Pular para o conteúdo principal

FFXIII - Desenvolvendo as habilidades secundárias

Clique para ver maior em outra janela.

Quando cheguei no level 10 e a Crystarium liberou todas as habilidades dos personagens, fiquei sem saber o que fazer: upar um pouco de cada uma das 3 novas habilidades? Escolher uma ao acaso e depois outra e outra?

A sorte foi que logo abriu novo role das principais habilidades e fiquei preenchendo o novo nível. Agora, com a Level 4 feita e pontos acumulados, não tenho mais como fugir da decisão.

Resolvi aproveitar o gráfico de habilidades que apresentei ontem e repito acima para explorar direito o potencial de cada um, não esquecendo, é lógico de melhorar as falhas de minha equipe Killer.

No quadro abaixo, ordeno as habilidades de acordo com a tendência de cada personagem, começando com aquela no qual é mais forte e finalizando com aquela em que é mais fraco.




POTENCIAL DE DESEMPENHO
ACIMA DA MÉDIA
ABAIXO DA MÉDIA
Lightning
RAV
COM
MED
SYN
SAB
SEN
Sahz
SYN
RAV
SEN
SAB
COM *
MED
Snow
SEN
COM
RAV
SAB
SYN
MED
Hope
MED
RAV
SYN
SAB
SEN
COM
Vanille
MED
SAB
RAV
SYN
SEN
COM
Fang
COM
SEM
SAB
RAV
SYN
MED
* = Embora seja uma das 3 habilidades principais de Sahz, ele pode ter desempenho melhor em SEN e SAB do que em COM.

Olhando para o gráfico acima dá para identificar algumas barrinhas pequenas de muito pouco potencial, muito abaixo da média de desempenho potencial. E outras maiores, mas ainda abaixo da média. Marquei em cores no quadro, agora pelo tamanho das barras: em azul mais escuro as habilidades em que podem ter desempenho acima da média, em azul médio onde serão razoáveis e em azul mais claro onde serão piores do que todos.

O razoável, penso, é seguir esta ordem na hora de evoluir: primeiro os tons mais escuros, depois os médios e só ao final, quando não tiver mais onde colocar os pontos, os claros.

Agora, vamos ver minha equipe KILLER em cores:

EQUIPE
KILLER
POTENCIAL DE DESEMPENHO
ACIMA DA MÉDIA
ABAIXO DA MÉDIA
Lightning
RAV
COM
MED
SYN
SAB
SEN
Hope
MED
RAV
SYN
SAB
SEM
COM
Fang
COM
SEN
SAB
RAV
SYN
MED

Tenho que desenvolver o SAB do Hope, o RAV da Fang e o SYN da Light, depois SAB da Light e SYN da Fang. Continuarei tendo apenas um bom SEN. Mesmo que desenvolva a Light, seu desempenho não será bom e esta é a falha de minha equipe.

Espero ter ajudado também para sua tomada de decisões. :D

Comentários

Rubens disse…
Vlw. Depois que comecei a upar SAB do Hope, RAV da Fang e SYN da light as lutas começaram a ficar mais fáceis, ainda mais agora que estou na missão 30 da fase 11.
aitinerante disse…
Estas 3 habilidades são importantes mesmo. Você já completou o level 5 das principais?
Rubens disse…
<span><span>Eu já derrotei o Boss do final da fase de Oerba aquele Bart não sei o que e abriu mais opções da crystarium, isso já é o lev 5?. Queria uma dica de local em pulse onde de bastante xp/CP pra mim que tem em média 5000 de hp e estou na intermediaria entre o lev 4 e 5 da cristarium.</span></span>
aitinerante disse…
Rubens,

Tem que olhar no menu os itens abaixo do título CP - Experiência.

