Final Fantasy XVI está chegando (só mais 3 meses!) e acredito que agora seja um bom momento para agrupar tudo o que sabemos sobre o jogo até aqui.
No dia 25/03, o jogo teve um painel na Pax East onde uma nova remessa de informações bem interessantes foram reveladas e aumentaram bastante o hype com o jogo. Devido a quantidade de informações que já temos, vou dividir o assunto em algumas postagens e focar esse primeiro post no desenvolvimento do jogo e no que sabemos em relação a História e Personagens do jogo.
O que sabemos até aqui - O time por trás
Final Fantasy XVI será lançado no dia 22 de Junho de 2023 sendo, até o momento, exclusivo para Playstation 5.
O jogo está sendo produzido por Naoki Yoshida, atual produtor de Final Fantasy XIV. Outros nomes envolvidos no MMO também estão trabalhando no desenvolvimento de FF 16, como o compositor Masayoshi Soken e escritores que desenvolveram a história da expansão Heanvensward.
O time de produção é o primeiro dos indícios de que este será um excelente Final Fantasy, já que todo o trabalho desenvolvido por eles em FF XIV tem feito o jogo alcançar níveis incríveis de popularidade e de lucros para a Square Enix nos últimos anos.
O jogo está sendo produzido desde 2016 e possui uma demo planejada para ser lançada algumas semanas antes do lançamento.
Narrativa
O jogo se passa no mundo de Valisthea.
Neste mundo, as pessoas utilizam a energia (éter) dos "Cristais-Máter" como fonte de magia para as diversas tarefas que eles necessitam no seu dia a dia. O problema é que o éter destes cristais está acabando, reduzindo o suprimento de energia disponível e causando diversos tipos de escassez ao redor do mundo. Por conta disso, conflitos e guerras entre os grandes reinos começaram a surgir em busca de dominar os cristais disponíveis em outras nações.
Eikons e Dominantes
Eikons são as criaturas mais poderosas e letais de Valisthea. Pense neles como uma versão alternativa das bombas atômicas dos seres humanos. Cada Eikon reside dentro de um Dominante, que é o nome dado ao humano que nasceu "abençoado" com a capacidade de conjurar os poderes devastadores daquele Eikon. Em algumas nações o Dominante é tratado como uma realeza, digna de admiração e força; já em outras eles são aprisionados e forçados a servir como armas de guerra.
A relação de Eikons e Dominants que conhecemos até o momento é:
Apesar da energia dos Cristais-Máter ser essencial para a conjuração de magia, algumas poucas pessoas nascem com a capacidade de conjurar magias à vontade.
As Grandes Nações de Valisthea
O Grão-Ducado de Rosaria
Bastião da tradição
Há muito tempo, um grupo de pequenas províncias independentes na Valisthea ocidental descobriu a força da união e formou o Grão-Ducado de Rosaria. Após anos de relativa prosperidade, o ducado agora se vê ameaçado pela disseminação da Praga, um perigo que, se ignorado, sem dúvida, levará o reino à ruína. Rosaria extrai seu éter do Sopro do Draco, um Cristal-Máter situado em uma ilha vulcânica perto da costa. O Dominante da Fênix, Eikon do Fogo, ascende ao trono como arquiduque quando atinge a maioridade.
O Sacro Império de Sanbreque
Onde a ambição é divina
Sanbreque é, há muito tempo, a força política mais poderosa de Valisthea. A capital do Sacro Império, Oriflamme, foi construída ao redor da Cabeça do Draco, o Cristal-Máter que presenteia as províncias próximas com grande quantidade de éter. O povo se beneficia alegremente dele, vivendo em conforto e segurança sob o olhar vigilante do sacro imperador, venerado como a encarnação da única divindade verdadeira. O Dominante de Bahamut, Guardião da Luz, atua como defensor do império, assumindo o campo de batalha em tempos de guerra para derrotar seus inimigos.
