Pular para o conteúdo principal

Ressonance of Fate: batalhas instigantes e beleza mágica mesmo após 8 anos


Estive jogando novamente Ressonance of Fate. Não sei se sabem, mas o jogo original do PS3 foi remasterizado para 4K e lançado para PS4 em Out/18. Para alguns amigos que sei que irão jogar, estou repostando o guia da Itinerante para o jogo, feito em 2.010, no lançamento original, praticamente junto com Final Fantasy XIII.


SOBRE O JOGO
Mundo pós-Apocalíptico em que todos os humanos vivem
em uma torre com 12 andares.

Joguei pela segunda vez apenas 3 jogos: Final Fantasy X, Final Fantasy XII e agora Ressonance. Jogos excepcionais que realmente valem uma segunda jogada.

Ressonance é uma obra prima clássica que continuará eternamente interessante e com este ar cult, por vários fatores, começando pela arte visual única e belíssima. Aliás, tudo em Ressonance of Fate foge ao comum, ao banal. Tudo é diferenciado. Um novo olhar contra a mesmice. Inovação que se mantém mesmo após 8 anos.

Penso que Ressonance criou o que poderia ter sido um novo estilo de jogo, com inovações que poderiam ter inspirado e se tornando presente em outros jogos, parecido com o que Zelda Botw fez com o padrão de exploração sem limites e que sinceramente espero que inspire outros jogos, pois é sensacional.

A customização de armas é viciante! Perdi várias horas arrumando
as minhas armas, buscando a combinação mais otimizada.
Mesmo que não houvesse inspiração para outros desenvolvedores, Ressonance poderia ter gerado filhotes na Tri-Ace, como tantos por aí. O jogo deixa as portas abertas para ao menos um jogo contando melhor o passado e outro sobre o futuro depois dos eventos do jogo.

Infelizmente isto não ocorreu, tal como não ocorreu com outros brilhantes e inovativos games, como Okami, por exemplo (teve mais um jogo, Okamiden, mas parou por aí). Embora a crítica especializada tenha amado Ressonance, o público reclamou sobre sua dificuldade. Demon's Souls inovou no quesito dificuldade, gerando um novo estilo que se refletiu em Dark's Souls, Blood Borne, etc.

Bestiário perfeito!

Então, porque a dificuldade fez o sucesso em Demon's Souls e desanimou os jogadores em Ressonance? Por conta da jogabilidade, eu penso. A jogabilidade de Demon's Souls é parecida com outros jogos. É familiar, apenas mais difícil. Já em Ressonance é completamente diferente de tudo. Temos que reaprender a jogar, desde o básico como dar um passo à frente até como golpear o inimigo.

Para nos locomovermos no World Map, temos que abrir caminho
com o uso de pecinhas chamadas Hexas Energy,
que são encaixadas em desenhos no chão.
Mas, passado estes primeiros momentos de estranheza, quando se aprende a andar e lutar, encontramos uma jogabilidade extraordinariamente envolvente e instigante, com lutas desafiantes que exigem um bocado de estratégia.


MINHAS IMPRESSÕES AO JOGAR PELA SEGUNDA VEZ

Existe uma boutique de roupas em RoF. São muitas opções. No caso
da Leanne, quanto mais cara a saia, menos meia-calça ela terá.

Após 8 anos Ressonance continua incrivelmente divertido e gostoso de jogar, porém a falta de teleporter hoje em dia é meio que inaceitável. É bem cansativo pegar uma quest na guilda do 4o. andar, com o cliente no 2o. andar e a quest em si no 11o. andar. Boa parte do jogo passamos nos elevadores, indo de andar para andar, load por load. Este acho é o único sinal de envelhecimento do jogo.

Quanto ao restante, história, jogabilidade, visual, customização de armas e música continuam atualíssimas e modernas.

Meu jogo rendeu 115 horas e pouco depois de terminar já estava com saudades.


COMO JOGAR RESSONANCE OF FATE

 Está disponível na PSN americana, mas não na brasileira. Pedi a um amigo daí que queria jogar para ligar para o suporte da PSN, o que ele fez. A PSN informou que a SEGA não autorizou o jogo para a PSN brasileira. É uma pena, pois brasileiros são amantes de bons jRPGs e com certeza adorariam este jogo. Para quem quiser jogar, resta a opção de comprar via conta americana ou ainda, continuar reclamando com a PSN, o que poderia levar a Sega a rever sua estratégia de distribuição. :(

A versão para PS3 ou XBox 360 também é uma opção e muito barata, para quem ainda tem estes consoles.

Quem quiser reclamar com a PSN por não disponibilizar RoF no Brasil:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

(FFXIII-2) É o fim? O que está acontecendo com a Square-Enix?

Gráfico do preço das ações da Square-Enix de 2008 a hoje. Fonte Em todos os lugares que leio as pessoas estão aturdidas e se perguntam: o que ela está pensando? O que ela está fazendo? Onde quer chegar? O que quer fazer? WTF!!! O que é isto? Ela tinha a melhor franquia de jRPGs, uma base sólida e ávida de fãs que apenas desejavam que fizesse o que sempre fez: excelentes jogos, com boas estórias, personagens carismáticos, mapas grandes para exploração, áreas secretas, lutas com chefes poderosos e um final coerente, no PS3 e/ou Xbox360. Ao invés disto, vimos toneladas de jogos para telinha (PSP/DS/Celulares), um MMO trágico e um único jogo (Final Fantasy XIII) para grandes consoles com um enredo picotado e confuso. Ainda assim vendeu bem e os fãs aguardaram pacientemente pelo que se anunciava ser o melhor de todos, Versus XIII. A maioria de nós aceitou quando Versus foi postergado e em seu lugar anunciaram a vinda de Final Fantasy XIII-2, porque queríamos a oportunidade de dar

Resonance of Fate: tudo aqui (detonado, críticas, estória, dicas, gil, rare itens, roupas, armas, farms). É só clicar.

