Pular para o conteúdo principal

Square-Enix Latin America Game Contest 2.012 na PUC-SP com Fukushima






Acabo de chegar do evento Square-Enix Latin America Game Contest 2.012 que aconteceu no auditório Consolação da PUC-SP com a presença de Yasuhiro Fukushima, fundador da Enix e presidente honorário da Square-Enix.

O motivo do evento é que a Square-Enix vai abrir um núcleo de desenvolvimento de games na América Latina. Ainda não se sabe se no Chile, México ou Brasil. Para formar sua equipe neste núcleo lançou um concurso "caça-talentos" nestes 3 países.

Não foi um evento para fãs. O auditório estava bastante lotado de jovens estudantes, acredito que das áreas de tecnologia, design e programação, com interesse em desenvolvimento de games. Senti-me um bocado deslocada e com um senhor ataque de timidez, que pensava já ter superado. rs

Sentei-me à ponta da 2ª fila e logo após ele entrou, muito simples, no auditório e fez um pequeno cumprimento, curvando-se levemente. Ninguém soube como responder e fiquei um pouco envergonhada com a impressão de frieza que passamos.

O Sr. Fukushima e outras pessoas do staff sentaram-se imediatamente à minha frente, de forma que por alguns minutos estive muito próxima destes executivos japoneses normalmente tão distantes e inatingíveis. Ele é pequeno, bastante sorridente e estava vestido com roupas sociais leves. Calça, sapato e camisa, porém sem gravata ou blaizer. Sentado à minha frente pude ver a regata branca que usava por baixo da camisa, muito branca, levemente riscada. Em seguida, subiram ao palco.

Ele agradeceu a todos pela presença em um sábado chuvoso e seu acompanhante, o Sr. Igor (não guardei o sobrenome), gerente regional da América Latina, um jovem meio yuppie, com calça jeans, uma camiseta bem vermelha e um blaizer castanho traduziu e após, traçou um pouco do perfil do Sr. Fukushima e da Square-Enix.

Fukushima foi um dos fundadores da Enix, desenvolvedora, entre outros títulos, de Dragon Quest. Algum tempo após a fusão da Enix com a Square, afastou-se da vida profissional e até 2.011, por 7 anos, dedicou-se a projetos sociais no Camboja.

Retornou agora às suas funções na Square-Enix, ocupando-se principalmente com os projetos de expansão da empresa.

Falaram um pouco sobre a SE, aquele basicão que todos já conhecemos, e passaram ao tema do evento que é o concurso de games que a Square-Enix está lançando na América Latina. Sobre este, os interessados podem saber mais visitando o site oficial aqui.

Após a apresentação das regras e descrição básica da ideia do concurso e a sessão de perguntas e respostas, o Sr. Fukushima deu uma pequena palestra sobre como lançar um game de sucesso.

1º - Originalidade

Fukushima diz que de cada 100 games que são lançados, 97 são iguais/baseados/semelhantes a outros já existentes e 3 são totalmente diferentes e inovadores. Destes 97, 1 fará sucesso e destes 3, 1 fará sucesso. Desta forma, as chances de se ter um game de sucesso é muito maior quando ele é original. Diz: Quando forem criar seus jogos, não olhem para outros jogos, olhem para outras coisas e inspirem-se nelas. Citou o exemplo da física, que foi objeto da inspiração de um game atual de sucesso.

2º - Atualidade

Um game que for desenvolvido para uma plataforma ainda incipiente, nova, tem mais probabilidade de fazer sucesso, porque quando for lançado, a plataforma já estará madura e os jogos para ela serão poucos em relação aos existentes em plataformas já existentes à mais tempo. Ele disse: olhem para o futuro. Imaginem o que estará sendo usado no futuro e criem para estas plataformas. Em seguida disse que as plataformas em franca ascensão para jogos são tablets, celulares e jogos sociais.

3º - Ousadia

Ele diz que quando perguntam a um desenvolvedor quanto acredita que seu game venderá quando for lançado e ele responde 300 mil cópias (que é um número considerado bom), raramente vende tudo isto. Quando um desenvolvedor diz que seu game venderá 1 milhão de cópias, muitas vezes vende mais. Ou seja, jogos medianos, meia-boca não fazem sucesso. É preciso ousar, apostar tudo o que se tem ou se sabe e fazer, ou ao menos tentar fazer, algo diferente.

4º - Competência em sua área

Se você é um bom roteirista, não tente ser um bom desenhista também, se é um excelente programador, procure ser ainda melhor, não tente ser também o diretor, por exemplo. Foque no que você é bom e seja ainda melhor.

...

