Pular para o conteúdo principal

A Sony pretende lançar a próxima geração no próprio PlayStation 3, revolucionando a indústria


As semanas que antecedem a E3 são sempre as melhores para o mundo dos jogos, pois a quantidade de informações vai aumentando e elas, em sua grande maioria, ainda são rumores, o que nos deixa cada vez mais ansiosos para o evento de Los Angeles. Mas poucas vezes eu vi algo tão grande como estou prestes a escrever nesta publicação, pois ao que tudo indica a Sony pretende mudar a indústria de jogos de uma forma que jamais imaginávamos.


Lógico, antes de tudo é sempre bom lembrar que este texto é baseado em rumores e especulações, além de possuir uma enorme quantidade de opiniões pessoais. Mas como acompanho o mercado, diariamente, a mais de dez anos, posso dizer que a minha análise, se for confirmada, mudará a nossa forma de jogar e pensar videogames. Esta análise se baseia em uma ideia que não compraremos nenhum PlayStation 4 ou Xbox 720, simplesmente porque não será necessário.

Tudo começou quando Nanea Reeves, chefe do Gaikai, disse que esta E3 será a mais importante da história do evento, principalmente porque a sua empresa anunciará uma parceria com uma grande produtora de jogos. Além disso, Reeves vai mais a fundo e choca a todos ao dizer que não veremos nenhum console de próxima geração, não apenas neste evento, mas por pelo menos mais alguns anos. Mas perai, quem é Reeves e que empresa é essa Gaikai? Para quem não sabe, o Gaikai é uma empresa que oferece serviço de jogos nas nuvens, ou seja, entrega ao usuário, via streaming, os seus jogos desejados e todo o processamento é feito nos servidores da empresa. Com isso, nem todo mundo precisa de um super computador para jogar um jogo de última geração, dependendo apenas de uma conexão veloz com a internet.

Ao dizer que a Gaikai anunciará uma grande parceria na E3 deste ano, Reeves indicou uma mudança drástica na forma que jogamos e muito mais do que isso, mostrou que uma nova geração de hardwares é dispensável.


Todos nós sabemos que a Sony sempre pensou em um ciclo de vida de pelo menos 10 anos para o PlayStation 3 e depois das notícias de um acordo com a Gaikai, tenho cada vez mais certeza que o PlayStation 4 não chegará tão cedo como imaginávamos. Só que a Sony está passando por dificuldades financeiras sérias e precisa, urgentemente, fazer dinheiro e ao mesmo tempo, diversos rumores indicam que a empresa mostrará sim, um novo hardware na E3 deste ano.

Mas eu acabei de citar uma frase do chefe da Gaikai dizendo que não veremos o PlayStation 4, mas também disse que rumores indicam a chegada de um novo hardware. Que hardware seria esse? Bem, o nome eu não sei, mas seria um console PlayStation totalmente baseado no streaming de jogos. Um console barato, que acompanharia um controle, uma câmera e um Move, junto com um serviço de assinatura anual. Dentro deste console teríamos apenas o hardware necessário para conectar o jogador ao conteúdo da Gaikai, como se fosse um PlayStation Light. Não podemos deixar de citar o serviço criado pela Microsoft nos Estados Unidos, onde os usuários pagam apenas 99 dólares por um Xbox 360 e ao mesmo tempo são atrelados a um contrato de dois anos com mensalidades fixas., será que a Sony não está pensando em alguma estratégia para entrar neste mercado?

O mais interessante do “PlayStation Light” é que todos os seus serviços poderiam ser acessados de qualquer PlayStation 3, como parte da sua assinatura da PlayStation Plus. Com uma simples atualização, você teria um aplicativo que daria acesso a todos os jogos do Gaikai, via streaming. Voltando para a parte financeira da coisa, vale lembrar que jogos dão retorno imediato à Sony enquanto consoles levam anos para se tornarem rentáveis, com um “PlayStation Light” o custo seria muito baixo e a venda de jogos aumentaria drasticamente, bem como o de assinaturas e com isso a empresa conseguiria aumentar o seu faturamento.