O Reino de Waloed
Indômito em seu isolamento
Waloed considera como seu domínio toda a "Cinza", a metade oriental de Valisthea. O controle do reino sobre o continente já foi colocado à prova muitas vezes por orcs e outras feras humanoides que lá habitam, mas o atual governante do reino — o Dominante de Odin, Eikon da Escuridão — teve sucesso em sufocar essas rebeliões. Usando o poder da Espinha do Draco, o Cristal-Máter do reino, esse novo rei criou um exército poderoso, que agora busca desafiar as fronteiras de seus vizinhos.
A República de Dhalmekia
Destino inconstante como as areias do deserto
A República de Dhalmekia é constituída de cinco estados, dos quais procedem os membros do parlamento que a governa. A Presa do Draco, seu Cristal-Máter, está semioculta no interior de uma cadeia de montanhas, e o controle da república sobre ela e seu éter assegura a obediência de grande parte da Valisthea meridional. O Dominante de Titã, Eikon da Terra, foi nomeado conselheiro especial do parlamento e tem influência considerável na tomada de decisões.
O Reino de Ferro
Governado por fé e medo
Um pequeno arquipélago perto da costa da Tormenta, a metade ocidental dos reinos gêmeos de Valisthea. Aqui reina suprema a ortodoxia cristalina, uma crença ardorosa que venera os cristais. O Reino de Ferro controla o Sopro do Draco, o Cristal-Máter que fica no centro de uma de suas ilhas, fonte de uma longa disputa com a terra vizinha, Rosaria. Isolados e indiferentes às nações continentais, os ferranos falam um idioma próprio. A doutrina ortodoxa julga os Dominantes como abominações profanas, e qualquer um que tenha o azar de nascer nessas ilhas é executado.
O Domínio Cristalino
O olho do furacão, sempre vigilante
O Domínio Cristalino se situa no coração de Valisthea, erguido em volta do mais alto de todos os Cristais-Máter, a Cauda do Draco. Ocorreram muitas batalhas sangrentas pelo controle dessa pequena área devido à sua importância estratégica, até que os reinos em guerra finalmente concordaram com um armistício. Como parte do acordo de paz, as ilhas que rodeavam a Cauda do Draco se tornaram um território autônomo liderado por um conselho de representantes das nações vizinhas, cada reino desfrutando igualmente da bênção do Cristal-Máter. Nenhum Dominante mora lá.
O último trailer divulgado é focado em exploração e mostra mais sobre o mundo o jogo se passa:
Personagens
Clive Rosfield
O filho primogênito do arquiduque de Rosaria. Esperava-se que ele herdasse as chamas da Fênix e despertasse como seu Dominante, mas o destino escolheu Joshua, seu irmão mais novo, para carregar esse fardo. Em busca de um propósito para si, Clive se dedica a dominar a espada. Sua prática compensa quando, aos quinze anos de idade, ele vence o torneio ducal e é nomeado Primeiro Escudo de Rosaria, encarregado de proteger a Fênix e honrado com a habilidade de empunhar parte do seu fogo. Infelizmente, a carreira promissora de Clive chega a um fim trágico nas mãos de Ifrit, um misterioso Eikon sombrio que o coloca em um caminho perigoso rumo à vingança.
Torgal
Outro pária dos Territórios do Norte trazido pela Casa Rosfield, Torgal foi encontrado sozinho em meio à neve durante uma das expedições do arquiduque Elwin nas gélidas terras nórdicas. O arquiduque presenteou seus filhos com o canino ao voltar para casa. Tendo sobrevivido ao desastre que quase acabou com a linhagem dos Rosfield, ele se reuniu com Clive mais de uma década depois e agora serve a seu mestre com a mesma lealdade feroz de quando era apenas um filhote.
Joshua Rosfield
Segundo filho do arquiduque de Rosaria e cinco anos mais novo que Clive, Joshua despertou como Dominante da Fênix logo após nascer. Apesar da criação nobre, Joshua trata todos os súditos de seu pai com bondade e afeição — especialmente Clive, a quem admira profundamente. Joshua costuma se lamentar por ser ele, o filho mais novo, frágil e estudioso, que recebeu o controle das chamas do pássaro de fogo, e não seu irmão, mais forte e valente. Enquanto Clive encara qualquer perigo sem hesitar, Joshua recua até diante da visão de uma cenoura em seu prato. Porém, as cenouras se tornam a menor de suas preocupações quando ele também é tragado pelos eventos trágicos que mudarão a vida de Clive para sempre.