Mas, de forma geral, missões em Pulse, Eden, Orphan e as tartarugas gigantes são os melhores caminhos.
Romulo disse…
É justamente o que eu preciso
Vou desenvolver as minhas abilidades secundarias (fiz uma no chute,faltam 2)
obrigado 8-)
Anonymous disse…
como eu consigo a habilidade lucky break
A Itinerante - Neiva disse…
Está falando do stagger instantâneo? Veja se isto te ajuda: http://aitinerante.blogspot.com/2010/04/ffxiii-sintetizando-habilidades.html
Slayer.D disse…
o meu grupo nao era tao forte era a Lightning no Com e Rav/Med

sahz no Sym e Rav

e vanile no Rav Sab/Med

nao era uma equipe tao forte mas era a minha gostei da historia deles e da grande maioria de magias q eles tinham "as unicas e q abriam mais rapido q os demais"

mais alguem tb tem essa equipe?
Elias disse…
Uso essa mesma equipe 70% do tempo enquanto ninguem aprende Haste (skill viciante from hell >.<)

No geral uso meus personagens favoritos dessa forma:

Primeira coluna para as "tartarugas dinossauros" e alguns bosses.
Segunda coluna para mobs normais 



Fang Light  Vanille
Com/Com/Com Até acabar Stagger para usar Highwind ou ficar usando Death
Com/Com/Rev  Uso logo após Com/Com/Com para deixar o mesmo full 
Sen/Sen/Sen    Ultima
Sen/Med/Med   Logo após Ultima e heal normal
Sab/Med/Sab    Inicio
Rev/Rev/Rev    Stagger até 800~900~999
2:10 minutos de luta geralmente.. mas as vezes acontecem acidentes e viram 3 ou 4

Rev/Com/Rev   Termino com esse geralmente
Com/Com/Rev  Usado logo após o acima para acabar de vez. Para montros bem fracos também
Sen/Com/Med  
Sab/Com/Sab   Inicio
Sab/Rev/Sab    Segundo
Rev/Rev/Rev    Terceiro   (stagger logicamente)

20~40 segundos em lutas normais

Gosto muito de usar a segunda coluna logo após o lutar com o primeiro Barthandelus.
aitinerante disse…
Pior que vicia mesmo. Eu também joguei um bocado com o Sahz, mesmo não gostando dele. Depois comecei a usar acessórios para o Haste, até finalmente conseguir por skills.

Boas táticas. :D
Márcio disse…
Minha estratégia é a seguinte:

Light / Fang / Vanille
RAV  / COM / RAV - Até dar Stagger no inimigo
COM / COM / RAV - Após dar Stagger
MED /  SEN  / MED - Quando meu HP está crítico

Minha estratégia está dando certo... como não perco muito meu tempo bufando (aff... isso me lembra Pum!) ou debufando... vou logo pra a agressão mesmo! Se bem que a Vanille bufa direitinho, e a Fang debufa legal tb!
aitinerante disse…
Perfeito!!!

Postagens mais visitadas deste blog

FFXIII - Estratégia para derrotar o Adamantoise

Adamantoise, 5.343.000 de vida principal e mais quatro pernas, cada uma com 356.200 Descobri esta dica no walktrough que estou seguindo. Parece que o Adamantoise e o Adamantortoise são suscetíveis à Death. • Use a Vanille como SAB, tendo Death habilitado no crystarium. • Equipe-a com o Marlboro Wand (evolução da Belladonna) • Acessório com auto-haste e o que mais tiver que aumente magia, boost • Barra de TP cheia • Use um MED e um SEN • Chame Hecatoncheir • Ative o modo Gestalt (triângulo + Y) • Cast Death repetidamente. Pode demorar um pouco para Death pegar, mas... quando pegar... :DDD Experiência: 40.000 CP Drop normal: Platinum Ingot (15.000 gil) Drop raro: Trapezohedron (2.000.000 gil) O Adamantortoise (com a corcunda mais alta do que o Adamantoise) tem "só" 3.566.000 de vida e cada perna 246.600. Este é suscetivel também a slow, deprotect, deshell, curse e daze. :D Vale a pena começar por ele. cp e drops iguais ao do primo "fortão"...

Bye bye Brasil!

