Pular para o conteúdo principal

FFXIII-2: um novo (e ótimo) estilo de Final Fantasy


Olá a todos.

Após uma enorme conspiração do universo que incluiu consoles e controles quebrados, cópias genéricas que não funcionavam e original preso por muuuuiiiitoooo tempo na receita federal, consegui enfim jogar Final Fantasy XIII-2.

Nestas últimas duas semanas é o que tenho feito, estando já com 90 horas de jogo. Cheguei à porta dos últimos bosses bem antes, mas... amarelei, confesso. Não queria ver aquele final. Voltei e fiquei enrolando. Peguei todos os fragmentos que são possíveis de serem pegos antes do final. Aliás, todos menos um, o do cassino. (Aquela máquina rouba e é descaradamente mesmo. Prestem atenção: assim que aciona a alavanca para começar a rodar, se você for ganhar algo, tem uma musiquinha ou som diferente na sequência. O que quer dizer que tanto faz quando parar ou não, já está decidido antes. Minha vingança está preparada e vou executar hoje a noite: entro, jogo e se ver que não ganhei, reseto sem salvar. lol - Aliás, para quem não sabe, as chances no modo automático são menores do que no modo manual. Palavra do Guia Oficial do jogo.).

Voltando ao assunto, coletei 150 dos 160 fragmentos, nisto incluso 3 paradox endings. Faltavam além do cassino, o fragmento do True final, os dos outros finais e o do bestiário, óbvio. Matei os 4 invencíveis: Immortal, Ochu, Yomi e Long Gui. Vergonha alheia! Derrotei todos no mesmo dia, sem qualquer estratégia, de primeira. Tá certo que não tive 5 estrelas em todos e até dei uma suadinha em alguns, mas... Podiam ser um tiquinho mais difíceis, não é?

Finalmente, com level 99, Noel equipado com a Odinblade (+134 de strengh e magia) e auxiliada por um Chocobo Dourado como Commander, uma Cloudburst como Ravager, um Chocobo Verde como Medic, um Goblin Chieftain como SEN (não lembro quais 3 dos 4 utilizei), não tive como enrolar mais e resolvi encarar.

(Não se fiem nos meus monstros. Joguei sem guias, fiz um monte de besteiras e meus monstrinhos não são exatamente os recomendados, apesar de que estou hiper satisfeita com eles. Infundi a COM com tudo que pude, acabando por ficar uma fera, a RAV tem um bost que buffa todo mundo e recarrega rapidinho, da mesma forma que o Goblin Chieftain. Em um jogo sem Haste - como é que pode???? É o fim dos tempos isto!!! - A MED é tão ruim quanto todas as outras MEDs do jogo, acho. rsrs)

Com este level e equips, as lutas foram desprezíveis. A estória é que importou mesmo. Apesar de já ter visto, ainda fiquei emocionada. Square-Enix sabe como fazer estas cenas. De verdade! Aliás, em todos os finais, vendo a rolagem dos créditos fico comovida. Quanta gente para fazer um jogo, benza Deus! Dá vontade de só elogiar. Mas, neste ao menos fiz minha parte: joguei um original. O primeiro Final Fantasy original que joguei. lol

No conjunto, adorei Final Fantasy XIII-2. É gostoso e viciante. A estória consegue parecer crível no contexto, Serah e Noel são bastante convincentes, tudo acaba funcionando.

A música é sensacional em todos os momentos. Crazy Chocobo é deliciosa, Charice, ah, todas! E aquele barulhinho que faz quando se fly? Viciada... lol

Bom... Eu tinha publicado um outro texto à partir daqui, mas estou editando porque conforme fui escrevendo e pensando, fui percebendo que estava comparando FF XIII-2 a outros Finais Fantasys. E nesta comparação XIII-2 é ruim em praticamente todos os aspectos:

- A jogabilidade é pior do que a dos outros jogos. Incentiva o auto-battle. As magias são fracas. Não tem silence, não tem haste, não tem Death (ao menos não encontrei). Os MEDs são ruins demais. Não tem nada na jogabilidade de XIII-2 que seja melhor do que a de outros FFs.

