Pular para o conteúdo principal

Final Fantasy XIV: Classes - Discípulos da Guerra e da Magia

Tá tudo ótimo, XIV ARR está lindo, beta está chegando, mas eu ainda não sei o que vou ser. Arcanist? Conjurer? Pugilist? Dúvida...

As classes em XIV dependem do que você carrega nas mãos, desta forma, se é um arco, sua classe é Arqueiro, se é uma picareta, você é um mineiro. Jobs ou profissões são especializações das classes de luta. A classe Arqueiro pode evoluir para o job Bardo, a classe Conjurer para o job White Mage, etc... Desta forma um mesmo personagem pode ser de todas as classes, bastando mudar o instrumento ou arma. É lógico que terá que evoluir cada classe à partir do zero (ou acabava com a graça do jogo. rs) e também cada um deles terá suas próprias roupas e acessórios.

As classes estão divididas em 4 grupos:

Disciples of War
Grupo que reune todas as classes de ataque físico: Gladiator, Pugilist, Marauder, Lancer e Archer.

Disciples of Magic
Classes de ataque ou suporte mágico: Conjurer, Thaumaturge e Arcanist.

Disciples of Hand
Classes que fazem trabalhos com as mãos: Carpenter (Carpinteiro), BlackSmith (Ferreiro para armas), Armorer (Ferreiro para armaduras), GoldSmith (Joalheiro), LeatherWorker (Coureiro), Weaver (Costureiro), Alchemist (Alquimista), Culinarian (Cozinheiro).

Disciples of Land
Classes que retiram itens da natureza: Miner (Mineiro), Botanist (Botânico) e Fisher (Pescador)


DISCIPLES OF WAR

GLADIATOR

O Gladiator utiliza armas de uma mão e escudo e podem ser considerados como uma das classes “tanker” do jogo, segurando os monstros para que o restante do grupo consiga atacar, curar e usar magias.

O gladiator tem suas raízes no Coliseu, onde o rugido da multidão reinava e, com os combates corpo a corpo aprendeu a usar tanto a defesa do escudo quanto o ataque de sua espada de forma bastante homogênea. O Gladiator pode usar certas habilidades para atrair a atenção dos monstros e assim proteger o restante da sua equipe.

Job: Paladin (Paladino)
Status principal: Vitalidade (e Força  e  Destreza)
Cidade base: Ul'Dah


MAURADER

O grande destaque do Marauder é a arma escolhida para as batalhas, um grande machado. São associados com os piratas de Eorzea e graças ao machado de batalha e da força bruta utilizada para derrotar os monstros podem ser considerados do tipo “DPS” e com dano bastante elevado.

A intimidade e ferocidade são as marcas do Marauder e graças a essas características são sempre requisitados para caçarem diversos tipos de monstros e poderem mudar o rumo de uma guerra com sua força descomunal.

Job: Warrior (Guerreiro)
Status principal: Força e Vitalidade
Cidade base: Limsa Lominsa


PUGILIST

O Pugilist também utiliza golpes corpo-a-corpo, como o Gladiator e faz isto através de armas de curto alcance como luvas revestidas de metal, couro ou ossos, sempre visando o maior dano, sendo considerado uma classe do tipo “DPS” e utilizando de forma sábia seus ataques. 

O treinamento do pugilist é bastante interessante por que os pugilist utilizam poucas armaduras para ficarem bastante leves e assim conseguirem se movimentar com bastante facilidade e atingir os mobs com golpes mais destrutivos. 


Job: Monk (Monge)
Status principal: Força
Cidade base: Ul'Dah

LANCER

Como o próprio nome da classe já diz, o Lancer utiliza uma lança como arma. Nos tempos antigos a lança longa era usada para caçar, foi evoluindo e os lanceiros acabaram se tornando uma legião bastante orgulhosa. O Lancer é mais uma classe “DPS”.

Não é fácil empunhar uma lança de forma ágil e eficiente e para que isso aconteça é necessário ter muita disciplina e fazer com que a lança seja como uma extensão do próprio corpo e efetuar ataques que possam perfurar e causar ataques como uma tempestade furiosa nos monstros.

Job: Dragoon (Dragão)
Status principal: Força
Cidade base: Gridania


ARCHER

Os arqueiros de Eorzea tem duas escolhas que se destacam, a escola Sentinelas do Arco Longo dos militares de Elezen e os Caçadores de Arco Curto entre os Miqo’te. Os mestres arqueiros são capazes de atirar suas flechas causando um dilúvio de morte bem antes que um contra-ataque seja montado.

