Pular para o conteúdo principal

(SQUARE-ENIX) Algumas considerações sobre a participação na TGS

Bem, nós ficamos decepcionados e chateados com a Square na TGS 2010, por conta da ausência de Versus e os lançamentos em PSP e eu também, logicamente e um blog é para isto mesmo, para botar a boca no trombone e dizer o que pensamos.

Mas... Depois de extravazar e colocar a frustração para fora, sinto-me meio que na obrigação de dizer algumas coisas a favor da empresa, porque de verdade, ela não é assim tão ruim, ao contrário, ela é sensacional.

Nós fãs, logicamente, queremos nosso jogo, mas uma empresa imensa como a Square não está preocupada com um ou outro jogo e sim pensando globalmente e tomando as decisões que julga serem necessárias não apenas para a sua sobrevivência como muito mais, para seu sucesso e expansão.

A Square-Enix em algum momento no passado teve que tomar decisões sobre estratégias futuras. Possivelmente houve algumas reuniões na época em que o PS3 estava engatinhando, com poucos consoles no mercado, o Xbox360 é quase que um ilustre desconhecido no Japão e os portáteis vendiam como pãezinhos na padaria.

É extremamente plausível que naquele passado, diante daquele cenário, tivessem decidido investir nos pequenos com esta série de jogos que agora anunciam: KH, 3rd Birthday, FF Duodecim, etc...

Vale lembrar que há 5 anos atrás as empresas japonesas detinham 50% do mercado de jogos e que nos anos seguintes viram sua participação despencar vertiginosamente para os atuais pouco mais de 10%.

Mesmo uma gigante como a Square-Enix tem que inovar para sobreviver, pois o inimigo apontado para esta queda é justamente o "mesmismo" dos japoneses.

E foi isto que ela fez. Investiu em jogos para TODAS as plataformas e em praticamente todos os estilos. Fez games para mobiles, para DS, para PSP, para os consoles, para PC e ainda divulgou o interesse na aquisição de redes sociais, numa clara indicação do desejo de games também para estas.

Associou-se a várias empresas como distribuidora ou para que distribuissem seus jogos e globalizou-se em um nível muito maior do que o de alguns anos atrás.

Tem procurado levar seus jogos ao patamar máximo de qualidade, tanto na parte gráfica quanto na jogabilidade, e em todos os aspectos, para falar a verdade.

Já manifestou publicamente o desejo de aprender com os ocidentais e passar a fazer games culturalmente mais próximos a nós.

Erros existem e ocorrem, evidentemente. Ninguém tem bola de cristal para saber se uma decisão tomada hoje provará ter sido a correta daqui há 3 anos.

Final Fantasy XIII foi muito criticado pelas questões de linearidade e falta de liberdade. Eu inclusive critiquei, mas não deixei de notar que foi uma tentativa de rejuvenescer e manter a atualidade da franquia. Acredito que o resultado não tenha sido tão satisfatório quanto desejariam, mas eles tentaram.

Não temos ainda números para avaliar o resultado deste grande investimento em títulos para PSP, mas novamente não posso deixar de reconhecer a movimentação da empresa para inovar e manter-se na liderança.

Posso compreender a decisão comercial que norteou sua estratégia na TGS: se colocasse mais de Versus, todas as atenções iriam para ele, desviando o foco que deveria ser dos jogos de PSP em lançamento próximo.

Acredito que foi uma decisão equivocada, pois ao esconder Versus que era o jogo mais aguardado, sua ausência tornou-se ainda mais evidente e o trailer de segundos, o vazamento na internet e o "coloca/apaga" acabou chamando mais atenção e sendo mais comentado do que todos seus jogos juntos, em uma publicidade negativa que ela poderia perfeitamente ter dispensado. E a empresa já deve estar ciente deste tropeço.

Acho que ela poderia ter concedido a Versus, até pela sua importância e quantidade de fãs, um tratamento mais digno. Um trailer grande, sem muitas novidades, mas com a promessa de mais nesta conferência de janeiro teria sido satisfatório para os fãs e todos poderiam então avaliar melhor os outros jogos.

3rd Birthday é uma pérola em termos gráficos, um grande avanço para o PSP. Dizem que KH: Birth by Sleep está sensacional, Tactics Ogre e Lord of Arcana foram bem elogiados e esta preciosidade de XIV está chegando para quem tiver PC.

Quem já viu os trailers de Deus Ex percebeu que teremos diversão e da boa ali.

Versus promete ser uma experiência inédita, que levará os RPGs a um novo patamar de qualidade e desenvolvimento.

Tanto blá, blá, blá é para dizer isto: apesar dos pesares, dos erros, das frustações, admiro demais a Square-Enix não apenas pela qualidade e brilhantismo dos jogos, mas por notar que todas suas decisões são dedicadas à expansão e à modernidade.

Os melhores jogos ainda são dela e mesmo não conseguindo ficar calada nos momentos de raiva, reconheço que é uma desenvolvedora sensacional e estou torcendo muito - sempre - para que ela acerte o passo e dê-nos muitas alegrias no futuro.