Ficou claro que a Square-Enix não está buscando profissionais qualificados aqui. Isto ela já tem no Japão e em suas outras bases. Ela quer descobrir pessoas que tenham um olhar ou uma técnica ou ideia realmente diferente, inusitada ou surpreendente no mundo dos jogos.

Se você é um desenhista muito bom, mas seus desenhos são iguais ou semelhantes aos que já existem, esqueça. Agora se você criou personagens totalmente diferentes, inusitados, mesmo que seu traço não seja tudo isto, você tem uma chance real. Se você fez um rpg maravilhoso, excepcional, esqueça. A SE já é a the best em RPGs. Agora se imaginou um jogo esquisito, que não se enquadra em nenhum dos formatos já existentes, e que é viciante e divertido, você pode ser o vencedor. Da mesma forma para todas as áreas, programação, música, roteiro, etc...

Para pessoas que estejam sós e façam apenas uma parte do processo, no site oficial em breve lançarão um banco de talentos, em que pessoas de diversas áreas poderão se conhecer e reunir para criar um game e concorrer ao prêmio.

...

Resumindo, a SE pretendendo montar aqui um centro de desenvolvimento com foco em tablet, celulares e todos eles sendo sociais, parece-me.

À pergunta do porque da América Latina, o Sr. Fukushima disse que o Brasil hoje é incipiente nesta área, mas que estudos mostram que daqui há 3 anos estaremos disputando mercado e que dentro de 5 anos grandes desenvolvedoras surgirão aqui.

Sobre o motivo de estarem começando com um concurso e não, p.e., com um recrutamento formal de RH, conta que no início da Enix fizeram um concurso semelhante. Naquela época, o mercado de jogos no Japão era similar ao do Brasil, hoje e vender 3.000 cópias de um jogo era sinônimo de sucesso. Deste concurso sairam 13 jogos. 3 destes jogos venderam cada um mais de 10.000 cópias e os demais venderam todos no mínimo 3.000 cópias. Ele espera repetir a estória aqui no Brasil.

Sobre a possibilidade da Square-Enix desenvolver jogos de console aqui no Brasil, ele descarta totalmente. Primeiro porque o mercado de jogos de console está em declínio, segundo porque é necessária uma equipe muito grande para estes jogos e terceiro porque os estudos indicam que o forte do mercado latino serão os aplicativos sociais ou para tablets e celulares.

Sobre a possibilidade de ter aqui uma distribuidora, diz que no momento não pensam nisto.

Perguntas que fugissem ao foco do evento, ou seja, do concurso de games, não foram respondidas. snifff.

Após a sessão de P&R colocou-se à disposição para fotos e autógrafos, desde que fossem em objetos da Square-Enix. Quem levou um game ou uma revista, enfim, algo da Square-Enix ganhou um autógrafo e uma gracinha, um pequeno desenho que fazia rapidamente. Eu não levei nada. Sniff 2

Tirei fotos rosto a rosto com ele, que ainda fez a gentileza de passar os braços pelos meus ombros. Cadê as fotos? Estou me perguntando também. Dei a máquina a um rapaz que clicou porque vi, mas quando cheguei em casa, nada de foto com ele. snifff 3

...

É isto. Muito simpático e compenetrado. O Igor, que é o gerente para a América Latina, também pareceu bem acessível. Jovem, entusiasmado. Acho que desde primeiro passo, pode realmente surgir algo bom.

E você? Enquanto lia imaginou-se vencendo e fazendo parte da filial brasileira da Square-Enix? Já tem um jogo ou uma ideia brilhante? Mãos às obras. O prazo de entrega é até agosto. Ainda dá tempo!!!

Site oficial do concurso: aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FFXIII - Estratégia para derrotar o Adamantoise

Adamantoise, 5.343.000 de vida principal e mais quatro pernas, cada uma com 356.200 Descobri esta dica no walktrough que estou seguindo. Parece que o Adamantoise e o Adamantortoise são suscetíveis à Death. • Use a Vanille como SAB, tendo Death habilitado no crystarium. • Equipe-a com o Marlboro Wand (evolução da Belladonna) • Acessório com auto-haste e o que mais tiver que aumente magia, boost • Barra de TP cheia • Use um MED e um SEN • Chame Hecatoncheir • Ative o modo Gestalt (triângulo + Y) • Cast Death repetidamente. Pode demorar um pouco para Death pegar, mas... quando pegar... :DDD Experiência: 40.000 CP Drop normal: Platinum Ingot (15.000 gil) Drop raro: Trapezohedron (2.000.000 gil) O Adamantortoise (com a corcunda mais alta do que o Adamantoise) tem "só" 3.566.000 de vida e cada perna 246.600. Este é suscetivel também a slow, deprotect, deshell, curse e daze. :D Vale a pena começar por ele. cp e drops iguais ao do primo "fortão"...

Bye bye Brasil!

