tendo isto em vista, além de tentar usar o mesmo equipamento em ambas as classes e o equipamento certo para aumentar a força ou a magia, de acordo com a função da classe, ainda deveríamos tentar agrupar as classes pensando na potencialização do dano. Ou seja, juntar uma classe que utiliza Heavy Armor, que é focada na força de ataque físico com uma classe que utiliza Mystic Armor, das duas uma: ou eu terei que ficar trocando o equipamento E a arma constantemente, ou vamos inutilizar ou ao menos subaproveitar uma das classes.



3 - MENINAS TEM MAIS MP E MENINOS MAIS FORÇA DE ATAQUE E HP

Esta não foi nem mais uma complicação e sim uma simplificação. As meninas tem muito mais MP do que os meninos e estes muito mais força de ataque e HP do que as meninas. Assim, começou a ficar clara uma separação em classes de magia indo preferencialmente para as meninas e classes de porrada para os meninos.

Esta é a tabela de dados dos personagem ao level máximo, sem ganhos de License Board, sem equipamentos ou armas:


4 - GANHOS QUE PODEM SER OBTIDOS COM A LICENSE BOARD

Também percebemos que algumas License Boards davam mais HP, MP, Força e Magia do que outras licences. Em 4 delas é possível conseguir 30% a mais de MP, os 3 magos e o Time. Na versão para PS4, embora possamos usar duas licenças para cada personagem, o que é comum à ambas não se acumula. Assim, se juntar dois mages em um único personagem, não teremos 60% a mais de MP e sim apenas 30%. Mas se juntar uma classe que usa MP, mas não tem estes 30% com outra que tenha, ambas passam a ter. Da mesma forma todos os demais atributos. Se colocar a classe com mais ganho de HP com a com menor ganho, ambas ficam com o HP maior. ;)

Esta é uma tabela de ganhos de atributos possíveis com o License Board completo:

Talvez não seja possível chegar a este resultado para todos igualmente, pois algumas partes de atributos somente são liberados com a presença de determinados Summons e um mesmo Summon não pode estar ao mesmo tempo com dois personagens. É mais uma idealização de onde seria possível chegar para cada um deles e poderemos escolher qual priorizar depois.

Bem, nossa ideia foi primeiro tentar encontrar as melhores combinações de classes e para isto fizemos as 66 combinações possíveis. Isto pronto, começou a montagem do quebra-cabeças. E põe quebra-cabeças nisto! Você consegue otimizar 3 classes bem otimizadas, mais 2 outras mais ou menos e sempre, sempre, a última é péssima e aí recomeçamos tudo!

E isto sem considerar outras questões do License Board, como a disposição dos Espers e as magias e/ou técnicas de cada classe. Temos que pensar também que a equipe é formada por apenas 3 personagens + 1 eventual hóspede. Ou seja, todos devem ser polivalentes ou é melhor ter um bom mago branco, um bom mago negro e um bom atacante? Devo combinar pensando nas armas, nos atributos, nas magias, nos summons?

Nós primeiros seguimos um caminho, depois outro, depois outro. Vimos pela internet todos os tipos de pensamento e combinações possíveis. Finalmente chegamos à conclusão de que realmente, neste jogo, não há uma única verdade, não há como dizer que esta equipe é, definitivamente, a melhor ou a pior. Como tínhamos que escolher um caminho dentre tantos, este foi o que decidimos seguir. Poderia ser outro, como, sei lá, a jogabilidade ou os Phoenix Down Lores ou qualquer outra coisa. Talvez não importe. André diz que bem equipados e sabendo-se jogar, dá tudo no mesmo e todos podem se tornar excelentes personagens. Embora eu esteja escrevendo, este é um trabalho conjunto, nosso: André Anastácio e eu.

Em minha equipe deixo de utilizar o Foebreaker que não é grande perda e utilizarei o Monk 2 vezes de forma a manter o ganho de HP maximizado para todos. Os combos que usam magia terão 30% a mais de MP e ganho elevado de força mágica. Todos que utilizam ataque físico tem força de ataque alta. Tenho 3 combos de ataque e 3 de magias, mas na verdade a Fran também poderá atacar.