A vantagem de sempre atacar a distância traz para os arqueiros a segurança de serem uma ótima opção para garantir dano nos monstros e assim sendo um bom “DPS” para o grupo ou jogando sozinho.

Job: Bard (Bardo)
Status principal: Destreza
Cidade base: Gridania


DISCIPLES OF MAGIC

CONJURER

Os Conjurers podem controlar os elementos da terra, vento e água com grande maestria e graças à meditação que praticam sobre as essências da criação de suas magias. Utilizam um bastão ou cajado feito de madeira que auxiliam e potencializam suas magias e além de controlar os elementos os conjures podem usar magias que curam e podem melhorar o status.

São considerados como suporte e healer quando formam grupo para participarem de DGs e demais quests em grupo, mas jogando sozinho os Conjures conseguem jogar causando dano e se curando.

Job: White Mage
Status principal: Mente e Piedade
Cidade base: Gridania


THAUMATURGE


Os Thaumaturge utilizam suas magias somente para causar destruição, além de poderem causar status negativos como “Sleep” e outros. Utilizam cetros ou Staff e incluem pedras mágicas elementais para controlar os elementos do fogo, gelo e raio.

Nas mãos de um profissional qualificado o Thaumaturge pode ser uma força de destruição terrível. No coração desta escola de magia reside a capacidade de evocar e comandar o éter latente dentro de si mesmo através da introspecção profunda.

Job: Black Mage
Status principal: Inteligência e Piedade
Cidade base: Ul'Dah


ARCANIST

Os adeptos da arte do arcano derivam seu poder de símbolos de poder nascidos de técnicas geométricas vindos de além dos mares do sul. Guardados dentro de seus Grimoires, esses símbolos ganham forma de éter para o arcanist, permitindo-lhe produzir feitiços poderosos e inumeráveis.

Usando estes mesmos símbolos para desbloquear o poder latente contido dentro de pedras preciosas, os Arcanists também são capazes de evocar diversos animais como o familiar Carbúnculo para realizar o seu feitiço.

Job: Summoner e Scholar
Status principal: Piedade
Cidade base: Limsa Lominsa


...

Isto é o básico de cada classe para começar. Vamos fazer as outras classes, dos discípulos da mão e da terra em outro post ou este ficará imenso. Também haverá outro post para os Jobs, ou seja, a evolução de cada uma destas classes. E o Ricardo vai ajudar-me com alguns posts de XIV e começará fazendo os posts individuais de cada classe, com todas as skills (actions) ativas e passivas, os combos, etc...

E então? Já decidiram o que vão criar primeiro?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FFXIII - Estratégia para derrotar o Adamantoise

Adamantoise, 5.343.000 de vida principal e mais quatro pernas, cada uma com 356.200 Descobri esta dica no walktrough que estou seguindo. Parece que o Adamantoise e o Adamantortoise são suscetíveis à Death. • Use a Vanille como SAB, tendo Death habilitado no crystarium. • Equipe-a com o Marlboro Wand (evolução da Belladonna) • Acessório com auto-haste e o que mais tiver que aumente magia, boost • Barra de TP cheia • Use um MED e um SEN • Chame Hecatoncheir • Ative o modo Gestalt (triângulo + Y) • Cast Death repetidamente. Pode demorar um pouco para Death pegar, mas... quando pegar... :DDD Experiência: 40.000 CP Drop normal: Platinum Ingot (15.000 gil) Drop raro: Trapezohedron (2.000.000 gil) O Adamantortoise (com a corcunda mais alta do que o Adamantoise) tem "só" 3.566.000 de vida e cada perna 246.600. Este é suscetivel também a slow, deprotect, deshell, curse e daze. :D Vale a pena começar por ele. cp e drops iguais ao do primo "fortão"...

Bye bye Brasil!