- A estória é um imbróglio só, uma coisa meio sem pé e sem cabeça (e alíás, sem fim até o momento). Depois fiquei pensando e tem um monte de pontas soltas que não consegui amarrar. Caius culpa a equipe pela mudança no futuro e as mortes de Yule. Oras, mas mudanças no futuro e mortes de Yule não ocorreram desde sempre? Desde que o mundo é mundo não é assim??? A própria Yule, em todas suas versões apoia a caminhada de Serah o tempo todo. Só no último momento ela muda de direção e pede que eles não prossigam. Porque? Se era vidente o tempo todo, não percebeu as intenções de Caius desde o início? E a morte de Caius por Noel mata a deusa? Não transferia seu coração para o próximo guardião? Estes são alguns exemplos. Algumas coisas são ridículas ou esdrúxulas, como o papel de Snow no jogo. Flans gigantes??? lol

- A party é a mais pobre de todos os FFs até o momento. Mesmo com a adição dos monstros. Não dá para ter os 5 paradigmas cheios, etc... No XIII podíamos escolher o melhor MED,COM,RAV,SEN,SAB entre 5. Aqui são entre 2. A limitação de usar apenas 3 monstros de cada vez, impede que tenhamos o melhor de cada um dos 5 roles.

- Os bosses opcionais, como disse acima, são fracos e à anos luz de distância dos grandes e memoráveis bosses de outros FFs.

- Os mapas são aquilo que já foi dito demais: corredores. E pior, corredores que você tem que percorrer infinitas vezes, porque muda o clima, o matinho é mais alto ou menos alto, mas os mapas são os mesmos nas diversas épocas. Assim, você enjoa muito rápido de cada lugar. Os menos sensíveis talvez aguentem até a 10a. vez, mas mesmos estes acabarão por enjoar.

- Armas e Acessórios: ridículos. Primeiro aquele limite de 100 de peso para cada personagem. Mais ridículo ainda é esta tendência da SE em armas e acessórios que melhoram algo e pioram outro. Aff... Quero saber que a cada fase vou ganhar um equipamento ou acessório melhor e não que vou melhorar isto e piorar aquilo. Ah!!! Que ódio!!! Se quiser me frustar fico na vida real, não preciso de um game, oras bolas.

- Dificuldade: pífia! Quase todas minhas lutas eram com 5 estrelas, do início ao fim. Verdade que sempre surgiam os monstros muito acima de meu lvl que não conseguia derrotar, mas os de mesmo lvl??? Fáceis demais. Não utilizei (e nem sei como faz para utilizar) em nenhum momento a opção Easy.

- Longevidade: resultado da dificuldade mínima é isto. Eu que sou lerda, lenta e que sempre levo 300 horas para chegar a um final em Final Fantasys, neste acho que consigo PLATINAR com folga em menos de 150 horas. E isto porque sou lenta. Povo está platinando com muito menos.


- Shops? Cidades? Airships? Pessoas? Summons????

Se for para comparar com outros Finais Fantasys, melhor nem jogar. Decepção garantida.

Entretanto, XIII-2 é gostoso, divertido e viciante.

- Os monstros são legais, embora upá-los seja um horror e montar um que preste idem.

- Os quebra-cabeças até que são divertidos, mas né, duvido que alguém resolveu todos sem uma ajudazinha da net. Especialmente aqueles relógios de 13 números. (Este é ótimo: http://nyusuke.com/game/ff13/ff13-2puzzle.html). Mas duas fases de Oerba SÓ com quebra-cabeças foram meio exagerados!

- Gostei do quebra-cabeças que é o mapa final. Achei diferente e original.

- As quests estão melhores do que em XIII. São diferentes, encaixadas dentro do contexto do jogo, etc... Só achei a quantidade um pouco excessiva, mas vá lá...

- Tem algo que amei neste FF: a quase que total falta de cavernas. Odeio cavernas!!! Principalmente cavernas com labirintos! Sinto até claustrofobia. Gosto de ar livre. Neste sentido gostei muito de XIII-2.

- Hahaha... Ia esquecendo do melhor das peoples: os gays de Yaschas Massif. Loiros, cabelos compridos em rabo de cavalo alto e uma roupa... gay demais!!! Brilhantes!!! Sensacionais!!! Mesmo que mudos e calados. lol

Joguei adorando durante a maior parte do tempo, envolvida no enredo e agora que acabou, ansiosa pela continuação.

Como um game pode ser tão falho e ainda assim tão divertido? Milagre? Mágica?

Fiquei pensando depois de postar e talvez a grandeza de XIII-2 seja feita justamente de suas falhas, porque tornam-o extremamente leve, com um rítmo gostoso, que flui naturalmente. Fosse XIII-2 mais complexo, mais difícil e talvez o encanto não aconteceria. E as falhas se tornariam muito mais evidentes e graves.

