Pular para o conteúdo principal

(DS) Final Fantasy III: entendendo como um RPG de 20 anos pode ser tão atual quanto o XIII


O que é um bom rpg?

É um jogo que voce abre para dar uma olhadinha e ver qual é e te pega pelo colarinho, te gruda no console e não te solta até o final?

Ou será um game em que você começa em uma grutinha, saí, descobre um mundo que explora à vontade, descobrindo cavernas, cidades, lugares escondidos, vilas de gnomos ou de fadas ou de chocobos e quando pensa que já desvendou o mundo inteiro, descobre que viu apenas a pontinha de um imenso iceberg e vai para um outro mundo muito maior e inteiramente novo?

Ou é ter 20 classes diferentes de jobs e poder intercambiar livremente entre eles sem prejuizo de seu level, passando por cavalheiros, magos, geomancers, arqueiros, sumoners, ladrões e outros?

Também pode ser um jogo em que você se locomove a pé, de barquinho, de navio, helicóptero, nave, chocobos e que pode ter que ficar pequenino para entrar em lugares escondidos ou virar sapo para explorar ambientes aquáticos?

Ou por ser grafica e visualmente bonito, com trilha sonora impecável?

Ah, são as armas?

Como, por exemplo, a espada que estou usando no Warrior, que absorve vida a cada damage e que não precisei esperar o final do jogo para ganhar? Ou o Bow do arqueiro que dá trocentos golpes seguidos em TODOS os inimigos? Ou é ter tantas armas à disposição que você não sabe qual a melhor?

Pode ser que queira analisar pelos inimigos. Pela quantidade, diversidade e dificuldade. Já enfrentei gnomos, ursos, sereias, dragões de terra e de mar, guerreiros, magos e tantos e tão diferentes que sinceramente não recordo todos.

Ou os cenários, cada um mais original e diferente que o outro? Nada de monotonia? Sai de uma caverna e cai em um castelo de ouro? Da vilazinha minúscula dos gnomos ou o recanto das fadinhas para a cidades dos sábios, ou montanhas ou mares ou desertos?

Acho que definitivamente um jogo feito à mais de 20 anos que continua atual só pode ser definido como um grande RPG.

Sim, isto mesmo que leu. Final Fantasy III original para NES, naqueles cartuchões, saiu no Japão em 1990!!! O remake para DS americanizado saiu em 2006 e é totalmente atual, não devendo nada para as versões mais recentes.

Aliás, melhor dizendo, dando um banho nas versões mais recentes, especificamente na XIII.

Se você não tinha entendido ainda por que a série Final Fantasy salvou a Square da falência, entenderá com este jogo. São pequenos e infinitos detalhes que compõe um todo acima de qualquer crítica.

Agora, me conta: como é que a Square fez jogaços como este e vários posteriores e depois regride com um XIII engessado daquele?

A esperança que surge com esta ausência na E3 é que a enchurrada de críticas que XIII recebeu tenha dado uma sacudida na gigante adormecida e que tenha começado a refazer Versus, voltando às origens.

Se a Square Enix perdeu a memória, esqueceu a receita, basta dar uma olhadinha em Final Fantasy III. Tá tudo guardado dentro deste jRPG sensacional!!!

Comentários

André disse…
É exatamente do que eu preciso xD
Esse Remake não saiu pra PS3 né?
aitinerante disse…
Oi André.

Não é o máximo??? :DDD

Infelizmente não saiu não. Só DS mesmo.

Abraço
André disse…
ah =/
Tô pensando em comprar então Dragon Age Origins ou White Knight Chronicles... vi uns vídeoszinhos deles no youtube e parecem interessantes

Postagens mais visitadas deste blog

(FFXIII-2) É o fim? O que está acontecendo com a Square-Enix?

Gráfico do preço das ações da Square-Enix de 2008 a hoje. Fonte Em todos os lugares que leio as pessoas estão aturdidas e se perguntam: o que ela está pensando? O que ela está fazendo? Onde quer chegar? O que quer fazer? WTF!!! O que é isto? Ela tinha a melhor franquia de jRPGs, uma base sólida e ávida de fãs que apenas desejavam que fizesse o que sempre fez: excelentes jogos, com boas estórias, personagens carismáticos, mapas grandes para exploração, áreas secretas, lutas com chefes poderosos e um final coerente, no PS3 e/ou Xbox360. Ao invés disto, vimos toneladas de jogos para telinha (PSP/DS/Celulares), um MMO trágico e um único jogo (Final Fantasy XIII) para grandes consoles com um enredo picotado e confuso. Ainda assim vendeu bem e os fãs aguardaram pacientemente pelo que se anunciava ser o melhor de todos, Versus XIII. A maioria de nós aceitou quando Versus foi postergado e em seu lugar anunciaram a vinda de Final Fantasy XIII-2, porque queríamos a oportunidade de dar

Resonance of Fate: tudo aqui (detonado, críticas, estória, dicas, gil, rare itens, roupas, armas, farms). É só clicar.