Eu nasci aqui, ao pé da Serra da Mantiqueira, em Caldas, MG. Cidadezinha tão pequena que nem tem fotos no google imagens. Mineira, uai sô! rs O centro da cidade e da vida social é uma pracinha com duas igrejas, uma em cada ponta. Ao redor florescem as casas em ruas íngremes, de pedra ainda. Pores de sol deslumbrantes, cheiro de chuva, de terra molhada e amanheceres com neblina, assim: Daí achei que aquele mundo, de tão pequeno, não me continha e ansiosa por espaçar-me totalmente, vim para cá: São Paulo, cidade do cimento, da multiplicidade, da diversidade, das diferenças, dos infinitos mundos que se cruzam sem se ver ou tocar. Como uma Bandeirantes, desbravei esta terra selvagem, até um dia em que os contras começaram a ser mais fortes do que os prós. Poluição, falta de natureza, violência, desigualdades e principalmente o rítmo de vida, louco, insano, incoerente. Decidi mudar e fui para cá: Natal, RN. A cidade de cartões postais, da brisa eterna, das águas límpidas, do hor...

FFXIII - Pegando as Genji Gloves das Missões 62 e 63

Missão 62: Raktavija l'Cie Stone: Archylte Steppe - Eastern Tors Mark: Archylte Steppe - Central Expanse Missão 63: Adamantortoise l'Cie Stone: Sulyya Springs - Subterranean Lake Mark: Archylte Steppe - Eastern Tors Que baba!!! Se soubesse já tinha feito estas duas. O Raktavija já derrotei na missão 47. É um Vatala com mais vida - 2.062.000 - aquele chato da barreira. Imune a Death. Usei os buff/debuff e depois rav/rav/rav alternado com rav/sen/med para chegar ao stagger e cair a barreira. Dura pouco. É atacar com tudo quando está sem a barreira e depois fazer cair novamente. Os ataques dele são muito fortes e tem que ter atenção com med, mas é só. O Adamantortoise já matei um monte. Com o Death da Vanille não tem como errar.  Vou pegar estas duas Genji e já volto. :DDD ATUALIZAÇÃO 1: 1 - Retifiquei. Não eram missões 61 e 62 e sim estas, 62 e 63. A 61 dá um Royal Armlet. Bem que estranhei o Juggernaut guardando algo tão raro. 2 - O Adamantortoi...

FFXIII - Missões 53 e 54 - Pontas soltas no jogo

As irmãs Nix e Stiria do summon Shiva de Snow Depois de concluir o círculo de l'Cie Stones de Archylte, vi que estava faltando só estas no meio e resolvi fechar as pontas, antes de voltar ao círculo e ver se houve alguma mudança com o Titan. Missão 53 - Zirnitra - Concluida l'Cie: Mah'Habara - Asylum from Light Mark: Yachas - Pass of Paddra Prêmio: Blaze Ring (Mais um Zirnitra. Este está acompanhado de quatro Alraune, umas plantinhas venenosas. Como já enfrentei este pássaro 2 ou 3 vezes, sem problemas. A missão é chatérrima! A pedra está na área opcional de Mah'Habara, com entrada pulando por cima do Átomo, lá no final. Entrei pela stone de Mah'Habara e fui caminhando e tentando desviar do monte de inimigos pelo caminho e quando não dava tinha que lutar. Depois volta tudo, vai para o teleporte de Paddraedran Archaeopolis e mesma coisa: segue o caminho com inimigos. A estas alturas fazer isto é um pé!!!) Missão 54 - Gigantuar l'Cie: Archylte - Norther...

FFXIII - Como derrotei o Vercingetorix - Por Danilo

"Eu estava desanimado para conseguir os troféus que estavam faltando muito pelo fato de que nossos amiguinhos Adamantortoise e Adamantoise ficaram excassos depois de completar a missão 62....e olha que eu já sabia disso, porém me empolguei na missões e depois que matei os Raktavijas fui farmear Platinum Ingots e Trapezohedron (não queria quebrar uma Genji Glove para conseguir um...rsrsrs) quando vi um Adamanchelid meio azulado e um Adamantoise com "faixas brancas" nas patas e pensei: Fu@#$@!!!! Nesse ponto me faltavam os seguintes Troféus: - Master Seals (Desenvolver todas as habilidades de todos os personagens na Crystarium) (CONQUISTADO) - Exorcist (Derrotar os sete mortos-vivos "Senhores das Trevas" [Vercingetorix era o último...rsrs] (CONQUISTADO) - Dorggan´s Trophy (Completar todas as missões de nível A) (CONQUISTADO) - Galuf´s Grail (Completar as 64 missões) (CONQUISTADO) - L´Cie Paragon (Completar as 64 missões com 5 estrelas e...