Quando não se esbarra com obstáculos intransponíveis, quando a jogabilidade é fácil, intuitiva e todos os sons e imagens são envolventes, bonitos, você simplesmente segue o fluxo, deixa-se levar e vai, vai, vai, sem perceber, praticamente.

É como uma música suave, tranquila, harmônica, que embala e faz dançar sem que se perceba. É diferente de um rock metal pauleira ou um clássico pesado do tipo Brahms, que exigem esforço mental e até corporal para acompanhar.

Ou, fazendo analogia com os livros, não é um Shakespeare, um Dostoiévski ou um Saramago. É uma literatura moderna, do estilo de O Ladrão de Raios e outros. Está em afinidade com a busca atual pela superficialidade bonita e gostosa em contraste com a profundidade muito mais bela, porém quase sempre difícil e indigesta.

Aliás, dois anos atrás, comparei XIII ao filme Avatar, já naquela época a Square Enix começava a trilhar este caminho, que em XIII-2 aprofundou e aperfeiçoou, em uma tendência que talvez seja irreversível.

E, assim como podemos apreciar ambos os tipos de música e de literatura, também não podemos apreciar diferentes estilos de Finais Fantasys? Quem hoje gosta de ler os clássicos? Ou ouvir música difícil? Poucos, muito poucos.

Vendo Final Fantasy dentro de um outro estilo e não do estilo com o qual estávamos acostumados e que, mesmo que inconscientemente, esperamos encontrar em um novo jogo, não comparando "alhos com bugalhos" e sim, analisando-o separadamente, talvez ele não tenha realmente falhas e apenas acertos menores dentro de vários grandes acertos.

Então, se você está procurando um novo clássico, como Final Fantasy VII ou X, melhor esperar pelos remakes. Quem sabe ... algum dia ... talvez ...

Agora, se você tem olhos para um novo estilo, sirva-se à vontade, use, abuse e lambuze-se de toda a fartura de diversão de XIII-2!

...

Senti vontade de postar muita coisa enquanto estava jogando e ao mesmo tempo, foi bem gostoso jogar sem este encargo, que às vezes era um peso. Também foi gostoso jogar praticamente sem guias enquanto consegui, fazer toneladas de coisas erradas sem culpa. :D

Não estou mais jogando WoW (isto conto algum dia em outro post) e pretendo jogar mais um pouco do Final Fantasy XIII-2. Platinar, conseguir todos os monstros. Upá-los, etc...

Ainda estou dividida entre blogar ou não. De um lado tenho vontade de continuar a tradução da estória para tentar preencher as lacunas que ficaram e também postar trocentas dicas que fui recolhendo enquanto jogava e de outro, como sempre, um certo bloqueio.

Vou me deixando levar, por enquanto, tranquila, sabendo que Alexandre está aqui, trazendo as news para vocês.

Saudades de vocês!

:D

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FFXIII - Estratégia para derrotar o Adamantoise

Adamantoise, 5.343.000 de vida principal e mais quatro pernas, cada uma com 356.200 Descobri esta dica no walktrough que estou seguindo. Parece que o Adamantoise e o Adamantortoise são suscetíveis à Death. • Use a Vanille como SAB, tendo Death habilitado no crystarium. • Equipe-a com o Marlboro Wand (evolução da Belladonna) • Acessório com auto-haste e o que mais tiver que aumente magia, boost • Barra de TP cheia • Use um MED e um SEN • Chame Hecatoncheir • Ative o modo Gestalt (triângulo + Y) • Cast Death repetidamente. Pode demorar um pouco para Death pegar, mas... quando pegar... :DDD Experiência: 40.000 CP Drop normal: Platinum Ingot (15.000 gil) Drop raro: Trapezohedron (2.000.000 gil) O Adamantortoise (com a corcunda mais alta do que o Adamantoise) tem "só" 3.566.000 de vida e cada perna 246.600. Este é suscetivel também a slow, deprotect, deshell, curse e daze. :D Vale a pena começar por ele. cp e drops iguais ao do primo "fortão"...

Bye bye Brasil!