Eu nasci aqui, ao pé da Serra da Mantiqueira, em Caldas, MG. Cidadezinha tão pequena que nem tem fotos no google imagens. Mineira, uai sô! rs O centro da cidade e da vida social é uma pracinha com duas igrejas, uma em cada ponta. Ao redor florescem as casas em ruas íngremes, de pedra ainda. Pores de sol deslumbrantes, cheiro de chuva, de terra molhada e amanheceres com neblina, assim: Daí achei que aquele mundo, de tão pequeno, não me continha e ansiosa por espaçar-me totalmente, vim para cá: São Paulo, cidade do cimento, da multiplicidade, da diversidade, das diferenças, dos infinitos mundos que se cruzam sem se ver ou tocar. Como uma Bandeirantes, desbravei esta terra selvagem, até um dia em que os contras começaram a ser mais fortes do que os prós. Poluição, falta de natureza, violência, desigualdades e principalmente o rítmo de vida, louco, insano, incoerente. Decidi mudar e fui para cá: Natal, RN. A cidade de cartões postais, da brisa eterna, das águas límpidas, do hor...

FFXIII - Pegando as Genji Gloves das Missões 62 e 63

Missão 62: Raktavija l'Cie Stone: Archylte Steppe - Eastern Tors Mark: Archylte Steppe - Central Expanse Missão 63: Adamantortoise l'Cie Stone: Sulyya Springs - Subterranean Lake Mark: Archylte Steppe - Eastern Tors Que baba!!! Se soubesse já tinha feito estas duas. O Raktavija já derrotei na missão 47. É um Vatala com mais vida - 2.062.000 - aquele chato da barreira. Imune a Death. Usei os buff/debuff e depois rav/rav/rav alternado com rav/sen/med para chegar ao stagger e cair a barreira. Dura pouco. É atacar com tudo quando está sem a barreira e depois fazer cair novamente. Os ataques dele são muito fortes e tem que ter atenção com med, mas é só. O Adamantortoise já matei um monte. Com o Death da Vanille não tem como errar.  Vou pegar estas duas Genji e já volto. :DDD ATUALIZAÇÃO 1: 1 - Retifiquei. Não eram missões 61 e 62 e sim estas, 62 e 63. A 61 dá um Royal Armlet. Bem que estranhei o Juggernaut guardando algo tão raro. 2 - O Adamantortoi...

FFXIII - Como derrotei o Vercingetorix - Por Danilo

"Eu estava desanimado para conseguir os troféus que estavam faltando muito pelo fato de que nossos amiguinhos Adamantortoise e Adamantoise ficaram excassos depois de completar a missão 62....e olha que eu já sabia disso, porém me empolguei na missões e depois que matei os Raktavijas fui farmear Platinum Ingots e Trapezohedron (não queria quebrar uma Genji Glove para conseguir um...rsrsrs) quando vi um Adamanchelid meio azulado e um Adamantoise com "faixas brancas" nas patas e pensei: Fu@#$@!!!! Nesse ponto me faltavam os seguintes Troféus: - Master Seals (Desenvolver todas as habilidades de todos os personagens na Crystarium) (CONQUISTADO) - Exorcist (Derrotar os sete mortos-vivos "Senhores das Trevas" [Vercingetorix era o último...rsrs] (CONQUISTADO) - Dorggan´s Trophy (Completar todas as missões de nível A) (CONQUISTADO) - Galuf´s Grail (Completar as 64 missões) (CONQUISTADO) - L´Cie Paragon (Completar as 64 missões com 5 estrelas e...

FFXIII - Missões 53 e 54 - Pontas soltas no jogo

As irmãs Nix e Stiria do summon Shiva de Snow Depois de concluir o círculo de l'Cie Stones de Archylte, vi que estava faltando só estas no meio e resolvi fechar as pontas, antes de voltar ao círculo e ver se houve alguma mudança com o Titan. Missão 53 - Zirnitra - Concluida l'Cie: Mah'Habara - Asylum from Light Mark: Yachas - Pass of Paddra Prêmio: Blaze Ring (Mais um Zirnitra. Este está acompanhado de quatro Alraune, umas plantinhas venenosas. Como já enfrentei este pássaro 2 ou 3 vezes, sem problemas. A missão é chatérrima! A pedra está na área opcional de Mah'Habara, com entrada pulando por cima do Átomo, lá no final. Entrei pela stone de Mah'Habara e fui caminhando e tentando desviar do monte de inimigos pelo caminho e quando não dava tinha que lutar. Depois volta tudo, vai para o teleporte de Paddraedran Archaeopolis e mesma coisa: segue o caminho com inimigos. A estas alturas fazer isto é um pé!!!) Missão 54 - Gigantuar l'Cie: Archylte - Norther...