POST DE 2018 SOBRE VERSÃO 4K PARA PS4: Batalhas instigantes e beleza mágica mesmo após 8 anos POSTS DE 2010, VERSÃO PS3: INTRODUÇÃO Meu próximo jogo Primeiras Impressões Segundas Impressões Vídeo review da Game Trailer com tradução Vídeo - Capítulo 12 - The Wedding TUTORIAL DA ARENA Lições 1 a 3 Lições 4 a 6 Lições 7 a 11 Lições 12 a 16 WALKTHROUGHS (detonados) Playthrough do Destin MEU JOGO Prologue Capítulo 1 Fim de Resonance of Fate Retornando após meses JOGO DO BRUNO Capítulo 2 Capítulo 3 Capítulo 4 Capítulo 5 Capítulo 6 Capítulo 7 Capítulo 8 Capítulo 9 Capítulo 10 Capítulo 11 Capítulo 12 Capítulo 13 GIL Dinheiro infinito Esconderijo do Vashyron TRI-ATTACK: Esquema sem erros Wallpapers Lista de Conquistas/Troféus A importante questão das calcinhas de Leanne ..... Uma boa forma de ganhar dinheiro no jogo são as lutas da Arena. Quanto mais você avançar mais bem pago será. Além disto, as lutas são uma ótima form

(FF XV) Capítulo 1 - Parte 1a - Hammerhead Region, com mapa, tesouros, missões, etc...

Abra a imagem em uma nova guia para usar o zoom e ver tudo. Tentei fazer uma gambiarra com fotos do mapa. Acho que vai dar para entenderem, com alguma boa vontade. Mostra todos os tesourinhos, com legenda ao lado. No topo central a lista das sidequests da história.  No mapa, as linhas começadas em pontos azuis são Sidequests opcionais e recomendadas pelo guia, os pontos verdes são Tours e os amarelos são Hunts. Acho que este início é mais para a gente se localizar mesmo. Eu fiquei um tempão zanzando pelo mapa e recolhendo os tesouros. Peguei a espada longa que é o ponto U4 (muito boa!) - a espada que está no ponto verde (U6) é só pós game - e os acessórios I3 e G1, além dos Mega-Elixires e e Mega-Phoenix (P1 e P2) e um monte de cacareco que ainda não sei para que serve. PELO AMOR DE FF: não vá sair por aí vendendo NADA! NADA é NADA! Passe fome, durma em acampamentos, lute com as mãos se for preciso, mas não venda nada até sabermos o que pode ser vendido ou não. Isto é

(FF XV) Pós game: Costlemark, lvl 99 - Simplesmente a melhor parte de Final Fantasy XV

Finalmente! Depois de tanto ouvir falar do temível Costlemark lvl 99 eu me senti preparada para ao menos tentar. O mais chato da preparação foi o farm de AP. Além de tudo o básico, como os 3 acessórios para todos, eu queria ter a aba de recuperação completa e na aba de magia o nódulo que aumenta o poder em 100, além de mais uma ou outra coisinha aqui e ali. Também fiz questão de farmar o acessório v1 do Ângelus. Infelizmente não consegui nenhum V2, mas o V1 já ajuda muito. Bico de Zu também é chato e lento de farmar. Acabei nem pegando todos que queria e resolvi arriscar com apenas 21, usando 7 para criar magias de fogo, gelo e eletricidade com quebra de nível de dano lvl 99. Cada 7 fez 13 magias, de forma que tinha 39 magias com quebra de nível de dano. Mas as magias que realmente me importavam eram as de cura. Eu criei unimancias (pode sair fogo, gelo ou eletricidade) para equipar nos meninos e magias de cura com cada elemento para o Noctis, já que ele poderia escolher qua

FFXV - Tá tudo aqui! (detonados, críticas, estória, dicas, gil, rare itens, farms) Só clicar.

FINAL FANTASY XV Indíce geral dos posts Grupo no Whatsapp MEU JOGO (NEIVA) Primeiras Impressões Segundas Impressões Capítulo 1 - Parte 1a - Hammerhead Capítulo 1 - Parte 1b e 2 - Leide Capítulo 2 - Parte 1 - Prairie Outpost Capítulo 2 - Parte 2 - Norduscaen Block Capítulo 3 - Cleigne Capítulo 4 - Duscae West Capítulo 5 - Ainda em Duscae/Cleigne Capítulo 5 - A saga do Catopeblas Capítulo 6 - Desânimo   Capítulo 7 - Aranea Capítulo 8 - Consertando o barco Capítulo 9 - Impactante Capítulo 10 - Stress Capítulo 11 - Trem do perigo Capítulo 12 - Denso, forte e marcante Capítulo 13 - Puro Terror Capítulo 14 - Pausa para upar Capítulo 14 - 17 lvls de uma vez Capítulo 14 - 2 kk xp e 132 k gil Capítulo 14 - Final e Shiva shivando Pós Game - Type-F, Randolph e Menaces Pós Game - Randolph Considerações Finais Despedida JOGO DO BRUNO Primeiras Impressões Primeiras Impressões Oficiais Capítulo 1 - Um novo e imenso mundo C