Eu nasci aqui, ao pé da Serra da Mantiqueira, em Caldas, MG. Cidadezinha tão pequena que nem tem fotos no google imagens. Mineira, uai sô! rs O centro da cidade e da vida social é uma pracinha com duas igrejas, uma em cada ponta. Ao redor florescem as casas em ruas íngremes, de pedra ainda. Pores de sol deslumbrantes, cheiro de chuva, de terra molhada e amanheceres com neblina, assim: Daí achei que aquele mundo, de tão pequeno, não me continha e ansiosa por espaçar-me totalmente, vim para cá: São Paulo, cidade do cimento, da multiplicidade, da diversidade, das diferenças, dos infinitos mundos que se cruzam sem se ver ou tocar. Como uma Bandeirantes, desbravei esta terra selvagem, até um dia em que os contras começaram a ser mais fortes do que os prós. Poluição, falta de natureza, violência, desigualdades e principalmente o rítmo de vida, louco, insano, incoerente. Decidi mudar e fui para cá: Natal, RN. A cidade de cartões postais, da brisa eterna, das águas límpidas, do hor...

FFXIII - Pegando as Genji Gloves das Missões 62 e 63

Missão 62: Raktavija l'Cie Stone: Archylte Steppe - Eastern Tors Mark: Archylte Steppe - Central Expanse Missão 63: Adamantortoise l'Cie Stone: Sulyya Springs - Subterranean Lake Mark: Archylte Steppe - Eastern Tors Que baba!!! Se soubesse já tinha feito estas duas. O Raktavija já derrotei na missão 47. É um Vatala com mais vida - 2.062.000 - aquele chato da barreira. Imune a Death. Usei os buff/debuff e depois rav/rav/rav alternado com rav/sen/med para chegar ao stagger e cair a barreira. Dura pouco. É atacar com tudo quando está sem a barreira e depois fazer cair novamente. Os ataques dele são muito fortes e tem que ter atenção com med, mas é só. O Adamantortoise já matei um monte. Com o Death da Vanille não tem como errar.  Vou pegar estas duas Genji e já volto. :DDD ATUALIZAÇÃO 1: 1 - Retifiquei. Não eram missões 61 e 62 e sim estas, 62 e 63. A 61 dá um Royal Armlet. Bem que estranhei o Juggernaut guardando algo tão raro. 2 - O Adamantortoi...

FFXIII - Missões 53 e 54 - Pontas soltas no jogo

As irmãs Nix e Stiria do summon Shiva de Snow Depois de concluir o círculo de l'Cie Stones de Archylte, vi que estava faltando só estas no meio e resolvi fechar as pontas, antes de voltar ao círculo e ver se houve alguma mudança com o Titan. Missão 53 - Zirnitra - Concluida l'Cie: Mah'Habara - Asylum from Light Mark: Yachas - Pass of Paddra Prêmio: Blaze Ring (Mais um Zirnitra. Este está acompanhado de quatro Alraune, umas plantinhas venenosas. Como já enfrentei este pássaro 2 ou 3 vezes, sem problemas. A missão é chatérrima! A pedra está na área opcional de Mah'Habara, com entrada pulando por cima do Átomo, lá no final. Entrei pela stone de Mah'Habara e fui caminhando e tentando desviar do monte de inimigos pelo caminho e quando não dava tinha que lutar. Depois volta tudo, vai para o teleporte de Paddraedran Archaeopolis e mesma coisa: segue o caminho com inimigos. A estas alturas fazer isto é um pé!!!) Missão 54 - Gigantuar l'Cie: Archylte - Norther...

FFXIII - Como derrotei o Vercingetorix - Por Danilo

"Eu estava desanimado para conseguir os troféus que estavam faltando muito pelo fato de que nossos amiguinhos Adamantortoise e Adamantoise ficaram excassos depois de completar a missão 62....e olha que eu já sabia disso, porém me empolguei na missões e depois que matei os Raktavijas fui farmear Platinum Ingots e Trapezohedron (não queria quebrar uma Genji Glove para conseguir um...rsrsrs) quando vi um Adamanchelid meio azulado e um Adamantoise com "faixas brancas" nas patas e pensei: Fu@#$@!!!! Nesse ponto me faltavam os seguintes Troféus: - Master Seals (Desenvolver todas as habilidades de todos os personagens na Crystarium) (CONQUISTADO) - Exorcist (Derrotar os sete mortos-vivos "Senhores das Trevas" [Vercingetorix era o último...rsrs] (CONQUISTADO) - Dorggan´s Trophy (Completar todas as missões de nível A) (CONQUISTADO) - Galuf´s Grail (Completar as 64 missões) (CONQUISTADO) - L´Cie Paragon (Completar as 64 missões com 5 estrelas e...