E o PlayStation 4? Bem, rumores não faltam dizendo que este novo hardware que será anunciado no evento é o PlayStation 4. Estes rumores não se baseiam nas declarações de Reeves e sim em outros contatos com fornecedores, fabricantes, etc… Ao meu ver, este console realmente existe, só que não deve chegar ao mercado antes do segundo semestre de 2013. Ele seria destinado a um público diferenciado, que estaria disposto a pagar mais caro por um hardware de última geração, que ainda utilizaria jogos em mídia física (Blu-Ray) e processamento interno.



Até agora, tudo parece bem tranquilo, teríamos então um novo console “light” com um serviço que seria acessado pelo PlayStation 3 e dentro de 18 meses um novo console. O fato é que outros rumores estão dizendo que os jogos do PlayStation 4 poderiam ser jogador, via streaming, no PlayStation 3. Ou seja, uma nova geração sem necessariamente um novo investimento em hardware.

A Sony poderia fazer então seu novo console e colocar o preço que desejar – muito, muito, muito caro – para vender apenas para o público que realmente quer comprar um novo hardware. Todos os demais poderiam acessar o conteúdo de última geração pelo PlayStation 3, exatamente como o Gaikai faz.

Para completar o meu pensamento que um anúncio bombástico como esse pode realmente ser feito, levo em conta os seguintes fatos: A empresa revelou antes da E3 diversos novos jogos como LittlebigPlanet Karting e God of War: Ascension, que poderiam muito bem ser anunciados no evento. Porque será que a Sony está anunciando tudo antes da hora? Mais claro do que isso, são as contínuas manutenções da PlayStation Network. Que diabos está acontecendo com a rede do PlayStation? No meu ponto de vista, um trabalho muito grande está sendo feito para que um anúncio como este seja realizado durante a E3 e lançado no mesmo dia.

Depois de tantas possibilidades, eu assumo que posso estar errado e provavelmente estou, mas imaginar um serviço de streaming que entregaria jogos da próxima geração no PlayStation 3 (e porque não no PlayStation Vita), faria muito sentido para o negócio, mesmo que ainda não faça muito sentido para os jogadores.

Estou louco?


Fonte




Opinião: Algo muito grande está a caminho seja o Playstation 4 ou não.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FFXIII - Montando uma equipe KILLER

Clique para ver maior em outra janela. Não estou satisfeita com minha equipe principal. Montei meio intuitivamente, mas penso que poderia render mais. Estive procurando informações sobre como aperfeiçoar e encontrei o gráfico acima. Como tenho um estilo mais agressivo, pensei em ter dois caracteres com perfil principal voltado a luta em si (COM/RAV/SEN) e um personagem para cura e alteração de status (MED/SYN/SAB). Com base neste pensamento, montei a tabela abaixo, tentando identificar os melhores em cada atividade. COM RAV SEN SYN SAB MED O MELHOR Fang Light Snow Sahz Hope Vanille Hope O 2º MELHOR Light Hope Fang Light Vanille Hope Vanille E dela passei para a seleção propriamente dita, comparando os personagens e começando com o perfil voltado para MED/SAB/SYN: COM RAV SEN SYN SAB MED HOPE 2º 1º 2º 1º VANILLE 2º 1º 2º SA

FFXIII - Capítulo 11 - Mah'Habara - Continuação

Átomo, um veículo bem esquisito! lol Seguindo o caminho reto da mina (Maw of the Abyss) fui enfrentando bombas, robôs e puddins, alguns em formatos novos. Tem um robô mais parrudo (Boxed Phalanx) que aparece junto com dois ou três robôs comuns. Ele sumoniza estes robozinhos, e se for neles a luta não acaba nunca. Vá direto ao grandão. Quando cheguei na área chamada The Earthworks, tem cutscene nova e os shops ganharam novos itens. É um bom local para decidir sobre suas armas, porque Plautus recebe novas opções e bem razoáveis. Ao final tem um Juggernaut (1.564.000 de vida) opcional. Resolvi encarar e não é que matei? O que não faz uma equipe Killer e uma arma Peacemaker? :DD Prosseguindo para Flower Fissure, Vanille enfim ganhou seu summon, Hecatoncheir. Mesma coisa que os anteriores: preocupe-se em ficar vivo. Ele é bem violento. Se puder, ataque. Quadrado quando a barra encher. Se você está seguindo as missões das l’Cies Stones, aqui haverá a pedra para o monstro 18. Mesmo q

(FF XV) Capítulo 1 - Parte 1a - Hammerhead Region, com mapa, tesouros, missões, etc...

