Pular para o conteúdo principal

Pinacoteca e Parque da Luz: para aquietar a alma

Parque da Luz - Imagem de KASchramm



To Zanarkand - Final Fantasy X - Playstation 2


Ontem, sábado, fui à Estação Pinacoteca ver Beatriz Milhazes, conforme tinha programado.

Fui de metrô, desci na estação Luz e caminhei até a Estação Pinacoteca que é pouco distante da Pinacoteca. Lá, vi:

Beatriz Milhazes - Supreendeu-me a detonação das telas que parecem mal acabadas, com manchas de tinta espalhadas ou escorrendo pela tela, cantinhos descascados, sujeirinhas aqui e ali. Meu toc ficou em polvorosa, querendo limpar e deixar tudo acabadinho. Lógico que ela deve ter ainda mais trabalho para deixar com esta aparência velha. rsrs

Gostei de várias, mas muito de uma tela chamada Férias na Praia, que parece uma explosão de alegria e também desta Beleza Pura.

Beleza Pura - Beatriz Milhazes

Os vitrais que recobrem as imensas janelas da passagem de uma galeria a outra proporcionam uma sensação mágica e única. As colagens são muito bonitas também. Revela uma chocólatra compulsiva uma vez que foram utilizados muitos papéis de chocolate. rsrs

Desci um andar e vi A Era da divergência: Arte e cultura visual no México 1968 – 1997, uma exposição sobre arte e fotos produzidas no México naquele período, com algumas imagens políticas bem fortes. Educativo.

Desci mais um andar e vi Acervo da Fundação Nemirovsky: O Olhar do Colecionador - José e Paulina Nemirovsky foram dois eminentes membros da sociedade que montaram uma belissima coleção de arte focada principalmente no modernismo. Vi Di Cavalcanti, Brecheret, Tarsila do Amaral, Ismael Nery, Rego Monteiro, Guignard, Goeldi, Portinari, Pancetti, Volpi, Bonadei, Dacosta entre outros. Queria ter visto Antropofagia de Tarsila, mas a tela que faz parte do acervo do casal estava emprestada para outro museu.

Antropofagia - Tarsila do Amaral


Sai da Estação Pinacoteca e fui para a Pinacoteca. Antes, pausa para um café na cafeteria da Pinacoteca - toda de tijolos aparentes, mesinhas com tampo de mármore e base de ferro - ao ar livre com vista para o Parque da Luz e suas frondosas árvores. Um charme só!

Foto daqui


Na Pinacoteca, vi primeiro a exposição Gravuras Peregrinas da Maria Bonomi - Estava concentrada em uma de suas peças quando levantei os olhos e dei com a própria autora me observando. Ela me olhou (mesmo!) por um momento com aqueles olhos muito claros e profundos - foi inquietante - e logo voltou a atenção para uma amiga. Sua figura é impressionante, com cabelos totalmente brancos e roupas confortáveis. Transmite força e intensidade.

Sua mostra tem gravuras em xilografia (em madeira), calcogravura (em metal) e litogravura (em pedra), além de várias impressões em papel japonês e uma instalação muito interessante com vários materiais, chamada de 7 horizontes. São trabalhos de diversas fases e inspirações. Tem temática política, inspiração japonesa, amazônica, etc...

Senti-me absolutamente ignorante frente àquelas imagens abstratas. Quando desisti de entender e deixei-me levar pelas sensações que me produziam ficou melhor. :D Gostei muito.


Ainda vi Eliseu Visconti que fez a pintura dos afrescos do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, entre outros e que tem uma arte mais fácil e decorativa e Cristina Iglesias, uma artista espanhola, que fez um enorme e bela instalação por onde se anda.

Sai caminhando pelo Parque da Luz onde estão expostas 35 grandes e belas esculturas. Fiquei absolutamente surpresa e encantada com o estado do parque. Totalmente limpo, arborizado, florido, sem um único camelô, com crianças brincando, casais namorando singelamente, pessoas caminhando despreocupadamente, lago com peixes, enfim... bucólico demais!!!

Foi um prazer este passeio. Todo ele. Ouvi música clássica e senti a alma ir se aquietando aos poucos, deixando para trás preocupações, neuroses e problemas. Ao final só a sensação de paz e harmonia comigo mesma.

Esta sensação boa custou a incrível quantia de R$ 8,80 (metrô, água e café)!!!

Comentários

Paulo N. disse…
arte abstrata, provavelmente nunca entenderei, gostei de uns poucos quadros de Salvador Dali depois q me explicaram o significado

Postagens mais visitadas deste blog

(FF XV) Capítulo 1 - Parte 1a - Hammerhead Region, com mapa, tesouros, missões, etc...