Meu Bushi, cuja arma utiliza também a magia para o cálculo do dano, tem ataque e magia otimizados. O White Mage está com o Machinist, aumentando seu HP.  Como as equipes são de apenas 3 personagens, pretendo utilizar em uma o White ou o Red Mage para suporte/cura, e as outras duas para ataques com Black, Shikari, Bushi ou Arch/Knight. Nem

Também poderei utilizar todas as melhores armas da seguinte forma.
                     
White Mage/Machinist: Holy Rod (White) ou Aldebaran (Machinist)
Black Mage/Monk: Staff of the the Magi (Black Mage)
Shikari/Uhlan: Orochi (Shikari) ou Zodiac (Uhlan)
Bushi/Time Battle: Masamune (Bushi)
Arch/Knight: Sagitarius (Archer) ou Tournesol (Knight)

Devo dizer que realmente não estou satisfeita com minha equipe. Procurei à exaustão as combinações perfeitas, mas existem tantas e tantas variáveis e está feito de uma forma que a perfeição realmente não é alcançável. Se melhora uma combinação, com certeza desfalca outra. Não há como chegar no melhor de todas as classes. É impossível! E isto realmente me exaspera. Minha equipe é apenas o melhor que consegui fazer. Desisti de tentar melhorar. Nem está tão ruim assim.

Mas, se me perguntarem sobre como combinar classes ou como montar equipes, direi com toda sinceridade: não sei! 

É praticamente uma questão de gosto, isto. Depende de seu estilo de jogo e do que considera prioridade: se o dano, se o uso de magias e técnicas equilibradas entre todos, se as armas, etc.. No máximo, posso fazer isto que fiz agora: mostrar algumas questões que influirão no desempenho.

Depois o André fará um post explicando sua equipe. Gostei tanto que quase roubei. rs

Boa sorte na montagem da sua!

    
 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FFXIII - Estratégia para derrotar o Adamantoise

Adamantoise, 5.343.000 de vida principal e mais quatro pernas, cada uma com 356.200 Descobri esta dica no walktrough que estou seguindo. Parece que o Adamantoise e o Adamantortoise são suscetíveis à Death. • Use a Vanille como SAB, tendo Death habilitado no crystarium. • Equipe-a com o Marlboro Wand (evolução da Belladonna) • Acessório com auto-haste e o que mais tiver que aumente magia, boost • Barra de TP cheia • Use um MED e um SEN • Chame Hecatoncheir • Ative o modo Gestalt (triângulo + Y) • Cast Death repetidamente. Pode demorar um pouco para Death pegar, mas... quando pegar... :DDD Experiência: 40.000 CP Drop normal: Platinum Ingot (15.000 gil) Drop raro: Trapezohedron (2.000.000 gil) O Adamantortoise (com a corcunda mais alta do que o Adamantoise) tem "só" 3.566.000 de vida e cada perna 246.600. Este é suscetivel também a slow, deprotect, deshell, curse e daze. :D Vale a pena começar por ele. cp e drops iguais ao do primo "fortão"...

Bye bye Brasil!

Eu nasci aqui, ao pé da Serra da Mantiqueira, em Caldas, MG. Cidadezinha tão pequena que nem tem fotos no google imagens. Mineira, uai sô! rs O centro da cidade e da vida social é uma pracinha com duas igrejas, uma em cada ponta. Ao redor florescem as casas em ruas íngremes, de pedra ainda. Pores de sol deslumbrantes, cheiro de chuva, de terra molhada e amanheceres com neblina, assim: Daí achei que aquele mundo, de tão pequeno, não me continha e ansiosa por espaçar-me totalmente, vim para cá: São Paulo, cidade do cimento, da multiplicidade, da diversidade, das diferenças, dos infinitos mundos que se cruzam sem se ver ou tocar. Como uma Bandeirantes, desbravei esta terra selvagem, até um dia em que os contras começaram a ser mais fortes do que os prós. Poluição, falta de natureza, violência, desigualdades e principalmente o rítmo de vida, louco, insano, incoerente. Decidi mudar e fui para cá: Natal, RN. A cidade de cartões postais, da brisa eterna, das águas límpidas, do hor...