:D

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FFXIII - Estratégia para derrotar o Adamantoise

Adamantoise, 5.343.000 de vida principal e mais quatro pernas, cada uma com 356.200 Descobri esta dica no walktrough que estou seguindo. Parece que o Adamantoise e o Adamantortoise são suscetíveis à Death. • Use a Vanille como SAB, tendo Death habilitado no crystarium. • Equipe-a com o Marlboro Wand (evolução da Belladonna) • Acessório com auto-haste e o que mais tiver que aumente magia, boost • Barra de TP cheia • Use um MED e um SEN • Chame Hecatoncheir • Ative o modo Gestalt (triângulo + Y) • Cast Death repetidamente. Pode demorar um pouco para Death pegar, mas... quando pegar... :DDD Experiência: 40.000 CP Drop normal: Platinum Ingot (15.000 gil) Drop raro: Trapezohedron (2.000.000 gil) O Adamantortoise (com a corcunda mais alta do que o Adamantoise) tem "só" 3.566.000 de vida e cada perna 246.600. Este é suscetivel também a slow, deprotect, deshell, curse e daze. :D Vale a pena começar por ele. cp e drops iguais ao do primo "fortão"...

Bye bye Brasil!

Eu nasci aqui, ao pé da Serra da Mantiqueira, em Caldas, MG. Cidadezinha tão pequena que nem tem fotos no google imagens. Mineira, uai sô! rs O centro da cidade e da vida social é uma pracinha com duas igrejas, uma em cada ponta. Ao redor florescem as casas em ruas íngremes, de pedra ainda. Pores de sol deslumbrantes, cheiro de chuva, de terra molhada e amanheceres com neblina, assim: Daí achei que aquele mundo, de tão pequeno, não me continha e ansiosa por espaçar-me totalmente, vim para cá: São Paulo, cidade do cimento, da multiplicidade, da diversidade, das diferenças, dos infinitos mundos que se cruzam sem se ver ou tocar. Como uma Bandeirantes, desbravei esta terra selvagem, até um dia em que os contras começaram a ser mais fortes do que os prós. Poluição, falta de natureza, violência, desigualdades e principalmente o rítmo de vida, louco, insano, incoerente. Decidi mudar e fui para cá: Natal, RN. A cidade de cartões postais, da brisa eterna, das águas límpidas, do hor...

FFXIII - Pegando as Genji Gloves das Missões 62 e 63

Missão 62: Raktavija l'Cie Stone: Archylte Steppe - Eastern Tors Mark: Archylte Steppe - Central Expanse Missão 63: Adamantortoise l'Cie Stone: Sulyya Springs - Subterranean Lake Mark: Archylte Steppe - Eastern Tors Que baba!!! Se soubesse já tinha feito estas duas. O Raktavija já derrotei na missão 47. É um Vatala com mais vida - 2.062.000 - aquele chato da barreira. Imune a Death. Usei os buff/debuff e depois rav/rav/rav alternado com rav/sen/med para chegar ao stagger e cair a barreira. Dura pouco. É atacar com tudo quando está sem a barreira e depois fazer cair novamente. Os ataques dele são muito fortes e tem que ter atenção com med, mas é só. O Adamantortoise já matei um monte. Com o Death da Vanille não tem como errar.  Vou pegar estas duas Genji e já volto. :DDD ATUALIZAÇÃO 1: 1 - Retifiquei. Não eram missões 61 e 62 e sim estas, 62 e 63. A 61 dá um Royal Armlet. Bem que estranhei o Juggernaut guardando algo tão raro. 2 - O Adamantortoi...

FFXIII - Missões 53 e 54 - Pontas soltas no jogo

As irmãs Nix e Stiria do summon Shiva de Snow Depois de concluir o círculo de l'Cie Stones de Archylte, vi que estava faltando só estas no meio e resolvi fechar as pontas, antes de voltar ao círculo e ver se houve alguma mudança com o Titan. Missão 53 - Zirnitra - Concluida l'Cie: Mah'Habara - Asylum from Light Mark: Yachas - Pass of Paddra Prêmio: Blaze Ring (Mais um Zirnitra. Este está acompanhado de quatro Alraune, umas plantinhas venenosas. Como já enfrentei este pássaro 2 ou 3 vezes, sem problemas. A missão é chatérrima! A pedra está na área opcional de Mah'Habara, com entrada pulando por cima do Átomo, lá no final. Entrei pela stone de Mah'Habara e fui caminhando e tentando desviar do monte de inimigos pelo caminho e quando não dava tinha que lutar. Depois volta tudo, vai para o teleporte de Paddraedran Archaeopolis e mesma coisa: segue o caminho com inimigos. A estas alturas fazer isto é um pé!!!) Missão 54 - Gigantuar l'Cie: Archylte - Norther...

FFXIII - Como derrotei o Vercingetorix - Por Danilo

"Eu estava desanimado para conseguir os troféus que estavam faltando muito pelo fato de que nossos amiguinhos Adamantortoise e Adamantoise ficaram excassos depois de completar a missão 62....e olha que eu já sabia disso, porém me empolguei na missões e depois que matei os Raktavijas fui farmear Platinum Ingots e Trapezohedron (não queria quebrar uma Genji Glove para conseguir um...rsrsrs) quando vi um Adamanchelid meio azulado e um Adamantoise com "faixas brancas" nas patas e pensei: Fu@#$@!!!! Nesse ponto me faltavam os seguintes Troféus: - Master Seals (Desenvolver todas as habilidades de todos os personagens na Crystarium) (CONQUISTADO) - Exorcist (Derrotar os sete mortos-vivos "Senhores das Trevas" [Vercingetorix era o último...rsrs] (CONQUISTADO) - Dorggan´s Trophy (Completar todas as missões de nível A) (CONQUISTADO) - Galuf´s Grail (Completar as 64 missões) (CONQUISTADO) - L´Cie Paragon (Completar as 64 missões com 5 estrelas e...