Abra a imagem em uma nova guia para usar o zoom e ver tudo. Tentei fazer uma gambiarra com fotos do mapa. Acho que vai dar para entenderem, com alguma boa vontade. Mostra todos os tesourinhos, com legenda ao lado. No topo central a lista das sidequests da história.  No mapa, as linhas começadas em pontos azuis são Sidequests opcionais e recomendadas pelo guia, os pontos verdes são Tours e os amarelos são Hunts. Acho que este início é mais para a gente se localizar mesmo. Eu fiquei um tempão zanzando pelo mapa e recolhendo os tesouros. Peguei a espada longa que é o ponto U4 (muito boa!) - a espada que está no ponto verde (U6) é só pós game - e os acessórios I3 e G1, além dos Mega-Elixires e e Mega-Phoenix (P1 e P2) e um monte de cacareco que ainda não sei para que serve. PELO AMOR DE FF: não vá sair por aí vendendo NADA! NADA é NADA! Passe fome, durma em acampamentos, lute com as mãos se for preciso, mas não venda nada até sabermos o que pode ser vendido ou não. Ist...

(FF XII) Zodiac Job System e seu sistema de classes

Por André Anastácio O quadro de licenças e o Zodiac Job System Para quem não é familiar, o quadro de licenças de Final Fantasy XII é onde ocorre toda a customização sobre o que é que o personagem poderá fazer. É basicamente uma enorme árvore de talentos (semelhante ao Sphere Grid do X) no qual podemos seguir o caminho que desejamos e, dessa forma, customizar o estilo de combate de cada um dos personagens. Tudo que quisermos que um personagem tenha acesso - indo desde magias e técnicas, e até mesmo quais equipamentos ele poderá equipar - precisa ser comprado no quadro de licença antes de estar disponível para aquele personagem. A principal diferença entre o jogo base e o Zodiac Job System está justamente no quadro de licenças. Na primeira versão, existia apenas um enorme quadro disponível para cada personagem e não existia nada que limitasse o que é que os personagens poderiam ter acesso enquanto avançavam por ele. Dessa forma, ao chegar no fim do jogo seus personagens pod...

(FF XV) Arma suprema: como obter os Chifres em Hélice para a quest do Cid e Arroz Mãe e Filho

- Vá para Velha Lestallum e pegue a quest Os últimos espiracórnios, lvl 29. - Vá para o ponto da caçada. - Salve antes de iniciar e se o item não cair, carregue o jogo e mate novamente até cair. - Entregue a hunt. - Entregue os chifres para o Cid. - Durma algumas vezes e o Cid vai telefonar e informar que sua arma está pronta, a Arma Suprema, com ataque de 364! Para ajudar a melhorar a taxa de drop do item: - Equipe o Noctis com a Dissecadora. Esta espada é boa para quebrar membros e o chifre em hélice resistente você só consegue quebrando os chifres dos espiracórnios. - Ative o nódulo Destruidor de Demônios na seção de Combates da Ascenção. Quebra partes com translocação ofensiva. - Coma o Arroz Mãe e Filho que aumenta em 50% a taxa de obtenção de itens. - Tenha a habilidade de sobrevivência do Gládio em 10, porque também aumenta a taxa de obtenção de itens melhores. Arroz Mãe e Filho A receita para o arroz Mãe e Filho  só pode ser obtida após a finalizaç...

(Dragon Quest IX) Quest list completa em português - Parte 1

Quest #001 - One Good Turn Localização: Angel Falls; garota em frente à igreja Objetivo: Dar-lhe uma Tangleweb. Solução: Pegue uma do outro lado do rio próximo à Angel Falls. Recompensa: Sleeping Hibiscus Pré-requesito: Não Repete: Sim Notas: Também pode comprar Tangleweb à partir de Batsureg. Quest #002 - Pleased As Punch Localização: Stornway; garota na igreja Objetivo: Fazer um Air Punch Party Trick Solução: Atribua Air Punch ao seu Party Trick e execute-o em frente à garota pressionando B e selecionando o botão atribuído ao Air Punch. Recompensa: Pirouette Party Trick Pré-requesito: Não Repete: Não Notas: Não Quest #003 - We Like To Party Localização: Stornway; garota na igreja Objetivo: Fazer um Pirouette, Clap, Jump e Air Punch consecutivamente. Solução: Atribua os movimentos de Party Tricks e mapeie-os no botão da seta para baixo. Pressione B + seta para baixo e para executar os movimentos em frente à garota. Recompensa: Pray Party Trick Pré-requesito: T...

Final Fantasy XIII: crítica, dicas e walkthrough (detonado, passo a passo)

PARA OS GAME LOVERS DA FRANQUIA FINAL FANTASY Dois anos de agonia sobrevivendo à base de míseros trailers, com remarcações sistemáticas da data de lançamento para isto??? A Square-Enix endoideceu? Terceirizaram o desenvolvimento do jogo para alguma empresa de fundo de quintal? Cadê nossa liberdade de ir e vir, de escolher o que fazer primeiro, de explorar o mundo? Onde estão os segredos, os tesouros ocultos, as mini quests, os bosses opcionais, as armas invencíveis? Inimigos aleatórios, mudanças de roupas, escolha do time, das habilidades, das armas? Nem pensar. E por falar em armas e acessórios, que vergonha! Francamente. E o upgrade das armas então? Meo Deus!!! Fala sério!!! O sistema de evolução dos caracteres? A tal da Crystalium System? Fenomenal... De ruim! Então você não pode escolher para onde ir (é sempre em frente), não pode voltar, não há recantos escondidos, não decide com quem joga e é conduzido ou induzido com relação á natureza de cada caracter. A sua esco...