FFXIII - Pegando as Genji Gloves das Missões 62 e 63

Missão 62: Raktavija l'Cie Stone: Archylte Steppe - Eastern Tors Mark: Archylte Steppe - Central Expanse Missão 63: Adamantortoise l'Cie Stone: Sulyya Springs - Subterranean Lake Mark: Archylte Steppe - Eastern Tors Que baba!!! Se soubesse já tinha feito estas duas. O Raktavija já derrotei na missão 47. É um Vatala com mais vida - 2.062.000 - aquele chato da barreira. Imune a Death. Usei os buff/debuff e depois rav/rav/rav alternado com rav/sen/med para chegar ao stagger e cair a barreira. Dura pouco. É atacar com tudo quando está sem a barreira e depois fazer cair novamente. Os ataques dele são muito fortes e tem que ter atenção com med, mas é só. O Adamantortoise já matei um monte. Com o Death da Vanille não tem como errar.  Vou pegar estas duas Genji e já volto. :DDD ATUALIZAÇÃO 1: 1 - Retifiquei. Não eram missões 61 e 62 e sim estas, 62 e 63. A 61 dá um Royal Armlet. Bem que estranhei o Juggernaut guardando algo tão raro. 2 - O Adamantortoi...

FFXIII - Missões 53 e 54 - Pontas soltas no jogo

As irmãs Nix e Stiria do summon Shiva de Snow Depois de concluir o círculo de l'Cie Stones de Archylte, vi que estava faltando só estas no meio e resolvi fechar as pontas, antes de voltar ao círculo e ver se houve alguma mudança com o Titan. Missão 53 - Zirnitra - Concluida l'Cie: Mah'Habara - Asylum from Light Mark: Yachas - Pass of Paddra Prêmio: Blaze Ring (Mais um Zirnitra. Este está acompanhado de quatro Alraune, umas plantinhas venenosas. Como já enfrentei este pássaro 2 ou 3 vezes, sem problemas. A missão é chatérrima! A pedra está na área opcional de Mah'Habara, com entrada pulando por cima do Átomo, lá no final. Entrei pela stone de Mah'Habara e fui caminhando e tentando desviar do monte de inimigos pelo caminho e quando não dava tinha que lutar. Depois volta tudo, vai para o teleporte de Paddraedran Archaeopolis e mesma coisa: segue o caminho com inimigos. A estas alturas fazer isto é um pé!!!) Missão 54 - Gigantuar l'Cie: Archylte - Norther...

FFXIII - Como derrotei o Vercingetorix - Por Danilo

"Eu estava desanimado para conseguir os troféus que estavam faltando muito pelo fato de que nossos amiguinhos Adamantortoise e Adamantoise ficaram excassos depois de completar a missão 62....e olha que eu já sabia disso, porém me empolguei na missões e depois que matei os Raktavijas fui farmear Platinum Ingots e Trapezohedron (não queria quebrar uma Genji Glove para conseguir um...rsrsrs) quando vi um Adamanchelid meio azulado e um Adamantoise com "faixas brancas" nas patas e pensei: Fu@#$@!!!! Nesse ponto me faltavam os seguintes Troféus: - Master Seals (Desenvolver todas as habilidades de todos os personagens na Crystarium) (CONQUISTADO) - Exorcist (Derrotar os sete mortos-vivos "Senhores das Trevas" [Vercingetorix era o último...rsrs] (CONQUISTADO) - Dorggan´s Trophy (Completar todas as missões de nível A) (CONQUISTADO) - Galuf´s Grail (Completar as 64 missões) (CONQUISTADO) - L´Cie Paragon (Completar as 64 missões com 5 estrelas e...