Abra a imagem em uma nova guia para usar o zoom e ver tudo. Tentei fazer uma gambiarra com fotos do mapa. Acho que vai dar para entenderem, com alguma boa vontade. Mostra todos os tesourinhos, com legenda ao lado. No topo central a lista das sidequests da história.  No mapa, as linhas começadas em pontos azuis são Sidequests opcionais e recomendadas pelo guia, os pontos verdes são Tours e os amarelos são Hunts. Acho que este início é mais para a gente se localizar mesmo. Eu fiquei um tempão zanzando pelo mapa e recolhendo os tesouros. Peguei a espada longa que é o ponto U4 (muito boa!) - a espada que está no ponto verde (U6) é só pós game - e os acessórios I3 e G1, além dos Mega-Elixires e e Mega-Phoenix (P1 e P2) e um monte de cacareco que ainda não sei para que serve. PELO AMOR DE FF: não vá sair por aí vendendo NADA! NADA é NADA! Passe fome, durma em acampamentos, lute com as mãos se for preciso, mas não venda nada até sabermos o que pode ser vendido ou não. Isto é

(FF XV) Capítulo 1 - Parte 1b e 2 - Deu o que tinha para dar.

Capítulo 1 - Parte 1b: Ainda no Hammerhead Pois é. Fiz questão de experimentar tudo neste início, porque não queria depois saber que poderia ter feito algo e não fiz e perder ou sei lá. Então, fiz tudo: Peguei todos os tesouros disponíveis na região (vejam no mapa postado na parte 1a) e mais alguns novos, pois depois de cada caçada, o dono das Hunts atualizava meu mapa e para minha surpresa apareceram novos tesouros, não listados no mapa. Peguei até uma nova espada, meio chinfrim, mas peguei. lol O guia recomendava fazer duas quests do tipo Carro Quebrado e duas do tipo Resgate/Salvamento. As missões do tipo Carro Quebrado (espero que seja esta a tradução em português) são bem simples: tudo o que precisamos fazer é manter um estoque de kit de reparos  que podemos comprar na lojinha do Hammerhead e quando topamos com algum carro quebrado na beira da estrada fornecemos o kit. Missão do tipo Carro Quebrado As missões do tipo Resgate seguem o mesmo estilo, a diferença é

FFXIII - Tá tudo aqui! (detonado, críticas, estória, dicas, gil, rare itens, farms) Só clicar.

FINAL FANTASY XIII - Indíce geral dos posts História do jogo traduzida A verdadeira história PERSONAGENS Lightning Snow Hope Filhote de Chocobo MEU JOGO Capitulos 1 a 4 Capítulos 5 e 6 Capítulo 7 a Capítulo 7 b Capítulo 8 Capítulo 9 a Capítulo 9 b Capítulo 9 c Capítulo 10 a Capítulo 10 b Capítulo 11 a Capítulo 11 b Capítulo 11 c Capítulo 11 – Mah’Habara a Capítulo 11 – Mah’Habara b Capítulo 11 – Sulyya Springs Capítulo 11 – Taejin Towers Capítulo 11 – Oerba a Capítulo 11 – Oerba b Capítulo 12 - Eden Capítulo 13 – Bosses finais Capítulo 13 - Final Grandioso Pós Game – Titan’s Trial Pós Game - Organizando Pós Game – Círculo de Stones Pós Game – A saga das tartarugas Pós Game –Long Gui Pós Game – Good Bye Trailer de FFXIII dublado em português PULSE Chocobos Mapa de Chocobos e tesouros Primeiro passeio Escavando Tesouros Tesouros e nova área MISSÕES l’CIE STONES As l´Cie Stones Guia das 64 missões Dicas iniciais Lost Retificaçõ