Eu nasci aqui, ao pé da Serra da Mantiqueira, em Caldas, MG. Cidadezinha tão pequena que nem tem fotos no google imagens. Mineira, uai sô! rs O centro da cidade e da vida social é uma pracinha com duas igrejas, uma em cada ponta. Ao redor florescem as casas em ruas íngremes, de pedra ainda. Pores de sol deslumbrantes, cheiro de chuva, de terra molhada e amanheceres com neblina, assim: Daí achei que aquele mundo, de tão pequeno, não me continha e ansiosa por espaçar-me totalmente, vim para cá: São Paulo, cidade do cimento, da multiplicidade, da diversidade, das diferenças, dos infinitos mundos que se cruzam sem se ver ou tocar. Como uma Bandeirantes, desbravei esta terra selvagem, até um dia em que os contras começaram a ser mais fortes do que os prós. Poluição, falta de natureza, violência, desigualdades e principalmente o rítmo de vida, louco, insano, incoerente. Decidi mudar e fui para cá: Natal, RN. A cidade de cartões postais, da brisa eterna, das águas límpidas, do hor...

FFXIII - Pegando as Genji Gloves das Missões 62 e 63

Missão 62: Raktavija l'Cie Stone: Archylte Steppe - Eastern Tors Mark: Archylte Steppe - Central Expanse Missão 63: Adamantortoise l'Cie Stone: Sulyya Springs - Subterranean Lake Mark: Archylte Steppe - Eastern Tors Que baba!!! Se soubesse já tinha feito estas duas. O Raktavija já derrotei na missão 47. É um Vatala com mais vida - 2.062.000 - aquele chato da barreira. Imune a Death. Usei os buff/debuff e depois rav/rav/rav alternado com rav/sen/med para chegar ao stagger e cair a barreira. Dura pouco. É atacar com tudo quando está sem a barreira e depois fazer cair novamente. Os ataques dele são muito fortes e tem que ter atenção com med, mas é só. O Adamantortoise já matei um monte. Com o Death da Vanille não tem como errar.  Vou pegar estas duas Genji e já volto. :DDD ATUALIZAÇÃO 1: 1 - Retifiquei. Não eram missões 61 e 62 e sim estas, 62 e 63. A 61 dá um Royal Armlet. Bem que estranhei o Juggernaut guardando algo tão raro. 2 - O Adamantortoi...

FFXIII - Missões 53 e 54 - Pontas soltas no jogo

As irmãs Nix e Stiria do summon Shiva de Snow Depois de concluir o círculo de l'Cie Stones de Archylte, vi que estava faltando só estas no meio e resolvi fechar as pontas, antes de voltar ao círculo e ver se houve alguma mudança com o Titan. Missão 53 - Zirnitra - Concluida l'Cie: Mah'Habara - Asylum from Light Mark: Yachas - Pass of Paddra Prêmio: Blaze Ring (Mais um Zirnitra. Este está acompanhado de quatro Alraune, umas plantinhas venenosas. Como já enfrentei este pássaro 2 ou 3 vezes, sem problemas. A missão é chatérrima! A pedra está na área opcional de Mah'Habara, com entrada pulando por cima do Átomo, lá no final. Entrei pela stone de Mah'Habara e fui caminhando e tentando desviar do monte de inimigos pelo caminho e quando não dava tinha que lutar. Depois volta tudo, vai para o teleporte de Paddraedran Archaeopolis e mesma coisa: segue o caminho com inimigos. A estas alturas fazer isto é um pé!!!) Missão 54 - Gigantuar l'Cie: Archylte - Norther...

FFXIII - Como derrotei o Vercingetorix - Por Danilo

"Eu estava desanimado para conseguir os troféus que estavam faltando muito pelo fato de que nossos amiguinhos Adamantortoise e Adamantoise ficaram excassos depois de completar a missão 62....e olha que eu já sabia disso, porém me empolguei na missões e depois que matei os Raktavijas fui farmear Platinum Ingots e Trapezohedron (não queria quebrar uma Genji Glove para conseguir um...rsrsrs) quando vi um Adamanchelid meio azulado e um Adamantoise com "faixas brancas" nas patas e pensei: Fu@#$@!!!! Nesse ponto me faltavam os seguintes Troféus: - Master Seals (Desenvolver todas as habilidades de todos os personagens na Crystarium) (CONQUISTADO) - Exorcist (Derrotar os sete mortos-vivos "Senhores das Trevas" [Vercingetorix era o último...rsrs] (CONQUISTADO) - Dorggan´s Trophy (Completar todas as missões de nível A) (CONQUISTADO) - Galuf´s Grail (Completar as 64 missões) (CONQUISTADO) - L´Cie Paragon (Completar as 64 missões com 5 estrelas e...