Jill Warrick
Nascida nos Territórios do Norte derrotados, Jill foi levada de sua terra natal quando pequena para ficar sob a tutela de Rosaria. O arquiduque insistiu para que fosse criada junto com seus filhos, e ela se tornou parte da família Rosfield tanto quanto Clive e Joshua. Infelizmente, o destino ainda havia lhe reservado alguns infortúnios, separando-a dos dois e fazendo com que o poder enregelante da Eikon Shiva despertasse dentro dela.
Benedikta Harman
Ao emergir fria e implacável da tormenta da juventude, Benedikta Harman — Dominante da Eikon Garuda, a Guardiã do Vento — dedicou todo o seu talento com a espada e a estratégia ao comando dos espiões de elite de Waloed. É numa missão para encontrar o misterioso segundo Eikon do Fogo que ela é forçada a encarar seu passado quando seu caminho se cruza com o de Clive, que tem o mesmo objetivo.
Hugo Kupka
A ascensão meteórica de Hugo Kupka, conselheiro econômico permanente de Dhalmekia, foi repentina — até inesperada. Inicialmente um soldado anônimo da infantaria do Exército Republicano, seu despertar como Dominante do Eikon Titã o alavancou à vanguarda da política dhalmekiana. Foi lá que ele usou sua posição recém-alcançada como o homem mais poderoso da república para exercer influência tanto sobre as forças armadas da nação, como sobre o jogo político, acumulando uma fortuna pessoal no processo. E, embora se diga que um homem que tudo possui não tem o que desejar, Benedikta Harman o ensina que dinheiro e poder estão longe de ser tudo que o mundo tem a oferecer.
Dion Lesage
Príncipe herdeiro do Sacro Império de Sanbreque e líder da mais nobre e temida ordem de cavaleiros: os cavaleiros-dragão. Dion é amado e respeitado pelo povo e por suas tropas, graças às diversas vezes em que mudou o rumo de batalhas. Canções sobre o heroísmo do príncipe guerreiro e seu Eikon, Bahamut, Rei dos Dragões, não saem dos lábios e alaúdes dos bardos sanbrequianos. Mas nem tudo está bem no império, e a aglomeração de sombras pode acabar com a luz de Bahamut.
Barnabas Tharmr
Barnabas chegou às praias da Cinza sem a posse de terras ou títulos; foi sua habilidade com a espada que o fez conquistar um reino. Apesar de os homens-fera locais se revoltarem contra seu domínio, Barnabas invocou o poder de seu Eikon, Odin, para conter as rebeliões praticamente sozinho, deixando todo o continente oriental sob o domínio waloedês. Mesmo agora, com um exército e uma marinha capazes de enfrentar qualquer nação de Valisthea em pé de igualdade, o rei ainda prefere estar no coração da batalha, montado em seu cavalo espectral, atacando inimigos com sua famosa lâmina sombria ou apenas observando de longe o caos se instaurar, sempre com um terrível olhar de fascinação.
Cidolfus Telamon
Conhecido pelos amigos como "Cid", este soldado que virou um fora da lei luta para construir um lugar onde Portadores perseguidos e Dominantes explorados possam morrer como desejam. Como homem da ciência, ele também realiza pesquisas para entender como é possível viver nas terras mortas, já que é isso que ele e seus companheiros hereges devem fazer. Cid também é um Dominante: o poder do Eikon Ramuh despertou dentro dele logo após chegar à costa valistheia. Sem dúvida foi esse poder que o fez subir dentro do Exército Real Waloedês, onde, ao que parece, ele cruzou o caminho de uma certa Benedikta Harman...
Saltos temporais
Pelo que podemos perceber nos trailers, o jogo irá passar por 3 períodos de tempo diferentes da vida de Clive.
Em algum momento, Clive irá sofrer uma grande perda em sua família e isso será o gatilho principal por sua busca por vingança, que é um dos temas centrais do jogo.
Por último, vou deixar aqui os últimos trailers para quem quiser conferir mais sobre o game.
"Dominance" Trailer
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