POST DE 2018 SOBRE VERSÃO 4K PARA PS4: Batalhas instigantes e beleza mágica mesmo após 8 anos POSTS DE 2010, VERSÃO PS3: INTRODUÇÃO Meu próximo jogo Primeiras Impressões Segundas Impressões Vídeo review da Game Trailer com tradução Vídeo - Capítulo 12 - The Wedding TUTORIAL DA ARENA Lições 1 a 3 Lições 4 a 6 Lições 7 a 11 Lições 12 a 16 WALKTHROUGHS (detonados) Playthrough do Destin MEU JOGO Prologue Capítulo 1 Fim de Resonance of Fate Retornando após meses JOGO DO BRUNO Capítulo 2 Capítulo 3 Capítulo 4 Capítulo 5 Capítulo 6 Capítulo 7 Capítulo 8 Capítulo 9 Capítulo 10 Capítulo 11 Capítulo 12 Capítulo 13 GIL Dinheiro infinito Esconderijo do Vashyron TRI-ATTACK: Esquema sem erros Wallpapers Lista de Conquistas/Troféus A importante questão das calcinhas de Leanne ..... Uma boa forma de ganhar dinheiro no jogo são as lutas da Arena. Quanto mais você avançar mais bem pago será. Além disto, as lutas são uma ótima form

(FF XV) Pós game: Costlemark, lvl 99 - Simplesmente a melhor parte de Final Fantasy XV

Finalmente! Depois de tanto ouvir falar do temível Costlemark lvl 99 eu me senti preparada para ao menos tentar. O mais chato da preparação foi o farm de AP. Além de tudo o básico, como os 3 acessórios para todos, eu queria ter a aba de recuperação completa e na aba de magia o nódulo que aumenta o poder em 100, além de mais uma ou outra coisinha aqui e ali. Também fiz questão de farmar o acessório v1 do Ângelus. Infelizmente não consegui nenhum V2, mas o V1 já ajuda muito. Bico de Zu também é chato e lento de farmar. Acabei nem pegando todos que queria e resolvi arriscar com apenas 21, usando 7 para criar magias de fogo, gelo e eletricidade com quebra de nível de dano lvl 99. Cada 7 fez 13 magias, de forma que tinha 39 magias com quebra de nível de dano. Mas as magias que realmente me importavam eram as de cura. Eu criei unimancias (pode sair fogo, gelo ou eletricidade) para equipar nos meninos e magias de cura com cada elemento para o Noctis, já que ele poderia escolher qua

(FF XV) Capítulo 1 - Parte 1a - Hammerhead Region, com mapa, tesouros, missões, etc...

Abra a imagem em uma nova guia para usar o zoom e ver tudo. Tentei fazer uma gambiarra com fotos do mapa. Acho que vai dar para entenderem, com alguma boa vontade. Mostra todos os tesourinhos, com legenda ao lado. No topo central a lista das sidequests da história.  No mapa, as linhas começadas em pontos azuis são Sidequests opcionais e recomendadas pelo guia, os pontos verdes são Tours e os amarelos são Hunts. Acho que este início é mais para a gente se localizar mesmo. Eu fiquei um tempão zanzando pelo mapa e recolhendo os tesouros. Peguei a espada longa que é o ponto U4 (muito boa!) - a espada que está no ponto verde (U6) é só pós game - e os acessórios I3 e G1, além dos Mega-Elixires e e Mega-Phoenix (P1 e P2) e um monte de cacareco que ainda não sei para que serve. PELO AMOR DE FF: não vá sair por aí vendendo NADA! NADA é NADA! Passe fome, durma em acampamentos, lute com as mãos se for preciso, mas não venda nada até sabermos o que pode ser vendido ou não. Isto é

FFXIII - Tá tudo aqui! (detonado, críticas, estória, dicas, gil, rare itens, farms) Só clicar.

FINAL FANTASY XIII - Indíce geral dos posts História do jogo traduzida A verdadeira história PERSONAGENS Lightning Snow Hope Filhote de Chocobo MEU JOGO Capitulos 1 a 4 Capítulos 5 e 6 Capítulo 7 a Capítulo 7 b Capítulo 8 Capítulo 9 a Capítulo 9 b Capítulo 9 c Capítulo 10 a Capítulo 10 b Capítulo 11 a Capítulo 11 b Capítulo 11 c Capítulo 11 – Mah’Habara a Capítulo 11 – Mah’Habara b Capítulo 11 – Sulyya Springs Capítulo 11 – Taejin Towers Capítulo 11 – Oerba a Capítulo 11 – Oerba b Capítulo 12 - Eden Capítulo 13 – Bosses finais Capítulo 13 - Final Grandioso Pós Game – Titan’s Trial Pós Game - Organizando Pós Game – Círculo de Stones Pós Game – A saga das tartarugas Pós Game –Long Gui Pós Game – Good Bye Trailer de FFXIII dublado em português PULSE Chocobos Mapa de Chocobos e tesouros Primeiro passeio Escavando Tesouros Tesouros e nova área MISSÕES l’CIE STONES As l´Cie Stones Guia das 64 missões Dicas iniciais Lost Retificaçõ